TV TEMSérie ASérie B

- Atualizado em

Agora no mata-mata, Minas e Bauru jogam por desempate na Superliga

Com uma vitória para cada lado na primeira fase, mineiras e bauruenses abrem neste sábado à noite, em BH, playoffs em busca de vaga nas semis do nacional feminino

Por Belo Horizonte

Minas Tênis Clube e Vôlei Bauru iniciam neste sábado à noite o confronto que irá definir qual das equipes seguirá na Superliga feminina. As equipes, que terminaram a fase de classificação na quarta e quinta colocações, respectivamente, fazem em tese a série mais equilibrada entre as quatro que apontarão os semifinalistas – as outras são entre Rio de Janeiro (1º) x Pinheiros (8º), Osasco (2º) x Fluminense (7º) e Praia Clube (3º) x Brasília (6º). O duelo entre Minas e Bauru, o primeiro da série melhor de três, será disputado a partir das 20h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

Minas x Vôlei Bauru, Superliga feminina (Foto: Orlando Bento / Minas TC)Rosamaria, do Minas, terceira melhor atacante da Superliga, no jogo do returno: equilíbrio (Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Por ter melhor campanha na fase de classificação, o Minas ganhou o direito de fazer dois jogos em seus domínios, caso a série necessite do jogo de desempate. O segundo confronto será em Bauru, no ginásio Panela de Pressão, na próxima terça-feira, às 21h30. Caso seja necessária, a terceira e decisiva partida será novamente em BH, no dia 25 (sábado), em horário ainda a ser definido.

Além de terem terminado a fase de classificação com campanhas muito próximas – o Minas somou 42 pontos, contra 40 do Bauru –, outro fator que sugere um confronto equilibrado nesta série é que cada time venceu o jogo que fez em seus domínios: no turno, o Bauru bateu o Minas por 3 sets a 1, no Panela de Pressão, e no returno o Minas venceu em BH, por 3 sets a 2, em um duelo emocionante no qual começou fazendo por 2 a 0, cedeu o empate para as bauruenses e, no tie-break, reverteu um placar desfavorável de 9 a 3 para vencer por 15/11.

SAIBA MAIS
> Confira mais notícias de vôlei no GloboEsporte.com
> Quais são os favoritos nas quartas da Superliga feminina? Vote!
> CBV define sedes das finais da Superliga masculina e feminina

O técnico Paulo Coco, do Minas, quer o time atento para esta primeira partida. Para ele, este será o jogo mais importante da Superliga.

– Será um jogo de extrema importância. Estamos focados, primeiro, neste jogo e nas quartas de final. Não existe semifinal e final antes desta fase. O nosso foco é somente no Bauru e vamos fazer de tudo para encontrarmos o melhor estilo de jogo para vencer o adversário, que tem um time forte – comentou o treinador do Minas.

– Agora é um outro campeonato. É uma final em melhor de três jogos em que não podemos esquecer tudo o que passou, mas sim focarmos no que temos feito de bom e tentarmos diminuir o máximo o que temos feito de ruim. Agora é pôr em prática tudo o que temos treinado e administrar a pressão psicológica, pois quem conseguir administrar melhor esse lado emocional e minimizar os erros leva vantagem – disse Marcos Kwiek, técnico do Bauru. 

Brenda Castillo, líbero, República Dominicana, Vôlei Bauru (Foto: Marina Beppu / Vôlei Bauru)Líbero dominicana Brenda Castillo é o principal destaque bauruense (Foto: Marina Beppu/Vôlei Bauru)

Destaques

O duelo entre mineiras e bauruenses vai reunir alguns dos principais destaques individuais da Superliga 2016/17. O Minas conta em seu elenco com a terceira melhor atacante da competição, Rosamaria, com 322 pontos. Outros destaques do time comandado pelo técnico  Paulo Coco são a central Mara, a melhor bloqueadora da primeira fase, a líbero Leia, terceira melhor defensora e passadora, e a oposta Hooker, que, a exemplo de Mara, integra a seleção da fase classificatória da Superliga.

No Bauru, o principal destaque é a líbero dominicana Brenda Castillo, integrante da seleção da primeira fase como a melhor defensora. Além disso, a equipe bauruense foi a única entre as 12 participantes a encerrar a fase classificatória com duas jogadoras entre as dez melhores atacantes do Nacional: a oposta Bruno Honório, com 280 pontos em sétimo lugar, e a ponteira Thaisinha, com 274 na oitava colocação.

Outro fundamento em que o Vôlei Bauru se destacou na primeira fase foi no saque, também com duas atletas entre as dez melhores sacadoras da Superliga: a oposta Bruna Honório e a central Valquíria, respectivamente segunda e terceira melhores no quesito. A central Valquíria ainda figurou como a nona melhor bloqueadora da competição.

01

Tabela completa das quartas de final

PRIMEIRA RODADA
16/3 - Osasco 3 x 0 Fluminense
17/3 - Pinheiros x Rio de Janeiro
18/3 - 18h00 - Praia Clube x Brasília, em Uberlândia
18/3 - 20h30 - Minas x Vôlei Bauru, em Belo Horizonte

SEGUNDA RODADA
20/3 - 19h00 - Fluminense x Osasco, no Rio de Janeiro
20/3 - 21h30 - Rio de Janeiro x Pinheiros, no Rio de Janeiro
21/3 - 19h00 - Brasília x Praia Clube, em Brasília
21/3 - 21h30 - Vôlei Bauru x Minas, em Bauru

TERCEIRA RODADA (se necessária)
24/3 - Osasco x Fluminense, em Osasco
24/3 - Rio de Janeiro x Pinheiros, no Rio de Janeiro
25/3 - Praia Clube x Brasília, em Uberlândia
25/3 - Minas x Vôlei Bauru, em Belo Horizonte

  翻译: