Às vezes precisamos olhar os dados em perspectiva e fazer análises mais elaboradas, para poder chegar a conclusões mais precisas.
A evolução da produtividade da soja no Brasil é um desses casos. Se olharmos apenas no curto prazo, 3 a 5 safras, parece não ter havido grande avanço, mas olhando os últimos 10 anos e/ou criando uma linha de tendência, com alto coeficiente de determinação (R2), vemos um notável incremento da produtividade média de nossa mais importante cultura agrícola, na ordem de 1,8% ao ano, que levou a mais do que dobrar a média nacional em 49 anos.
O gráfico mostra também como a atividade agrícola envolve risco e é variável, em função de condições que não controlamos, especialmente, do clima. Os altos e baixos, variações de quase 10 sc/ha de uma safra para outra (mais de 15% de variação), mostram o quão difícil é o trabalho do produtor rural e a gestão de todos os elos envolvidos na cadeia, desde "antes da porteira" até depois dela.
O bom é ver que ainda há muito para avançar e melhorar, olhando os concursos de produtividade, os avanços tecnológicos, crescimento do uso de bioinsumos, introdução de novos equipamentos e sistemas inteligentes no manejo e na tomada de decisão.
A 5P2R Marketing de Precisão oferece serviços de consultoria e estudos de inteligência de mercado que agregam uma análise detalhada e holística para facilitar a tomada de decisão de nossos clientes.
Entre em contato para conhecer melhor o nosso trabalho.
#marketing #marketingdeprecisao #inteligenciademercado #agricultura #soja #produtividade