Conselho de  Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ)

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ)

Serviços de arquitetura e planejamento

Rio de Janeiro, RJ 1.383 seguidores

Autarquia federal, com a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Sobre nós

O CAU/RJ é uma autarquia federal, com a função de orientar, disciplinar, fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Site
http://www.caurj.gov.br
Setor
Serviços de arquitetura e planejamento
Tamanho da empresa
51-200 funcionários
Sede
Rio de Janeiro, RJ
Tipo
Órgão governamental

Localidades

  • Principal

    Av. República do Chile, 230

    23º andar

    Rio de Janeiro, RJ 20031170, BR

    Como chegar

Funcionários da Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ)

Atualizações

  • O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) foi convidado para participar do lançamento do documentário “Nova Iguaçu: Uma Cidade em Dois Lugares”, realizado na última terça-feira (14), na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, que abriu as portas do seu teatro para a sociedade, autoridades locais e de cidades vizinhas. O Conselheiro Fábio Bruno e a Vice-Presidente Michelle Beatrice representaram o Conselho na cerimônia, que celebrou os 192 anos do município e contou com a presença do prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, assim como de secretários municipais da Baixada Fluminense e adjacências. Os amigos, arquitetos e urbanistas André Zichtl, Flávio Araújo, Rogério Ferolla e Vicente Loureiro idealizaram o documentário, que narra a história e a identidade do povo iguaçuano por meio de vestígios arquitetônicos. Artistas, geógrafos, historiadores e populares jogam luz sobre a identidade cultural e arquitetônica de Nova Iguaçu, mas também de outras cidades da região metropolitana com foco em sua ancestralidade, seu povo, formado por indígenas, pretos, brancos, nordestinos, libaneses, judeus, portugueses, coreanos e de tantas pessoas que nem caberiam no filme. Para Vicente Loureiro, o objetivo da obra é, sobretudo, valorizar o legado da população local: “É um testemunho sobre vestígios arquitetônicos, históricos e culturais da singularidade de Nova Iguaçu, uma cidade que nasceu num sítio e, tempos depois, foi obrigada a mudar para outro localizado a 20 km do original. Queremos mostrar os sentimentos e realizações de sua gente, reconhecendo seus principais feitos e celebrando os legados deixados”. A Vice-Presidente Michelle Beatrice destacou a qualidade da pesquisa envolvida no documentário, ressaltando como os realizadores conseguiram captar e transmitir com sensibilidade os detalhes do patrimônio arquitetônico que narra a história de Nova Iguaçu. “A pesquisa impecável e a direção sensível, aliadas ao olhar atento dos arquitetos, transformaram a história de Nova Iguaçu em uma narrativa emocionante e inspiradora. O documentário nos mostra como a arquitetura é um elemento fundamental para entender a evolução de uma cidade e a importância de preservar nosso patrimônio cultural”, afirmou. Além de valorizar a identidade da população de Nova Iguaçu e celebrar seus quase dois séculos de história, o documentário convida o espectador a olhar a cidade sob a perspectiva do arquiteto e urbanista. Para o Conselheiro Fábio Bruno, a obra também presta homenagem aos profissionais que deixaram sua marca na paisagem urbana ao longo do tempo. “Documentários como este comprovam que a Arquitetura e o Urbanismo fazem parte do dia a dia dos cidadãos, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento de cidades e a construção de memória e identidade dos municípios fluminenses. Parabéns pelos 192 anos de Nova Iguaçu e para todos os arquitetos e arquitetas que fizeram e continuam fazendo parte da história iguaçuana e da Baixada Fluminense”, concluiu.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • A 4ª edição do Boletim do CAU/RJ, referente ao último trimestre, já está disponível em nosso site! O boletim traz informações atualizadas sobre as ações e resoluções do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro ao longo de 2024. Para acessa-lo, visite o site do CAU/RJ, clique na aba “Notícias” e selecione “Boletim”. Cada edição está disponível em formato PDF, com o documento completo. Acesse o site para conferir a 4ª edição (outubro, novembro, dezembro).

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Em 2024, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) firmou 74 novas parcerias por meio de protocolos de intenções, acordos de cooperação, convênios e termos de apoio institucionais, com o objetivo de valorizar o profissional arquiteto e urbanista. Destas, 14 foram estabelecidas com prefeituras municipais, e outras 60 com entidades e instituições afins. As iniciativas decorrentes dessas parcerias visam combater o exercício ilegal da profissão, proteger a sociedade contra serviços de baixa qualidade, capacitar e atualizar profissionais, prestar orientações a pequenas empresas, atuar na assistência técnica à habitação de interesse social, além de incentivar o empreendedorismo, o networking, concursos e outras ações. Em 2025, o CAU/RJ planeja expandir ainda mais as parcerias e implementar diversas iniciativas voltadas para a valorização profissional e o estímulo ao mercado de trabalho. Confira a lista completa de prefeituras que firmaram parceria com o CAU/RJ em 2024: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Prefeitura Municipal de Rio das Ostras Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia Prefeitura Municipal de Três Rios Prefeitura Municipal de Areal Prefeitura Municipal de Vassouras Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul Prefeitura Municipal de Niterói Prefeitura Municipal de Magé Prefeitura Municipal de Cardoso de Moreira Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Silva Jardim Prefeitura Municipal de Itaocara

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) está modernizando os serviços oferecidos aos profissionais registrados. Até o final deste mês, será possível acessar a nova Carteira de Identidade Profissional (CIP), na modalidade Digital, um documento gratuito, prático e acessível, emitido de forma totalmente remota. A coleta biométrica será feita diretamente por meio de um aplicativo, eliminando a necessidade de deslocamentos. A Carteira Digital possui validade legal equivalente à versão física e atende a todas as exigências para o exercício da profissão. Em caso de dificuldades com órgãos ou empresas que demandem exclusivamente o documento físico, o CAU/BR orienta que os profissionais relatem a situação ao e-mail ria@caubr.gov.br para que medidas sejam tomadas. A emissão de carteiras físicas está temporariamente suspensa até a conclusão de um novo processo licitatório, que incluirá os dois formatos. Para obter o documento digital, os profissionais devem realizar um pré-cadastro no hotsite da Carteira Digital. O aplicativo estará disponível até o final de janeiro, permitindo que o documento seja gerado diretamente pelo celular. Quem já possui a carteira física com chip poderá continuar utilizando-a normalmente, mas também terá a opção de acessar a versão digital após o pré-cadastro. Para mais informações, leia a matéria na íntegra no site do CAU/RJ ou CAU/BR.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro foi destaque em matéria do jornal Correio da Manhã sobre alternativas de prevenção contra as fortes chuvas de verão, comuns nos meses de janeiro, fevereiro e março. O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, concedeu entrevista alertando sobre a falta de infraestrutura urbana para conter as enchentes: “Infelizmente, no Brasil, no Rio de Janeiro, quando acontecem fortes chuvas, há uma tragédia anunciada. Isso acontece porque é necessário realizar algumas ações que, lamentavelmente, não são feitas”. Exemplos de sucesso, como os “piscinões”, localizados nos bairros da Praça da Bandeira e da Tijuca, na Zona Norte do Rio, foram citados como alternativas para combater as enchentes recorrentes. Esses reservatórios armazenam as águas pluviais para evitar que as redes de esgoto sejam sobrecarregadas, prevenindo alagamentos. Ao longo da matéria, foram levantadas outras soluções para amenizar o impacto das chuvas na cidade. “Existem ações preventivas de manutenção e conservação das redes pluviais, como a limpeza de bueiros, algo que deve ser feito de forma contínua. É importante que esse trabalho seja realizado, inclusive, em tempo seco, com a limpeza dessas galerias”, afirmou Sydnei Menezes.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O CAU/RJ, representado pelo presidente Sydnei Menezes, foi destaque no site Tempo Real, que abordou os riscos que as chuvas de verão, comuns nos meses de janeiro a março, causam aos moradores do Rio de Janeiro. A falta de planejamento junto ao pouco investimento em urbanização e infraestrutura também foram pauta na matéria. “Infelizmente, no Brasil, no Rio de Janeiro, quando acontecem fortes chuvas, há uma tragédia anunciada. A ausência de políticas públicas permanentes é responsável pelo aumento absurdo de casos no estado do Rio de Janeiro, além da fragilidade ou negligência na fiscalização. Ações mais duras, conjuntas, de políticas públicas precisam ser implementadas. É um trabalho de formiguinha, demorado, mas é muito importante para evitar as tragédias anunciadas”, explicou Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Para amenizar o impacto das chuvas, há algumas soluções capazes de combater as enchentes recorrentes. “Existem ações preventivas de manutenção e conservação das redes pluviais, como a limpeza de bueiros, algo que deve ser feito de forma contínua. É importante que esse trabalho seja realizado, inclusive, em tempo seco, com a limpeza dessas galerias. É muito importante preparar a cidade com uma infraestrutura que possa recolher esse excesso de água antes de seu despejo nas redes pluviais e nos rios e córregos”, afirmou o Presidente do CAU/RJ.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O CAU/RJ, por meio do Edital de Patrocínio Cultural Ítalo Campofiorito, patrocinou a organização e catalogação do acervo físico pertencente ao Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB RJ). Essa ação, que incluiu também procedimentos de gestão, contribuiu para a preservação de um dos maiores acervos de arquitetura e urbanismo do Brasil, composto por aproximadamente 3 mil livros e 7 mil periódicos. "Desde que assumimos o CAU/RJ, a atual gestão vem atualizando todas as pendências administrativas que ficaram incompletas nas últimas gestões. Assim, com muita satisfação, anunciamos finalmente a implementação desta importante iniciativa do IAB RJ para organização de seu acervo, conforme resultado do Edital de Patrocínio 2023, divulgado dia 31 de julho daquele ano", afirmou o Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes. Preservar a memória arquitetônica é fundamental para garantir que o conhecimento registrado nos livros e nos projetos antigos seja transmitido para as futuras gerações de profissionais. Esse processo permite que os novos arquitetos e urbanistas compreendam as técnicas, estilos e soluções do passado, aplicando e aprimorando essas ideias no contexto contemporâneo. A Vice-Presidente do CAU/RJ Michelle Beatrice ressaltou a importância da ação para o Conselho: “Essa iniciativa reforça o compromisso da nova gestão do CAU/RJ com a preservação da memória arquitetônica e urbanística e fortalece os laços com entidades como o IAB RJ, garantindo que esse valioso acervo esteja acessível para as futuras gerações”. Neste primeiro estágio, as bibliotecárias estão se responsabilizando pela identificação e organização física dos livros, periódicos e documentos. O próximo passo será a ordenação e conferência de todo o material. A Conselheira Federal Leila Marques acredita que esta ação irá beneficiar futuras gerações: "Um documento mal guardado é um documento perdido. O mesmo se aplica a livros, periódicos e demais documentos. Todos que estão guardados no IAB RJ fazem parte da memória nacional da nossa Arquitetura e Urbanismo, sendo fundamental a sua catalogação para que novas gerações possam consultar, pesquisar e se informar. Trabalho, portanto, fundamental que tem conceito similar ao do projeto Memória Fluminense que desenvolveremos ao longo de 2025".

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • COMUNICADO IMPORTANTE Prezados profissionais e usuários, O WhatsApp do CAU/RJ mudou. Agora, mais ágil e moderno para melhor atender aos arquitetos e arquitetas fluminenses e a toda a sociedade, a partir do dia 13 de janeiro de 2025. Experimente, use e incentive seus contatos a utilizarem o número (21) 3916-3600. Esse número dará acesso a todos os setores, particularmente ao Atendimento, à Fiscalização e à Dívida Ativa. Lá também estará disponível uma lista de perguntas frequentes para as dúvidas mais rápidas, com a opção de falar com um atendente. A partir dessa data, as solicitações, dúvidas e atendimentos deverão ser feitos por esse WhatsApp institucional. Salve em seus contatos, pois os outros números deixarão de existir. CAU/RJ ZAP: (21) 3916-3600. Importante: o número da Central de Atendimento para ligações, (21) 3916-3925, não será alterado. Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CAU/RJ)

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O CAU Lab é um Projeto de Pré-incubação, a ser realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da plataforma digital com material didático e metodologia de aplicação de conteúdo exclusivo, denominada TXM Business, com vistas a transformar ideias de profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo em negócios rentáveis e inovadores. Siga o passo a passo de inscrição e participe do CAU Lab, o programa que pode levar sua proposta ao próximo nível 1- Acesse o site caubr.gov.br/caulab/ 2- Inscreva-se! Complete os campos sobre sua ideia e equipe com os dados solicitados; 3- Baixe o PDF de inscrição. Ao finalizar a inscrição, você receberá uma mensagem eletrônica para o email cadastrado, contendo um formulário de inscrição em formato PDF. 4- Formalize sua inscrição. Inclua o PDF gerado no SICCAU/PROTOCOLO. 5- Pronto! Agora é só aguardar o resultado e começar a jornada para transformar sua ideia em realidade.   Inscrições até dia 9/02/2025.

    CAULAB

    CAULAB

    https://caubr.gov.br

  • Essa novidade chegou para te ajudar e muito, arquiteto!😌 Nosso Programa Anuidade Zero te permite pagar anuidade e taxas através de pontos Livelo. O programa foi criado para ajudar você nas finanças, oferecendo mais flexibilidade e economia. Além disso, você ainda terá várias outras vantagens no nosso Clube de Benefícios, em breve. Quer saber mais? Acesse https://lnkd.in/d6bjweVm e entenda. #CAURJ #Arquiteto #Urbanista #AnuidadeZero #ClubeDeBeneficios

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Páginas semelhantes