Associação privada sem fins lucrativos, fundada em 2002, que congrega e representa a indústria de energia eólica no País, onshore e offshore, incluindo empresas de geração e da cadeia produtiva.
Com mais de 1.500 GW de potencial em eólicas onshore e offshore e ocupando o sexto lugar no Ranking Global de Capacidade Instalada onshore, a indústria eólica brasileira tem o papel crucial de ajudar a enfrentar a emergência climática.
O ano de 2024 foi repleto de grandes marcos e novidades no universo da Energia Eólica! Por isso, hoje apresentamos uma edição especial da Série Eólica de A a Z.
Retrospectiva: confira tudo o que rolou no mundo dos ventos ao longo dos últimos meses!
#EólicadeAaZ#EdiçãoEspecial#EnergiaEólica#EnergiaRenovável
O vento que impulsiona o Brasil para o futuro.
A energia eólica não é só uma fonte limpa de eletricidade, mas também uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico. Com impactos diretos nas comunidades e avanços em sustentabilidade, ela reforça o compromisso do Brasil com um futuro mais verde e inovador.
Para saber mais de como esta fonte de energia vem impactando o cenário atual, assista o documentário completo da ABEEólica com apresentação da Enel Brasil, ENGIE Brasil, Neoenergia e EDF Renouvelables.
#EnergiaEólica#TransformaçãoSustentável#TransiçãoEnergética#ABEEólica
Mais um importante marco para a Energia Eólica no Brasil 🌬️
Nesta quinta-feira (12), o Senado brasileiro aprovou o projeto de lei sobre o marco regulatório para a geração eólica offshore. Agora, a proposta retornará à Câmara para ratificar as modificações antes de ser submetida à sanção presidencial.
“Este marco é algo que esperamos há três anos e que agora se concretiza como viável e necessário para o Brasil; acreditamos que a estrutura trará ao setor a segurança jurídica necessária para atrair investidores” destaca Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.
O projeto de lei trata do uso de bens da União para gerar eletricidade a partir de projetos offshore por meio de concessões ou outras autorizações. Ainda segundo o texto, as autorizações podem ocorrer por meio de oferta permanente ou oferta planejada.
2024 foi um ano difícil para o mercado das eólicas, mas também de muitas conquistas e muito trabalho. E por isso mesmo precisamos celebrar e continuar trabalhando para o crescimento dessa indústria que não só gera energia renovável, mas movimenta a economia e transforma vidas. Em mais uma confraternização de fim de ano, realizamos a nossa tradicional Festa dos Ventos. Reunindo quem faz acontecer no dia a dia com muita paixão para transformar o Brasil e avançar na transição energética justa.
Agradecemos a todos que compareceram. Ano que vem tem mais!
#FestadosVentos#ABEEólica
📸Michele Lekan
A Escola Municipal José Félix da Silva, dirigida por Marcos Vinícius, é mais do que um espaço de aprendizado, é um exemplo de como a chegada dos parques eólicos impacta positivamente comunidades inteiras.
Graças às iniciativas das empresas, os moradores são incentivados a buscar qualificação para trabalhar na sua própria região. Além disso, palestras e cursos para os alunos despertam o interesse em temas como meio ambiente, enquanto a entrega de kits escolares garante que a educação alcance a todos, mesmo aqueles em situação de vulnerabilidade.
Para conhecer outras histórias inspiradoras de como a energia eólica molda o futuro, assista ao documentário produzido pela ABEEólica, com apresentação da Enel Brasil, ENGIE Brasil, Neoenergia e EDF Renouvelables.
🎥 Não perca a chance de se inspirar com essas histórias reais de transformação e impacto positivo!
#EnergiaEólica#Sustentabilidade#ABEEólica#Educação#TransiçãoEnergética
Símbolo de energia eólica no Brasil 🏆
Temos orgulho em anunciar que nossa presidente executiva, Elbia Gannoum, conquistou o Prêmio Todas na categoria Energia Limpa. Muito além de exercer com maestria o cargo em nossa associação, Elbia tece as principais conexões entre os setores, a fim de promover a energia renovável em todo o território nacional.
O Prêmio Todas, promovido pelo Jornal Folha de S.Paulo, homenageia mulheres que se destacam nas áreas de ciência e tecnologia, cultura, economia, educação, energia limpa, esporte, política pública e saúde, além de promover a personalidade do ano.
Acesse o link e confira a matéria completa: https://lnkd.in/dMKc-yyk#PrêmioElas#EnergiaEólica#EnergiaRenovável
A engenharia é o vento que move a inovação! 🌬️
Neste 11 de dezembro, a ABEEólica celebra seu time de engenheiros que, com talento e dedicação, contribuem para a diversidade da matriz energética nacional.
#DiadoEngenheiro#ABEEólica#EnergiaSustentável
Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
O IPT cria e aplica soluções tecnológicas para setores da economia, governos e sociedade em apoio à superação de desafios.
Para entender o dia a dia do nosso associado, a equipe da ABEEólica participou da 2ª Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia do IPT, em uma visita técnica as instalações da EMTU, para conhecer a estação de hidrogênio.
Ainda acompanhando as novidades sobre produção de hidrogênio, a equipe visitou a sede do IPT para conhecer as instalações do futuro laboratório de hidrogênio.
Clique e confira tudo o que rolou durante a visita!
#AssociadosABEEólica#ABEEólicaVisita#SetorEólico
A energia eólica transformou não apenas a paisagem de Umburanas, na Bahia, mas também a vida de seus moradores. Edriana Silva Aguiar, professora e presidente da AACADU (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente com Deficiência de Umburanas), viu sua cidade se tornar referência como a "cidade da energia eólica."
Há 20 anos, ninguém imaginava que Umburanas chegaria tão longe. Hoje, Edriana foca em proporcionar qualidade de vida a crianças com deficiência, como sua filha, que nasceu com síndrome de Down. A AACADU, com apenas 3 anos, é um símbolo de como o vento traz não só energia, mas também esperança e impacto social.
Este relato faz parte do documentário institucional da ABEEólica, divulgado anteriormente. Assista ao vídeo completo para saber como a energia eólica está transformando realidades em todo o Brasil.
Uma produção da ABEEólica, com apresentação da Enel Brasil, ENGIE Brasil, Neoenergia e EDF Renouvelables#EnergiaEólica#TransformaçãoSocial#TransiçãoEnergética#Umburanas
Representando a ABEEólica nos principais debates sobre o setor, Elbia Gannoum, nossa presidente executiva, foi a convidada do podcast Além da Energia, que faz uma análise sobre a COP 29, chamada de "COP do Financiamento".
A Conferência das Partes, em Baku, Azerbaijão, só conseguiu acordar a meta de US$ 300 bilhões anuais provenientes dos países desenvolvidos para o financiamento de ações de enfrentamento das mudanças climáticas no Sul Global, fato que frustrou cientistas e lideranças ambientais.
Confira o bate-papo na íntegra! #COP29#Podcast#EnergiaEólica#TransiçãoEnergética