Saltar para o conteúdo

Paraguai

-23.500-58.000
Fonte: Wikivoyage
América do Sul > Paraguai
Paraguai

Bandeira
Informações básicas

Paraguai é um país da América do Sul. O Paraguai é um país de grandes rios, paisagens verdes, folclore e uma rica cultura indígena na região central da América do Sul. É relativamente pequeno em comparação com os seus vizinhos, com uma área de 406.752 km 2: aproximadamente o mesmo tamanho da Alemanha. O Paraguai carece de atrações mundialmente famosas e os estabelecimentos voltados para o turismo são poucos e raros. Mas os visitantes que vierem serão recompensados ​​com uma grande experiência da América do Sul: história colonial, ruínas de missões, vasta vida selvagem e uma forte mistura de culturas europeias e indígenas.

Regiões

[editar]
Gran Chaco
As grandes planícies selvagens e semiáridas do noroeste do país.
Paraná Plateau
As terras altas arborizadas no leste do Paraguai, ao longo do rio Paraná, abrigam a segunda maior cidade de Ciudad del Este, às margens do rio das Cataratas do Iguaçu.
Norte da Paraneña
Sul da Paraneña
Sede do centro populacional do país, dentro e ao redor de Assunção .

Cidades

[editar]
  • Assunção (Asunción)- A Mãe das Cidades, a capital e maior cidade do Paraguai, situada na fronteira Argentina-Paraguai. Quase 40% da população chama esta cidade de lar e a cidade está repleta de edifícios da era colonial, museus, jardins botânicos e locais religiosos.
  • Caacupé- A Capital Espiritual do País
  • Concepción
  • Paraguarí - O Berço da Independência Nacional
  • Pilar- Capital da Cordialidade
  • Ciudad del Este- Cidade da Zona Franca, esta movimentada cidade fronteiriça também é a porta de entrada do Paraguai para as Cataratas do Iguaçu.
  • Encarnación - Cidade Carnavalesca, suas Missões Jesuítas de La Santisima Trinidad de Paraná e Jesus de Tavarangue
  • Coronel Oviedo- Cidade Estratégica
  • Pedro Juan Caballero- A Cidade Gêmea
  • Concepción- A Opulenta
  • Filadelfia- Cidade Administrativa do Chaco, a sede departamental de Boquerón, fundada como colônia menonita

Outros destinos

[editar]
  • 1 Nova Austrália(Nova Londres) – um assentamento socialista australiano do final do século 19 na parte sul do país. Foi renomeado para Nueva Londres em 1957. É famosa entre os turistas por sua Fiesta del Tujú anual , em 25 de dezembro.
  • 2 São Bernardino
  • 3 Trindade– uma pequena vila perto de Encarnación famosa pelas ruínas jesuítas da Santísima de Trinidad do Paraná, único Patrimônio Mundial da UNESCO no Paraguai.

Itinerários

[editar]
  • Ao longo do rio Paraguai

Entenda

[editar]
Capital Assunção
Moeda Guarani paraguaio (PYG)
População 6,8 milhões (2017)
Eletricidade 220 volts / 50 hertz (Europlug)
Código do país +595
Fuso horário UTC−04:00, América/Assunção
Emergências 911
Lado de condução certo
editar no Wikidata

O Paraguai é frequentemente esquecido como destino de viagem, embora tenha registado um aumento constante nas chegadas de turistas. A maioria dos turistas que visitaram o Paraguai em 2022 veio da vizinha Argentina, representando 76% de todos os visitantes. Os brasileiros costumam ir às cidades fronteiriças do Paraguai para comprar produtos importados.

Embora o país seja um dos celeiros da América do Sul, o Paraguai não tem sido historicamente um país rico; um quarto da população vive abaixo do limiar da pobreza e existe um fosso incrivelmente grande entre ricos e pobres. Décadas de instabilidade política, bem como uma força de trabalho jovem e em grande parte não qualificada, prejudicaram as perspectivas de crescimento e desenvolvimento.

A maioria dos paraguaios, exceto a classe alta, pode não ter muitas riquezas e bens materiais, mas se esforça para ser feliz e contente com o que tem. Tranquilidade (conhecida como tranquilo pa) é um valor que os paraguaios mais prezam. A natureza é o coração e a alma da maioria dos paraguaios; eles encontram consolo e contentamento absolutos nisso.

Grande produtor de carne bovina, por isso não se surpreenda ao encontrar gado comendo capim a poucos centímetros das rodovias, principalmente na região do Chaco e no Departamento de Misiones. O Paraguai é o quinto maior exportador mundial de soja, por isso esperamos ver centenas de quilómetros quadrados de plantações de soja, especialmente nas regiões sudeste, leste e nordeste.

História

[editar]

Os Guarani eram o grupo indígena mais significativo que habitava o que hoje é o leste do Paraguai, vivendo como caçadores semi-nômades que também praticavam a agricultura de subsistência. A região do Chaco abrigou outros grupos de tribos indígenas como os Guaycurú e os Payaguá, que sobreviveram da caça, coleta e pesca.

No século XVI, o Paraguai, anteriormente chamado de “A Gigante Província das Índias”, nasceu como resultado do encontro dos conquistadores espanhóis com os grupos indígenas nativos. Os espanhóis iniciaram o período de colonização que durou três séculos. Desde a fundação de Assunção em 1537, o Paraguai conseguiu manter muito do seu caráter e identidade indígena. Hoje, os mestiços (espanhóis e ameríndios) representam mais de 80% dos 6,6 milhões de habitantes do país e o guarani é, ao lado do espanhol, a língua oficial do país.

No passado, as missões franciscanas e jesuíticas misturaram-se com o sonho dos guaranis de Yvy maraëy , uma terra sem mal, e produziram sociedades singulares. As ruínas das Missões Jesuíticas de La Santisima Trinidad de Paraná e Jesus de Tavarangue, Patrimônios Mundiais da UNESCO , e de diversas aldeias espalhadas pelo país, são testemunhas desse passado pacífico. Em 15 de maio de 1811, uma revolução pôs fim ao domínio colonial espanhol e este dia é comemorado como o Dia da Independência do Paraguai.

Pouco depois da independência veio a ditadura paranóica de Gaspar Rodríguez de Francia (1814-1840) que, convencido de conspirações para matá-lo, declarou que os edifícios em Assunção deveriam ser baixos o suficiente para que ele pudesse ver quem estava no telhado enquanto montava seu cavalo e que em cada esquina ele deveria ser capaz de ver em todas as quatro direções para que os possíveis assassinos não tivessem onde se esconder. A destruição de edifícios coloniais que não se enquadravam neste esquema roubou de Assunção algumas joias arquitetônicas.

Mas o Paraguai também tem um histórico de guerras, tendo lutado com todos os seus vizinhos. Foi um dos países mais ricos em meados do século XIX (o único na América a ter ferrovias naquela época) antes da desastrosa Guerra da Tríplice Aliança de 1865-70. O Paraguai foi invadido pelas forças aliadas da Argentina, Brasil e Uruguai e após 5 anos de intensos combates e destruição total, o país se rendeu. O resultado foi a perda de dois terços de todos os homens adultos e de grande parte de seu território.

Um evento único foi o cenário da primeira tentativa de comunismo, quando 700 pessoas partiram de Sydney, Austrália, em 1893, para fundar a "Nova Austrália". Dois terços dos imigrantes eventualmente retornaram à Austrália, mas cerca de 2.000 paraguaios podem traçar sua herança na Austrália.

Para completar os combates com seus vizinhos, na década de 1930 eclodiu outra guerra, a Guerra do Chaco de 1932-35 envolveu o Paraguai com a Bolívia pela posse da região do Chaco. Quando a guerra terminou, grandes e economicamente importantes áreas do Chaco que pertenciam ao Paraguai foram entregues à Bolívia como parte do tratado de paz de 1938.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Paraguai recebeu muitos imigrantes. Novas colônias de alemães, russos, italianos, ucranianos, japoneses e menonitas foram estabelecidas em diferentes partes do país.

O ditador Alfredo Stroessner foi deposto em 1989, após 35 anos de autocracia, e desde então governam governos democraticamente eleitos. O Paraguai moderno baseia-se em grande parte na incerteza política e nas dificuldades económicas. A transição para uma economia de mercado mais moderna aumentou a prosperidade, mas também a desigualdade. Embora Assunção esteja repleta de novas perspectivas económicas e de construção, grande parte do país continua subdesenvolvida, com infra-estruturas deficientes.

Geografiaeditar

[editar]

Com uma superfície total de 406.752 km², o Paraguai é dividido pelo Rio Paraguai em duas regiões naturais bem diferenciadas: a Região Leste ou Oriental e a Região Ocidental ou Chaco, cada uma com sua fauna, flora e características particulares.

Embora o Paraguai não tenha litoral, o país é regado por numerosos rios, córregos e lagos, que fazem parte da bacia do Rio da Prata. Os dois principais rios são o rio Paraguai, que divide o país em dois, e o rio Paraná, que faz fronteira com o estado do Paraná no Brasil e com as províncias de Corrientes e Misiones na Argentina.

No geral, o Paraguai é um país bastante plano; enquanto seus vizinhos ocidentais, Argentina e Bolívia, incluem montanhas com mais de 6.000 m acima do nível do mar, o ponto mais alto do Paraguai é o Cerro Tres Kandú, com uma altura de 842 m.

Clima

[editar]

O clima do Paraguai é geralmente quente durante a maior parte do ano. O fato é que o Trópico de Capricórnio passa pela cidade de Belém, no norte do Paraguai, dividindo o país em uma área tropical ao norte e outra temperada ao sul. A época mais quente do ano é de novembro a fevereiro, quando as temperaturas diurnas podem atingir um pico de cerca de 45 °C (113 °F) e a alta pressão atmosférica torna apenas caminhar pela rua uma tarefa difícil.

O inverno (junho a setembro) é agradavelmente quente durante o dia (cerca de 20°C (68°F) a 25°C (77 °F), geralmente ensolarado e seco, mas frequentemente fresco à noite, com geadas matinais ocasionais. janeiro é o mês mais quente, com temperatura média máxima de 36°C (97 °F), e julho é o mais frio, com média mínima de 9°C (48 °F).

O leste do Paraguai pode ser muito úmido, enquanto o oeste do Paraguai (Chaco) é seco. Não existe uma verdadeira estação chuvosa, mas de Setembro a Novembro as tempestades eléctricas tornam-se mais frequentes e viajar fora de estrada pode ser mais difícil. O clima geralmente segue os ventos predominantes, viento sur (ventos do sul) trazendo temperaturas mais frias da Patagônia e viento norte (ventos do norte) trazendo um clima mais quente dos trópicos.

Pessoaseditar

[editar]

O Paraguai, tal como os seus vizinhos, é um “caldeirão” de culturas. A presença indígena aqui é proeminente; a maior parte da população é de origem mestiça e o guarani é língua oficial junto com o espanhol. Os principais ancestrais europeus incluem espanhol e italiano.

O Paraguai tem uma população alemã considerável e o Chaco é conhecido por suas comunidades menonitas bem estabelecidas. Alfredo Stroessner, um dos presidentes do Paraguai, tinha raízes alemãs.

Turismo

[editar]

A maioria dos viajantes “dos” caminhos tradicionais não irá gostar do Paraguai nem recomendá-lo a outros. Certamente não consegue acompanhar pontos turísticos como Torres del Paine, Salar de Uyuni, El Calafate ou Machu Picchu na América do Sul. Porém, para quem está enojado com a comercialização de viagens e em busca de uma viagem para si e para o lado autêntico da América do Sul, o Paraguai oferece muitas joias, uma viagem descontraída e barata, e um caminho para o coração caloroso da América do Sul. pessoas.

Informações do visitante

[editar]
  • Site de turismo

Chegar

[editar]

Requisitos de entrada

[editar]

Entrada sem visto

[editar]

Os cidadãos dos estados membros do Mercosul – Argentina, Bolívia , Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru – desfrutam de liberdade de circulação no Paraguai. Eles podem simplesmente entrar com seu cartão de identificação nacional.

Todos os visitantes adultos provenientes de países da América do Sul, exceto Guianas, poderão entrar no Paraguai com sua carteira de identidade nacional. Todos os outros visitantes que viajam para o Paraguai deverão portar passaporte válido. Acesso sem visto para visitantes da União Europeia, países da América Latina, bem como Coreia do Sul (30 dias), Japão, Israel, África do Sul e Taiwan. Todos os turistas recebem visto de turista por 90 dias.

Caso você saia do país por uma das muitas fronteiras terrestres, não será necessariamente necessário um carimbo de saída se você viajar sem visto e receber um carimbo de entrada adequado no país seguinte. Na (re)entrada no Paraguai, ninguém verificará se seus carimbos existentes estão completos. Além disso, caso você visite Ciudad del Este , poderá viajar de ida e volta entre a fronteira por diversos motivos, portanto, basta ter os carimbos de entrada dos dois países (Brasil e Paraguai). Entrar/sair por uma das muitas fronteiras terrestres pode ser uma boa forma de sair do país caso você acidentalmente ultrapasse o prazo de permanência.

Entrada de visto

[editar]

Os vistos não são mais exigidos para cidadãos da Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá. Esta alteração é válida até outubro de 2024, no âmbito de um plano de reativação do turismo. Viajantes de todas as outras nacionalidades devem verificar os requisitos de visto de seu país com a Embaixada do Paraguai mais próxima antes de viajar para o Paraguai.

Exceto para os países citados acima, os vistos deverão ser obtidos previamente através da Embaixada ou Consulado do Paraguai, pois não estão disponíveis na entrada no país.

Fronteiras terrestres

[editar]

O Paraguai tem muitas passagens de fronteira terrestre e permite fácil entrada da Bolívia , Brasil e Argentina se você tiver um visto válido ou puder entrar sem visto. As formalidades fronteiriças às vezes não são realizadas na fronteira, mas na próxima cidade/vila maior, como em Concepción vindo da Bolívia ou do Brasil, ou em Mariscal Estigarribia vindo da Bolívia ou Argentina. Caso contrário, Formosa para Assunção , Ciudad del Este e Encarnación são diretos.

Cidadãos portugueses e brasileiros não precisam de visto para entrar no país para uma permanência de até 90 dias. Portugueses necessitam passaporte válido, já brasileiros precisam apenas apresentar cédula de identidade ou passaporte válido para entrar no país. O documento deve estar em ótimo estado de conservação.

De avião

[editar]

Embora esteja no centro da América do Sul, não há abundância de voos. O único voo intercontinental é a oferta quatro vezes por semana da Air Europa de Madrid Barajas para Assunção, por isso a maioria dos viajantes estrangeiros deve trocar de avião ou em São Paulo (para quem vem da América do Norte, Europa, África, Oriente Médio e Ásia), Buenos Aires ou Santiago (para quem vem da Austrália e do Pacífico), e Lima ou Cidade do Panamá (para quem vem da América Central e do Caribe). O principal aeroporto internacional é Silvio Pettirosi ( ASU  IATA), a 10 km da capital, Assunção.

As seguintes companhias aéreas oferecem voos diretos para o Paraguai:

  • Aerolíneas Argentinas (para Buenos Aires).
  • Air Europa (para Madrid e Córdoba).
  • Amazonas (para Santa Cruz de la Sierra, Montevidéu, Buenos Aires, Salta, Corrientes, Campo Grande, Porto Alegre, Campinas, Rio de Janeiro e Iquique). (atualizado em janeiro de 2018)
  • Avianca (para Lima).
  • Copa Airlines (para a Cidade do Panamá).
  • GOL (para São Paulo).
  • LATAM (para São Paulo, Buenos Aires, Santiago e Lima).

De barco

[editar]

Dois barcos viajam regularmente de Concepción subindo o rio Paraguai até Bahía Negra (perto da fronteira boliviana) ou Fuerte Olimpo (principalmente para o Brasil) uma vez por semana e voltando parando em todos os portos paraguaios permitindo a entrada de/para o Brasil e a Bolívia. Esses barcos não foram projetados para transportar um grande número de passageiros, mas possuem cabines privativas para até 4 pessoas. Portanto, espere uma experiência lotada, mas você pode comprar praticamente qualquer coisa a bordo, até cerveja gelada.

Da Bolívia você precisa organizar o transporte entre Puerto Suárez e Puerto Busch no extremo sul da RN4, e de lá um barco de/para o lado paraguaio, mais como usar a opção Estación Biológica “Los Tres Gigantes”, ou diretamente de/para Bahia Negra. No entanto, parece haver uma trilha adequada pela selva até Bahía Negra (~10 km) a partir do extremo sul da Bolívia (nesta região). Confira os mapas (OpenStreetMap) e imagens de satélite .

De carro

[editar]

Pense duas vezes antes de viajar pelo Paraguai de carro. Se estiver em um grupo grande (com a família, por exemplo) provavelmente é a melhor maneira. Entretanto, tenha em mente que a polícia irá exigir suborno nos inúmeros postos de fiscalização que existem nas estradas. Uma maneira de evitar isso é ficando junto ao carro da frente quando passar pelo posto - geralmente eles param o primeiro - assim não terão tempo de perceber a placa brasileira. Quando inquirido pela polícia evite dizer que é a primeira vez que viaja pelo Paraguai (isso pode render 100 reais de 'multa'). Brasileiros vivendo no país geralmente deixam a postos uma nota pequena de guarani (1000, 10000) que entregam para o policial cumprimentando-o ao serem abordados.

De autocarro/ônibus

[editar]

O serviço de ônibus está disponível de e para uma ampla variedade de cidades sul-americanas. Você pode pegar um ônibus em Santiago, Chile; São Paulo, Brasil; Buenos Aires, Argentina; Córdoba, Argentina; Santa Cruz, Bolívia; Montevidéu, Uruguai; Rio de Janeiro, Brasil. Os ônibus são muito modernos e alguns possuem assentos que reclinam totalmente em camas. Em espanhol são chamados de coche-cama. A semi-cama reclina na maior parte do caminho.

O ônibus de e para a Bolívia atravessa o Chaco. Apenas uma empresa de ônibus faz a viagem, de Santa Cruz a Assunção, com possíveis paradas em Villamontes (Bolívia) ou alguns quilômetros de Filadelfia (Paraguai), mas normalmente pelo mesmo preço. Cuidado que os turistas devem pechinchar, com preços mínimos de US$ 45 (pagáveis ​​em moeda local ou em dólares americanos). A viagem dura pelo menos um dia inteiro e facilmente mais. O ônibus vindo de Santa Cruz passa por Villamontes por volta das 02h00.

O ônibus de Ciudad Del Este (Paraguai), na fronteira com o Brasil, costuma ser mais barato para ir ao Rio ou São Paulo do que o ônibus que vai de Foz do Iguaçu (Brasil). Para ir a Puerto Iguazú (Argentina), muitos ônibus urbanos cruzam o Brasil (sem controle de fronteira brasileiro) para a Argentina por apenas AR$10 ou ₲10.000. É melhor visitar a fronteira com antecedência para obter um carimbo de saída para o Paraguai, porque nem todos os ônibus param, caso contrário, pergunte antes de entrar no ônibus.

Circular

[editar]

De avião

[editar]
Destinos regulares Nombre do aeroporto Aerolinhas Aeronaves Frecuencias semanales
Paraguay (3 destinos, 2 aerolinhas)
Ciudad del Este Aeroporto Internacional Guaraní Paranair CRJ-200 6
Encarnación Aeroporto Teniente Amín Ayub González Sol do Paraguai Linhas Aéreas Cessna 208 Grand Caravan 2
Pedro Juan Caballero Aeroporto Doctor Fuster

De barco

[editar]

Se possível, faça um cruzeiro a sair de Assunção até ao Pantanal. Entretanto, as saídas estão limitadas às conveniências turísticas, e pode não coincidir com a época em que esteja a viajar pelo Paraguai.

Se você estiver viajando a pé, de polegar, de bicicleta ou de carro, é importante ter consigo um mapa adequado e confiável. Além disso, a utilização da navegação GPS acrescenta uma camada extra de segurança, tanto nas cidades como no campo. Para mapas confiáveis ​​(offline) e trilhas abrangentes e informações de mapas, consulte o OpenStreetMap, que também é usado por este guia de viagem, e por muitos aplicativos móveis como OsmAnd ou Mapy.cz. Ou apenas baixe os arquivos GPX ou KML correspondentes através de Waymarked Trails para essas trilhas no OpenStreetMap. (Observe que você só precisa alterar o ID de relação do OpenStreetMap para baixar os arquivos GPX ou KML através do mesmo link.)

De carro

[editar]

Sempre se pode alugar um carro, se estiver disponível a largar um pouco mais e a conduzir.

Existem rodovias que ligam todas as principais regiões do Paraguai, mas a maioria delas tem uma faixa em cada sentido. Você pode bater em pedágios ao longo do caminho.

A polícia pode detê-lo por qualquer motivo e espera subornos. Os moradores locais podem dizer que a forma mais comum de evitar dar muito dinheiro nas propinas solicitadas pela 'polícia caminera' (polícia rodoviária) é dar-lhes uma pequena nota de guarani enquanto apertam as mãos quando param o carro. Além disso, é aconselhável que, quando lhe perguntarem, faça-se de bobo até que te deixem ir com um aviso e não admitam viajar pelo Paraguai pela primeira vez. Abstenha-se de distribuir subornos, conhecidos como coimas, pois só prejudicam o país. Diga a eles que você não carrega dinheiro e que não sabia que isso não era permitido. Se você cometeu algo errado, deverá pagar a multa e pedir sempre o recibo.

Você provavelmente só enfrentará esse tipo de problema com a polícia nas estradas rurais. Estes problemas geralmente não ocorrem em nenhuma das áreas mais ricas das grandes cidades, onde se pode manter uma relação um pouco mais “agradável” com a polícia.

De autocarro/ônibus

[editar]

Se quiser viajar pelo Paraguai de autocarro, não há problema algum. Há autocarros suficientes para ir a qualquer lado a que esteja disposto. Pode acontecer que tenha de mudar de autocarro no meio do percurso, pois são várias companhias de viação que fazem os percursos, o que não é muito relevante, pois chegará ao seu destino. O custo das passagens são bastantes baratas.

Os ônibus, também chamados de Colectivos no Paraguai, são o transporte público mais comum. Existem muitas empresas executando linhas diferentes.

Ao sair de Assunção, a página do terminal de ônibus [link morto] traz informações sobre preços de passagens para todos os destinos e empresas de ônibus, bem como horários de saída. O site está apenas em espanhol e não há informações sobre tempos de viagem nem horários de viagens para Assunção.

Algumas empresas de ônibus intermunicipais incluem:

  • Nossa Senhora de Assunção
  • La Encarnacena [link morto]

De comboio/trem

[editar]

Comboio, só há o turístico, que parte de Assunção até Areguá. Mas atenção, que na altura que estiver de visita, pode não circular, pois há períodos de circulação.

Fale

[editar]

Espanhol e Guarani. Contudo, em Ciudad del Este quase todos os comerciantes falam português, principalmente das grandes lojas.

Algumas saudações básicas em guarani incluem:
  • Mba'eichapa? - Como vai você?
  • Iporã – Bom.
  • E aí? - E você?
  • Iporã avei – Bom também.

Tanto o espanhol quanto o guarani são oficiais. A maioria das pessoas no Paraguai fala espanhol e o uso do inglês é muito limitado. Fora de Assunção e das grandes cidades, o guarani é tudo que você ouvirá. Devido ao uso extensivo do guarani, mesmo quem conseguiu aprender espanhol nem sempre o fala muito bem.

No Paraguai, o guarani é quase sempre falado como uma mistura de guarani e espanhol, conhecido como Jopara, que significa "misto" em guarani. O sistema numérico em guarani raramente é usado e quase sempre é substituído pelo sistema numérico espanhol.

No Paraguai usa-se vos em vez de tu. Há uma ligeira mudança na conjugação, mas não grande o suficiente para que você não seja compreendido usando tu. Este vos não é o mesmo que vosotros. Os radicais não mudam nos verbos ao usar "vos", e a desinência é sempre acentuada. Por exemplo, "tienes" muda para "tenés", "puedes" muda para "podés", "vienes" muda para "venís" etc.

Nas partes norte e leste do Paraguai, o português é amplamente falado. Em alguns lugares, Nueva Esperanza (80% de língua portuguesa), Katuetè (60%) a maioria fala português, quase sempre resultado de imigrantes paraguaios ou brasileiros de primeira geração. São muitos os casos de paraguaios, que nasceram na época da imigração brasileira e que falam apenas português em casa, embora também sejam fluentes em guarani e espanhol.

Há também uma série de comunidades menonitas em todo o Paraguai onde se fala o baixo alemão e o alemão padrão.

Compre

[editar]

Tudo o que gostar e levar como recordação, pois tudo é barato: bebidas, perfumes, eletroeletrônicos etc.

Dinheiro

[editar]
Taxas de câmbio para o guarani paraguaio

Em janeiro de 2024:

  • US$ 1 ≈ GS.7.300
  • 1 € ≈ GS.8.100
  • Reino Unido £ 1 ≈ GS.9.300

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com

Qual é o custo? (maio de 2018)
  • Almoço (sopa e prato principal), farinha de carne: GS.15.000
  • Hamburguesa/Milanesa (ao longo da rua): GS.5.000
  • Empanada: GS.2.500
  • Chipa: GS.2.000-5.000
  • Pão / pastelaria pequena: GS.1.500
  • Mamão: GS.3.000-8.000
  • Bananas: GS.1.000-2.000/kg
  • Refrigerante 0,5 l: GS.5.000
  • Refrigerante 2 l: GS.10.000
  • Cerveja 0,355 l: GS.2.500-4.000
  • Quarto/cama de ho(s)tel simples: GS.40.000-60.000

A moeda é o guarani (código ISO 4217: PYG), denotado pelo símbolo . A abreviatura "GS." geralmente é usado localmente e também em artigos do Wikivoyage.

As notas são emitidas em ₲2.000, ₲5.000, ₲10.000, ₲20.000, ₲50.000 e ₲100.000. As moedas são emitidas em ₲50, ₲100, ₲500 e ₲1.000.

Verifique sempre as cotações da taxa de câmbio na internet ou em vários jornais importantes antes de trocar dinheiro. No entanto, desde o verão de 2015, as taxas de câmbio em relação ao dólar dos EUA têm-se mantido bastante estáveis.

Caixas eletrônicos

[editar]

Os caixas eletrônicos são muito difundidos, mesmo em lugares como Vallemí. A maioria dos bancos (Banco Continental, BBVA/B24, Regional, Vision Banco, Itaú, Banco Familiar, Banco Interfisa, etc.), entretanto, pertence à mesma rede (Red Infonet) e cobra GS.25.000 por cada saque com cartão de crédito, mas permitir valores de até GS.1.500.000. A BNF utiliza uma rede diferente, mas não trabalha de forma confiável com a Visa. Você pode ter sorte com um banco internacional, mas eles são difíceis de encontrar ou simplesmente não existem.

Troca de dinheiro

[editar]

Nunca troque dinheiro com os vendedores na rua. Eles geralmente têm taxas muito ruins e não são confiáveis.

Em Assunção, existem muitos câmbios regulares, que oferecem taxas bastante competitivas para dólares americanos e outras moedas estrangeiras, com a taxa de câmbio sendo apenas 1% inferior à taxa de câmbio interbancária.

Dessa forma, é preferível trocar dinheiro em vez de usar cartões de crédito e caixas eletrônicos. No entanto, carregar muito dinheiro (estrangeiro) não é uma boa ideia. Porém, se você vem do Uruguai, pode ser uma boa ideia usar a capacidade de seus caixas eletrônicos para sacar dólares americanos para essa finalidade. Caso contrário, no Paraguai, você sempre terá que sacar quantias maiores de dinheiro em caixas eletrônicos para manter as taxas baixas.

Preços

[editar]

O Paraguai foi classificado por vários estudos de investigação como o país mais barato do mundo, medido através da Paridade do Poder de Compra. Os preços no Paraguai são muito baixos e um viajante com orçamento limitado poderá sobreviver com apenas US$ 7 a 14 por dia e ainda menos se acampar. Um quarto de hotel limpo e individual fora de Assunção não deve custar mais de US$ 10.

No entanto, quando se viaja com orçamento limitado, esse baixo custo não é regularmente alcançável. Às vezes não há albergues por perto e é preciso se contentar com um quarto de hospedaje um pouco mais caro (€ 5-10) em regiões remotas. Além disso, as viagens de ônibus são geralmente mais caras do que na Bolívia devido ao menor número de empresas de ônibus concorrentes. Isto pode aumentar os custos de viagem e tornar o Paraguai um destino mais caro do que a Bolívia ou o Peru . Porém, se você preferir pegar carona e tiver uma barraca, a história é outra e viajar no Paraguai pode ser muito barato – essas opções são menos viáveis ​​na Bolívia ou no Peru.

Gorjeta

[editar]

As taxas de serviço estão incluídas na conta e gorjetas são incomuns.

Compras

[editar]

O Paraguai possui um artesanato muito rico e diversificado, desde filigrana de prata (Luque) até rendas finas de algodão em forma de Ñanduti (Itaugua). Também artigos de couro com enfeites locais “repujado” (Atyra) e bordados ao poi, encaje yu. A cerâmica (Ita) e a tecelagem também são muito populares, baratas e bonitas. Bolas de futebol de couro são vendidas e feitas à mão na cidade de Quiindy.

De barganha

[editar]

A negociação geralmente não é comum ou mesmo necessária. Por exemplo, ao comprar uma passagem de ônibus, a maioria indicará o mesmo preço. Porém, ao embarcar em um ônibus fora dos terminais, por exemplo, ao longo da rodovia, você pode pedir um preço mais baixo. Mesmo que geralmente ninguém faça isso, provavelmente ainda o levarão por 10 ou 20 mil guaranis a menos, se você pedir. Além disso, nos hostels você pode pedir um preço menor repassando o café da manhã. Muitas vezes, em vez de exigir um preço menor, apenas dizer que só sobrou este ou aquele valor também funciona. Ou se Chipa custa GS.2.000, pedir 3 por GS.5.000 pode funcionar. Porém, no mercado geralmente você precisa de grandes quantias para conseguir um desconto: ninguém negocia 12 ovos.

Veja

[editar]
  • A capital Assunção abriga grande parte dos pontos turísticos do país.
  • Em Trinidad você pode ver o único Patrimônio Mundial da UNESCO do Paraguai ; as Missões Jesuíticas de La Santisima Trinidad de Paraná e Jesus de Tavarangue.
  • Há um poço na cidade de Santani (San Pedro) que não seca. O museu local também contém uma grande pele de cobra.
  • A barragem de Itaipu, perto de Ciudad del Este, é a maior hidrelétrica do mundo, medida em energia gerada. Ao contrário do lado brasileiro, todos os passeios à barragem são gratuitos, apenas alguns exigem inscrição antecipada.
  • Também em Ciudad del Este (na verdade, em Presidente Franco, ao sul), você pode encontrar a impressionante cachoeira Salto Del Monday, que embora não seja tão grande quanto as próximas Cataratas do Iguaçu , definitivamente vale a pena uma visita.
  • Encarnación é uma cidade descontraída com a bela praia (fluvial) de San José e um passeio relaxante onde você pode simplesmente passear por alguns dias e desfrutar da cultura local de bares.
  • A Catedral Virgen de Caacupé em Caacupé é uma bela igreja com uma torre de observação não muito longe de Assunção.
  • A Iglesia San Buenaventura de Yaguarón (ou Templo de San Buenaventure) em Yaguarón inibe impressionantes esculturas barrocas em madeira dentro de uma igreja pouco convencional, embora típica desta região (fechada às segundas-feiras).

Faça

[editar]
  • Caminhe pelo centro histórico da cidade de Assunção. Muitos antigos grandes edifícios estão em grande decadência, mas se olharmos para além das paredes pichadas, podemos imaginar o esplendor passado de Assunção . À noite, você pode pegar um táxi e aproveitá-lo totalmente iluminado. Existem muitos bares e restaurantes nesta área.
  • Pontos turísticos ao redor de Assunção. Existem alguns pontos turísticos interessantes ao redor de Assunção que valem a pena uma viagem de um ou dois dias. (atualizado em junho de 2018)
  • Balsa de Carga Aquidabán. Pegue esta balsa de 3 dias para o norte ao longo do Rio Paraguai para uma experiência local bem diferente, mas autêntica. (atualizado em junho de 2018)
  • Estação Biológica Los Tres Gigantes. Visite este parque natural no Pantanal. O Pantanal se espalha pela Bolívia, Brasil e Paraguai e herda um extraordinário conjunto de flora e fauna locais. (atualizado em junho de 2018)
  • Parque Nacional Cerro Corá. Se você está em busca de um parque nacional de 1 a 2 dias que combine trilhas curtas, história e belas paisagens, vá até aqui. (atualizado em junho de 2018)
  • Reserva Natural Cordilheira San Rafael. Muito maior que Cerro Corá é esta reserva natural entre Encarnación e Ciudad del Este. (atualizado em junho de 2018)
  • Parque de Neve, Cidade do Leste. Se você está procurando algo fora do comum, dê uma olhada no Snow Park em Ciudad Del Este. Pegue uma prancha ou alguns esquis e entre na pista. (atualizado em junho de 2018)
  • Ao contrário da Argentina e da Bolívia, os parques nacionais e locais históricos geridos pelo governo são geralmente gratuitos ou baratos: os três locais jesuítas perto de Trinidad, por exemplo, custam apenas 4 euros. Por outro lado, alguns parques são administrados de forma privada e exigem preços exorbitantes de entrada e acomodação, como a Reserva Natural Florestal Mbaracayú. No entanto, podem atender mais especificamente aos turistas com a intenção de entregar “resultados” e podem valer a pena.

Eventos

[editar]
  • Areté Guazú (Grande Festival) - uma celebração indígena de três dias realizada entre fevereiro/março em vários locais, incluindo Filadelfia e Mariscal Estigarribia.
  • Expo Rodeo Trébol - a maior exposição e evento de rodeio do Chaco, realizada em meados de agosto em Loma Plata .
  • Rally Transchaco - grande evento esportivo que afeta a região do Chaco Central no final de setembro.

Coma

[editar]

Borí-borí: sopa

Chipa: tradicional pão de milho e queijo paraguaio em forma de anel, folhas, bisnagas, ferraduras. As mais famosas são as Chipas de Luque vendidas pelas Chiperas até mesmo em ônibus de viagem e trens.

Chipa guazú: torta de milho

Sopa paraguaia: Conta a lenda que a receita teria surgido por um erro do cozinheiro de um presidente ao preparar uma sopa: ao se dar conta que passara do ponto do preparo, teria adaptado a receita para uma torta.

A comida paraguaia é uma das mais diversas da América do Sul. Os paraguaios costumam saborear comidas típicas várias vezes por semana durante todo o ano. Você encontrará aqui grande parte da culinária sul-americana padrão, com alguma influência brasileira também. A comida paraguaia não é particularmente picante, então quem não tolera temperos não terá problemas aqui.

O Paraguai tem tradição em carne bovina, normalmente de boa qualidade e barata. Carne grelhada (asado) é o que se come. As massas também são populares, assim como as barracas de rua que vendem panchos (cachorro-quente), hambúrgueres, empanadas e fast-food semelhantes. Legumes, saladas e outros tipos de carne não são tão comuns, mas estão disponíveis. Nos restaurantes normalmente você ganha mandioca como acompanhamento de graça (semelhante ao pão de outros países).

Especialidades locais

[editar]

Você não pode deixar de experimentar a comida tradicional paraguaia, que inclui pratos como os seguintes:

  • Chipa - pão assado no forno ao ar livre ou "tatacua", geralmente feito com farinha de mandioca. A mandioca costuma substituir a batata. A mandioca, ou Mandio em Guarani, é semelhante à batata e normalmente é comida cozida, mas pode ser frita. É consumido quase todos os dias pelos paraguaios e muitos o cultivam em suas terras.
  • Mbeju é um pão achatado à base de amido de mandioca e queijo paraguaio.
  • Pastel madi'o é um pastel de mandioca recheado com "So'o ku'í" ou carne picada.
  • Sopa Paraguaia é uma forma de pão de milho são duas das mais conhecidas. Sopa significa sopa, por isso é uma experiência incomum comer uma sopa sólida, provavelmente a única no mundo.
  • As tortilhas no Paraguai são diferentes das de outros lugares da América Latina. Parece mais uma massa frita (feita com queijo paraguaio).
  • Payagua mascada (guarani de goma de mascar para cachorro, mas não tem nada a ver com isso) é uma tortilha também feita com mandioca e carne bovina (rica em proteínas e calorias).
  • Experimente o Sopa So'o se tiver oportunidade, que é um pão de milho paraguaio com pedaços de carne geralmente marinados com alho e limão.
  • Pira caldo é uma sopa composta por bagre, tomate, gordura e temperos
  • O churrasco (churrasco) é ótimo e os preços são bastante razoáveis ​​- ₲20.000 oferecem um buffet livre em muitos lugares agradáveis. ₲5.000 é suficiente para pagar um hambúrguer.
  • Também são muito populares as empanadas (carne/ovo recheado em massa e assadas) e a milanesa (frango/carne/peixe empanados e fritos): são consideradas fast food e também são encontradas em outros países da região. Se você pedir um hambúrguer em um restaurante, espere que ele venha coberto com um ovo frito.

Beba e saia

[editar]

Mate e Terear

[editar]

A bebida mais comum no Paraguai é o Mate feito de Erva Mate (erva Mate), que tem estilo semelhante ao chá, mas o preparo é distinto. Adicionar açúcar não é comum no Paraguai. A infusão é preparada colocando erva seca no copo e depois adicionando água: a versão com água quente é conhecida como mate (preferida na Argentina e no Uruguai), enquanto a versão com água fria é conhecida como tereré e é a preferida local. Quando está calor lá fora, é mais comum tomá-lo como tereré, servido em guampas, que podem ser feitas de madeira ou de chifre de touro sagrado, e é bebido com um canudo de metal chamado bombilla.

O mate costuma ser apreciado de manhã cedo e tarde da noite, principalmente nos dias frios do inverno. Terere é apreciado o ano todo, mas não na hora do almoço e depois do pôr do sol, como muitos recomendam. Mesmo assim, é possível ver todo tipo de paraguaio (de operários da construção civil a executivos) carregando seu conjunto de tereré o tempo todo. É uma atividade social, então o copo é passado de um lado para o outro: com um refil para cada pessoa. Se lhe for oferecido, você deve aceitar pelo menos uma xícara. Se você se acostumar com o sabor e participar, os moradores locais ficarão gratos. Freqüentemente, ervas são adicionadas à água do tereré (chamadas localmente de 'remedios' ou 'yuyos', que curam diversas doenças). Por exemplo, adicionar coco ao companheiro supostamente ajuda com dores de cabeça. O sabor é melhor descrito como terroso, como um chá verde amargo, e será preciso se acostumar antes de poder apreciá-lo.

Beber mate ou tereré é definitivamente um dos costumes sociais do Paraguai. As lojas fecharão ao meio-dia para uma sesta e uma rodada de mate/tereré com os amigos.

Outra variação de preparo é ferver a erva no fogo com açúcar e depois coar antes de servir com leite. Tem gosto de chá defumado. Nesta forma, é denominado Cocido, que significa simplesmente “cozido”.

Outras bebidas não alcoólicas

[editar]
  • O café é principalmente de uma variedade italiana.
  • Gaseosa significa refrigerantes de qualquer tipo. Todas as marcas habituais estão disponíveis. Experimente o guaraná local.
  • A polpa é um refrigerante paraguaio muito popular. Você pode comprá-lo em supermercados ou encomendá-lo em vários restaurantes e bares. O original é o Polpa Naranja, feito com suco de laranja verdadeiro.
  • Mosto helado é extraído da cana-de-açúcar e muito doce, às vezes misturado com suco de limão para fazer uma 'aloja'. Você pode encontrar carrinhos de rua vendendo mosto perto do centro e no campo.
  • No Paraguai, o suco de laranja e outros sucos de frutas, a menos que sejam espremidos na hora, são quase sempre reconstituídos a partir de concentrado desidratado. Isso se aplica a todos os sucos Tetra-Pak não refrigerados. O processo de desidratação destrói a vitamina C e, ao contrário do que acontece no Ocidente, o ácido ascórbico não pode ser adicionado novamente após a reconstituição, pelo que estes sumos de fruta podem não conter qualquer quantidade apreciável de vitamina C. Verifique a embalagem, compre suco fresco (espremido na hora em um vendedor ambulante ou da marca Purifru na geladeira) ou desfrute da grande variedade de frutas frescas disponíveis em muitas esquinas.

Bebidas alcoólicas

[editar]
  • A cerveja está amplamente disponível, assim como muitos licores. A marca nacional de cerveja é a Pilsen. No entanto, a Brahma do Brasil é muito popular.
  • A bebida forte paraguaia é semelhante ao rum e é conhecida localmente como caña. É feito de cana-de-açúcar.

Durma

[editar]

Não há problemas em arranjar hotel nas cidades que estejam perto da estrada. Se entrar um pouco para o interior, é possível que lhe seja difícil. Exceptuando uma cidade que é atravessada pela estrada, chamada de Paraguari, que não tem qualquer alojamento digno. Os hotéis também são baratos.

Boas acomodações certamente não serão difíceis de encontrar nas grandes cidades e parecerão razoavelmente baratas se o parâmetro for o dólar ou o euro. Os preços de acomodações baratas e decentes variam de GS.40.000 (em/perto de Assunção e Conceição) a GS.60.000 (em Encarnación).

A exceção, porém, é Ciudad del Este. Em Ciuded del Este o alojamento mais barato é perto da rodoviária com quartos duplos por menos de 10€, numa zona que também é agradável à noite. Acomodações mais baratas são fáceis de encontrar, mas se você procura algo de maior qualidade, então você terá melhores chances em Foz do Iguaçu (Brasil), apenas uma curta viagem de ônibus (R$ 5,50 ou GS.8.000) através da ponte, ou em Puerto Iguazú (Argentina). Porém, o Brasil é mais fácil em relação à imigração, não exigindo que as pessoas tenham carimbo se visitarem apenas por um dia e, portanto, não verificando os ônibus que entram ou saem do Brasil. Esta opção não está disponível com a Argentina e esta travessia também é consideravelmente mais demorada.

Acampamento

[editar]

Acampar no Paraguai é possível e fácil, principalmente em regiões remotas como o Chaco. Existem muitas oportunidades, só ao longo das rodovias muitas vezes é preciso procurar um pouco mais, porque as estradas muitas vezes ficam repletas de populações indígenas pobres. Acampar perto da região fronteiriça com o Brasil provavelmente não é recomendado. Para locais de acampamento remotos, consulte o OpenStreetMap, que também é usado por este guia de viagem, e por muitos aplicativos móveis como OsmAnd ou Mapy.cz. É baseado na comunidade e os locais de acampamento listados (remotos) são frequentemente verificados por pessoas reais.

Aprenda

[editar]

O Paraguai recebe 280.454 visitantes por ano. O número de visitantes aumentou 1% em 1990. O turismo é fraco — exceto quanto ao grande número de brasileiros e argentinos que cruzam a fronteira todos os dias para comprar em Ciudad del Este, produtos eletrônicos originários do Extremo Oriente.

Sendo um país de características nacionais bastante acentuadas de música e folclore típicos, possui valioso potencial turístico. Algumas de suas atrações: o lago Ypacaraí, com os balneários de San Bernardino e Areguá; o Lago Ypoá; os saltos de Monday, Acaray, Guairá; as ruínas jesuíticas dos centros missionários de Trinidad, perto de Encarnación; o monumento ao Marechal Solano Lopez e o Panteão Nacional dos Heróis, em Asunción. Ainda constituem atrativos o festival de ñaduti, em Itauguá, onde é exposto esse tipo de renda fina feita à mão, vestidos de aho poí e artigos de madeira e de couro.

Embora existam poucas escolas de aprendizagem da língua espanhola, existem alguns cursos de peeling de pele de cobra disponíveis na maioria das cidades pequenas. Por um preço moderado a alto (dependendo da experiência), você treina com os esfoladores de cobras por um dia em seu rancho pessoal enquanto aprende os meandros dos répteis locais da região. A maioria não é venenosa, apenas fique atento aos de duas cabeças que podem pegá-lo enquanto você segura outro. A maioria das aulas acontece à noite, onde o esfolador ou caçador prepara um jantar com carne de cobra, preservando a pele, é claro. Mais comumente cozida na grelha, a cobra é uma iguaria comum no Paraguai.

A outra língua oficial é o guarani. É uma língua indígena falada amplamente fora de Assunção. A maioria dos paraguaios fala espanhol e guarani. Quando o guarani é falado, as palavras em espanhol são intercaladas com o guarani, especialmente para palavras e frases que são mais complicadas de dizer em guarani. Aulas para aprender guarani são inéditas para estrangeiros (embora nas grandes cidades os alunos que falam espanhol como primeira língua possam optar por aprender guarani como segunda língua). Existem livros disponíveis nas lojas, mas a melhor maneira de aprender seria conversando com os habitantes locais.

Você pode aprender o artesanato local, como o bordado ñanduti e o ao poi, no Instituto Paraguaio de Artesanía.

Trabalhe

[editar]

Embora o Paraguai tenha um dos custos de vida mais baixos do mundo e receba bem o investimento estrangeiro, não é um destino muito popular para expatriados. A economia paraguaia é notavelmente pequena e as oportunidades económicas, especialmente para profissionais altamente qualificados, são limitadas.

Como a maioria dos países da América do Sul, o governo paraguaio tem uma abordagem muito acolhedora em relação à imigração. Por exemplo, você pode obter residência permanente simplesmente depositando US$ 5.000 ou equivalente em uma conta bancária paraguaia.

A maioria das pessoas que vivem nas áreas rurais do Paraguai são agricultores de subsistência. Eles comem o que cultivam e vendem ou trocam o resto.

O voluntariado (e ao mesmo tempo aprender espanhol) é grande na América do Sul e, portanto, também no Paraguai: veja as informações gerais no artigo sobre a América do Sul.

Segurança

[editar]

Como em todo o lado, ninguém está seguro, mas o Paraguai é um dos que pode andar à vontade, sem problema algum.

De modo geral, o Paraguai é um país seguro.

Não existem muitas cidades grandes e se você usar o bom senso e a inteligência das ruas, é improvável que tenha problemas. A polícia é conhecida por ser corrupta e, se você for parado por qualquer motivo, é quase certo que pagará um suborno. Em Assunção, a maioria dos policiais não é corrupta. Nas cidades o crime é comum, embora não tão desenfreado como em outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.

Ciudad del Este é um foco de atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro e falsificação, mas isso não deve afetar suas viagens. Dito isto, você vai querer ficar de olho nas suas malas e carteira aqui, como faria em qualquer outra cidade grande. Geralmente, contanto que você não esteja envolvido no contrabando de drogas (inadvertidamente ou não) e esteja alerta aos batedores de carteira, você estará seguro na maior parte do tempo.

As regiões do sul do Paraguai fazem parte do Corredor de Tornados da América do Sul, a segunda área mais propensa a tornados do mundo (atrás do Beco dos Tornados dos Estados Unidos). Monitore os avisos da mídia local e se você perceber que o céu está escuro, a luz assume um tom amarelo-esverdeado ou um som alto que parece um trem de carga, isso pode ser uma indicação de um tornado. Encontre abrigo imediatamente. Consulte o artigo sobre segurança contra tornados para análise dos problemas aqui.

Corrupção

[editar]
Veja também: Corrupção e suborno

A Transparência Internacional classifica rotineiramente o Paraguai como um dos países mais corruptos do mundo. Embora o Paraguai tenha um quadro jurídico que penaliza a corrupção, a sua aplicação é terrivelmente fraca.

A força policial é uma das instituições mais corruptas do país. Numerosos relatórios documentaram que muitos membros da força policial se envolvem em actividades ilegais, tais como branqueamento de capitais, peculato, extorsão e suborno para complementar os seus salários muito baixos. Em 2015, o comandante da força policial paraguaia, o seu filho e seis outras pessoas foram presos por roubar 230 mil dólares do fundo de gasolina da força policial para comprar carros e casas de luxo, uma acusação rara num país onde funcionários corruptos gozam de impunidade. Portanto, é claro que não se deve confiar na polícia.

Segurança na estrada

[editar]

Dirigir no Paraguai é uma loucura e o país tem uma das maiores taxas de mortalidade no trânsito do mundo. Os motoristas paraguaios, em geral, são conhecidos por seus hábitos de direção descuidados e imprudentes; muitas vezes ignoram os sinais de stop, não respeitam os limites de velocidade, não conduzem sem cobertura de seguro e não se preocupam com a segurança. As regras de trânsito são fracamente aplicadas pela polícia e amplamente desconsideradas.

A rede rodoviária do Paraguai, em geral, é subdesenvolvida, mal conservada e sofre de subinvestimento crónico. Durante a estação chuvosa (novembro-abril), muitas estradas acabam ficando inundadas, dificultando a maioria das viagens rodoviárias.

As verificações policiais são comuns em Assunção e nas cidades vizinhas. Se você foi parado por um policial por qualquer motivo, cumpra.

O limite legal de álcool no sangue é de 0,00%. Em outras palavras, não dirija sob influência de álcool.

Saúde

[editar]

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, o Paraguai tinha uma expectativa de vida média de 75 anos, colocando o quinto país da América Latina.

A mortalidade infantil é de 18 por mil nascidos vivos, foi reduzida em 54% de 2000 a 2007. A expectativa de vida dos homens é de 72 anos, enquanto para as mulheres é de 78 anos.

As principais causas de morte dos paraguaios são doenças cardíacas, respiratórias (pneumonia e tuberculose), parasitárias e câncer. Metade dos leitos hospitalares fica em Assunção.

A legislação social garante assistência médica gratuita, mas os hospitais, com número insuficiente de leitos, se encontram nas cidades, principalmente na capital. O Serviço Cooperativo Interamericano, criado em 1942, administra programas de saúde e assistência social.

Aumento da esperança de vida - o principal indicador de saúde de uma sociedade, foi um grande avanço, devido à queda acentuada da mortalidade infantil, bem como o aumento do número de estudantes de graduação com mais de 80 anos. Em 2007, o montante de mais de 85 anos representavam 17% de todas as mortes em 2007, contra 14% em 2000.

Em 25 de dezembro de 2009, o governo do presidente Lugo tem conseguido acesso universal e gratuito aos serviços de saúde pública, este é um passo histórico para o país, esta iniciativa vai beneficiar principalmente as pessoas com menos recursos. A ministra da Saúde, Esperanza Martinez, disse em seu outdoor os próximos desafios: a compra de insumos e melhoria da infraestrutura e tecnologia. Ela também admitiu que é necessário garantir a chegada das equipes de saúde em todo o país.

O Ministério da Saúde dispõe de 10 hospitais especializados, 15 hospitais regionais, 137 centros de saúde e 477 postos de saúde. O IPS (Instituto de Previdência Social) tem 1 hospital central, sete hospitais regionais, 22 centros de saúde e 70 postos de saúde. O hospital militar de saúde tem uma central, três hospitais de divisão, 35 centros de saúde e 26 farmácias. A Polícia de Saúde tem um hospital central e 22 farmácias. A Universidade Nacional de Assunção tem um Hospital de Clínicas e Hospital Neurospiquiátrico. A Universidade Católica tem dois hospitais, um em Assunção e outro em Villarrica.

Há aproximadamente 10.200 leitos entre o sector público e privado no país, metade deles estão na Grande Assunção.

Longas horas de espera nos bancos de qualquer hospital da rede pública são indicadores constantes de que o Paraguai precisa de mais profissionais de saúde. O número de doutores é de 1 para cada 915 habitantes, enquanto a OMS recomenda um para 1000 como um ideal.

Em nível regional, o Paraguai é uma nação que tem menos médicos por 100 mil habitantes, de acordo com os resultados do censo dos funcionários da carteira de saúde, que terminou em dezembro passado. Este montante está dentro do recomendado pela OMS como ideal, que é de 1 médico para cada 1000 habitantes. O principal problema é a má distribuição de médicos em todo o país que se concentram nas grandes áreas metropolitanas, bem como no Brasil e outros países da região.

Os tratamentos de alta complexidade são realizados na Argentina, devido à má infra-estrutura do sector da saúde.

  • Os hospitais no Paraguai variam de decentes a insalubres e não equipados. Se você ficar gravemente doente, tente chegar ao melhor hospital, mesmo que demore um pouco mais: você pode não encontrar luvas cirúrgicas nos piores deles.
  • Existem muitos cães vadios correndo pelas ruas - evite-os. Eles geralmente não vão incomodar você.

Doenças

[editar]

Como sempre acontece com as doenças – é melhor prevenir do que remediar. Manter uma boa higiene pode ajudar a prevenir doenças.

Certifique-se de cobrir os pés ao pisar em pisos, solo e areia sujos, usando sapatos resistentes, pois você pode pegar uma pulga conhecida localmente como pique. Essas pragas geralmente se acumulam ao redor dos dedos dos pés e depositam seus ovos sob a pele, geralmente ao redor dos dedos dos pés, o que, se não for cuidado, pode causar tungíase.

Se você pegou um ressentimento, poderá notar coceira ou sensibilidade nos pés. É recomendável procurar atendimento médico, embora os produtos à base de óleo, que você pode adquirir sem receita médica, pareçam ser os melhores para sufocar estes:

  • NYDA® – a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que NYDA®, que é usado para matar piolhos, é o mais eficaz, pois mata adultos e ovos.
  • Vaselina – você também pode usar vaselina para sufocar os adultos, mas os ovos permaneceriam e você precisaria aplicá-la de forma consistente, então compre várias latas.
  • Peróxido de hidrogênio (H 2 O 2) – outra opção, embora mais perigosa, é usar uma agulha perfurante, despejar peróxido de hidrogênio na concentração de 15 ml (0,53 imp fl oz; 0,51 US fl oz) a 5 litros (169 fl oz.) de água limpa sobre eles e, em seguida, desenterre os insetos

A tungíase pode levar a infecções bacterianas graves se não for tratada, incluindo gangrena, por isso certifique-se de chegar cedo!

O Paraguai também está na zona de risco para as duas febres tropicais mais comuns transmitidas por mosquitos : dengue e febre amarela.

Água da torneira

[editar]

A água da torneira em Assunção, e possivelmente em Ciudad del Este, é potável. A água da torneira no resto do Paraguai deveria ser tratada para torná-la segura para beber. Tem havido esforços por parte da PLAN International para levar água potável e segura às comunidades nas zonas rurais (se essa água estiver disponível, é segura para beber). Pergunte antes de beber água nas áreas rurais: muitos paraguaios afirmam que a sua água é segura para beber, mesmo que não seja purificada.

Respeite

[editar]

Em geral, os paraguaios são pessoas amigáveis, educadas e de fala mansa. Como o Paraguai é um dos países menos visitados da América do Sul, é provável que você atraia a atenção de pessoas muito curiosas.

Em geral

[editar]

Os paraguaios estão bastante tranquilos em relação ao tempo; você pode esperar que seus colegas paraguaios cheguem pelo menos 10 a 20 minutos atrasados ​​para um compromisso. Isto é completamente normal e não implica, de forma alguma, que os paraguaios sejam desrespeitosos. Voos e ônibus geralmente nunca saem no horário.

A impaciência não é apreciada. Não grite, levante a voz ou perca a paciência em público. Os paraguaios se comportam de maneira paciente e serena e espera-se que você faça o mesmo.

A comida é uma grande parte da cultura paraguaia. Se seu(s) anfitrião(es) lhe ofereceram comida, coma e diga coisas boas sobre isso. Não fazer isso pode ofender seu(s) anfitrião(es).

É sempre considerado cortês que os homens apertem as mãos sempre que se encontram. Entre um homem e uma mulher, ou duas mulheres, é comum apertar a mão e dar um beijo em cada bochecha. Além disso, nas reuniões, as pessoas não perguntarão como você está, mas se está tudo bem, ("¿todo bien?"). A resposta para isso é sempre, sim, tudo, e você, ("si estoy bien y vos?"). Mesmo que você esteja tendo um dia terrível, quando alguém pergunta como um conhecido na rua, a pessoa sempre responde sim, tudo.

Tire dúvidas ou demonstre algum interesse pelo país. Como acontece em qualquer lugar, os paraguaios apreciam bons comentários e interesse por seu país, costumes e cultura.

Conversação

[editar]

No Paraguai, devido ao pequeno número de turistas e estrangeiros, num primeiro encontro as pessoas podem fazer piadas ou começar a zombar de você. Isso não é uma intenção indelicada, é apenas o fato de as pessoas reconhecerem as diferenças entre você e elas e não deve ser interpretado de forma ofensiva. Os paraguaios, assim como os argentinos, especialmente nas cidades e entre os jovens, tendem a ter um senso de humor muito ácido.

É muito difícil encontrar pessoas que falem inglês na maior parte do país, mas se você for muito paciente e tentar se comunicar em espanhol ou por meio de sinais, a maioria dos paraguaios tentará te ajudar. Aqueles que puderem, muitas vezes o destacarão e iniciarão uma conversa, ansiosos para testar seu inglês. As pessoas são muito gentis e prestativas e ficarão felizes em conhecer um estrangeiro.

Questões sensíveis

[editar]

Como acontece em qualquer país estrangeiro, as críticas e opiniões estrangeiras sobre o governo e os políticos do Paraguai raramente são apreciadas; isso poderia fazer com que os paraguaios pensassem que você está insultando o país deles.

Mantenha contato

[editar]

Pela internar

[editar]

O acesso Wi-Fi é possível na maioria dos cafés e restaurantes das grandes cidades e vilas turísticas. Basta tomar um café e pedir a senha. O Wi-Fi público também é possível em locais públicos como praças e shoppings.

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


  翻译: