A Brief Inquiry Into Online Relationships é o terceiro álbum de estúdio de The 1975, lançado em 30 de novembro de 2018. O álbum vazou quatro dias antes do lançamento oficial.
A banda planejou originalmente lançar um EP intitulado What a Shame, que foi cancelado, pois o projeto “se tornou algo maior” de acordo com o empresário da banda, Jamie Oborne. Matty Healy pensou que o terceiro álbum deveria ser o último da banda, mas depois mudou de ideia e decidiu fazer dois discos e lançá-los em seis meses:
Por um tempo, pensei que este seria nosso último álbum. A razão pela qual fiz isso é que, quando você é um escritor, você deseja um bom final. Teria sido no final da década, e teria sido toda essa coisa de uma década, e estilisticamente eu amo isso. Mas também pensei que ainda não somos bons o suficiente para parar ainda. Nós realmente fizemos alguma coisa?
ABIIOR foi anunciado como a primeira de duas partes, com planos para o segundo álbum Notes on a Conditional Form ser lançado em junho de 2019. Matty afirmou que esses dois álbuns fariam parte da “era Music for Cars”, com “era” referindo-se a “o guarda-chuva para qualquer música lançada neste período”.
Ao falar sobre o lançamento de A Brief Inquiry Into Online Relationships, Healy afirmou em uma entrevista com a NME:
Se você olhar para os terceiros álbuns, ‘OK Computer’ ou ‘The Queen Is Dead’, é isso que precisamos fazer”, disse ele. “Eu quero um legado. Quero que as pessoas olhem para trás e pensem que nossos discos foram os discos pop mais importantes que uma banda lançou nesta década.
Healy explica o tema principal e a mensagem de ABIIOR:
‘A Brief Inquiry Into Online Relationships’ é todo sobre relacionamentos. Estou falando de todos os relacionamentos mediados online. O que significa a realidade daqui a 15 anos, se esta é a nossa realidade base?
Há raiva em ‘A Brief Inquiry…’, mas há de tudo lá. Precisa ser esperançoso; precisa ser medroso, precisa ser tudo o que sou. Inseguro, arrogante, frágil. Eu sou um modernista. Não sou a favor de ideias retrógradas. Adoro levar as coisas adiante; Eu amo tecnologia. Eu amo robôs. Eu sou todo sobre o futuro, se conseguirmos um.
[Nota: O conteúdo desta anotação foi traduzido da anotação original]