Gameplay do novo Doom é vista brevemente, mas vai deixá-lo arrepiado, pois promete ser o novo padrão para Ray Tracing

Esse Doom aí não vai dar para rodar em calculadora, geladeira, etc...

Uma das surpresas do Xbox Games Showcase de 2024 foi Doom: The Dark Ages, novo game da saga de Doom Slayer que, neste caso, nos levará às origens desta fera sanguinária. Com duas parcelas de sucesso, o novo jogo da id Software será uma prequela que, deve ser lançada ao longo deste ano de 2025. Embora a data de lançamento não esteja fixada, graças à CES 2025, pudemos ver uma prévia do shooter. E o que foi mostrado é de arrepiar.

No evento, mais especificamente na apresentação da Nvidia e do seu DLSS 4, foram mostradas breves imagens do jogo que nos permitiram apreciar tanto os cenários escuros e detalhados como o design do protagonista e o seu estilo mais “medieval”. Além disso, pudemos ver o Doom Slayer comandando o que parece ser um grupo de Sentinelas Noturnos nesta guerra eterna contra forças demoníacas. A cena de Doom começa no segundo 11 do vídeo abaixo, logo após Black State:

DOOM representa um avanço em fidelidade gráfica e ray tracing

Embora a prévia dure apenas alguns segundos, a espetacularidade visual é palpável como era em Doom Eternal. Como a própria Nvidia confirmou, o novo jogo utilizará a versão mais atualizada da id Tech, presumivelmente a sétima versão, a mesma utilizada por Indiana Jones e o Grande Círculo. Segundo Billy Khan, diretor de tecnologia de motores da id Software, a ideia com The Dark Ages é levar o épico Doom a um novo padrão visual, e para isso usarão o DLSS 4 - que Khan considera como um "novo modelo que impulsiona um salto histórico nas capacidades de ray tracing".

E Doom: The Dark Ages será um dos porta-estandartes da nova geração da RTX 50 da Nvidia e seus recursos de traçado de raios. É por isso que, como acrescenta a Nvidia em seu próprio blog, o novo jogo Doom será um dos primeiros a incluir um novo tipo de ray tracing ainda mais envolvente, embora para aproveitá-lo ao máximo teremos que ter a dupla de uma RTX 50 e o DLSS 4 mencionado acima. Ou seja, vai ser mais difícil fazer esse Doom rodar em calculadora, geladeira e outros lugares exóticos.

Doom: The Dark Ages promete não apenas ser um marco técnico, mas também uma evolução para a lendária saga. Este projeto representa um novo passo na estreita colaboração entre a id Software e a Nvidia. Mesmo assim, por enquanto só nos resta esperar o jogo que tem lançamento previsto para 2025 e chegará para PC, Xbox Series X|S e PS5.


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky e Twitch!

Neste Artigo

Doom: The Dark Ages

Id Software
  • Plataforma / Tópico
  • PC
  • XboxSeries
  • PS5
Comentários