Fecomércio Ceará

Fecomércio Ceará

Serviços combinados para apoio a edifícios

Fortaleza, Ceará 3.658 seguidores

Presença que faz diferença.

Sobre nós

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará é a representação da maior esfera econômica do Estado e defende os interesses de um segmento da economia que, segundo dados do IBGE, responde por 62,5% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento. Criada e mantida pelos empresários do comércio, a Fecomércio-CE tem em sua base 35 sindicatos patronais, representando cerca de 150 mil empresas na Capital e no Interior. Administra o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). A Fecomércio tem como papel orientar, coordenar e representar legalmente os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Presente nos 184 municípios cearenses, seja com unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa privada e pública, está em constante transformação para melhorar o desempenho, inovar e garantir a sustentabilidade das empresas do Ceará. Além disso, atua para oferecer aos associados e empresários do segmento, produtos, serviços e convênios através do Cartão do Empresário, que ajuda na saúde financeira das empresas.

Setor
Serviços combinados para apoio a edifícios
Tamanho da empresa
1.001-5.000 funcionários
Sede
Fortaleza, Ceará
Tipo
Empresa privada
Fundada em
1948

Localidades

  • Principal

    Rua Pereira Filgueiras, 1070 - Aldeota

    Fortaleza, Ceará 60160-150, BR

    Como chegar

Funcionários da Fecomércio Ceará

Atualizações

  • Alunos do Senac Iguatu garantem 3º lugar em projetos de invenção na Feira do Conhecimento Três alunos do Senac Iguatu foram premiados na Feira do Conhecimento (FdC), evento para popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios, realizado pelo Governo do Ceará, por meio Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e com patrocínio do Sistema Fecomércio. O evento, que já está na sua 8ª edição, aconteceu de 21 a 23 de novembro, reunindo temas como Inteligência Artificial e Desigualdade, Sustentabilidade e Agricultura Familiar. Os alunos do Senac participaram da arena Poptech, do Salão do Inventor, e competiram com os 20 melhores projetos de inovação e tecnologia do Ceará. Thialita Emyle Feitosa Fernandes, Maycon Dantas de Oliveira e Diego Uchôa de Lima conquistaram o 3º lugar. Eles apresentaram o projeto Rota Sagrada: Fé, Inclusão e Tecnologia, que visa tornar os pontos turísticos de Iguatu mais acessíveis para pessoas cegas ou com deficiência visual, proporcionando uma experiência autônoma e segura por meio de três ferramentas inovadoras: Bengala Mira 360 Graus, Roteiro Impresso em Braille e o Sistema de Guia Áudio. Os alunos realizaram o curso de Operador de Turismo Receptivo. De acordo com a gerente do Senac Iguatu, Liduina Bezerra, a premiação foi um reconhecimento significativo que validou o trabalho em nível estadual, afirmando que essa conquista abriu portas para melhorias e possíveis investimentos no projeto. “Acredito que a importância dessa premiação é o destaque do Senac a nível de Estado, por meio desses alunos, o que rendeu ainda um convite para participar do programa Jovem Senador, uma iniciativa que promove a divulgação de práticas de cidadania”, pontuou Liduina. Ela também informou que os alunos ganharam uma mentoria especializada para o desenvolvimento do desenho industrial e o aperfeiçoamento da Bengala Mira 360 Graus, que possui um sensor e avisa, por meio de sinal sonoro, os obstáculos, oferecendo mais segurança para o deslocamento dos visitantes. O projeto já conquistou espaço no maior evento de inovação do Ceará, o Siará Tech Summit, e no Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza. A Rota Sagrada será apresentada, ainda, na 8ª edição do Congresso Internacional de Turismo, na Serra Gaúcha; no III Congresso de Ensino em Redenção, e em encontro na Serra da Ibiapaba.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e do Senac, participa da edição 2024 do Siará Tech Summit. Realizado pelo Sebrae Ceará, é uma das principais iniciativas de inovação e tecnologia do Norte e Nordeste. O presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, participou nesta quarta-feira, 23, da abertura do evento que segue até o dia 25, no Centro de Eventos do Ceará. Em sua fala, Luiz Fernando destacou as iniciativas que o Sistema Fecomércio leva ao evento como ferramentas de realidade virtual, inteligência artificial, podcsast e cubos de realidade aumentada. O stand conta ainda com oficinas, exposição e venda de livros por meio do Senac, além de informações sobre a Credencial Sesc, as atividades que a Instituição oferece, com foco nos serviços oferecidos pela Clínica Sesc Saúde. “Será um momento bem oportuno para troca de informações. Afinal, a tecnologia desempenha um papel significativo na educação, podendo ser utilizada para facilitar o processo de aprendizagem, melhorar a qualidade da educação e proporcionar novas oportunidades para os alunos e professores”, pontuou Luiz Fernando. O Presidente do Sistema ressaltou que para além da educação, acompanhar os avanços tecnológicos ajuda também a dar orientações mais assertivas aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo sobre investir em metodologias e equipamentos que auxiliem seus negócios. “Por isso, participar do maior evento de inovação do Estado permite nos atualizar sobre novas soluções tecnológicas e aprender ainda mais, levando para o Sesc, Senac e Fecomércio essa bagagem, ao mesmo tempo em que apresentamos ao público o que o Sistema Fecomércio possui nessa área”, complementa. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará e vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, destacou a importância do encontro para o ambiente de negócios do Ceará. Ele também aproveitou para agradecer os parceiros que contribuíram para a realização do Siará Tech Summit, citando o Sesc e o Senac. O Siará Tech Summit acontece das 14h às 22h. O evento é gratuito e para participar basta se inscrever no site.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac, participa da 21ª edição da Feira de Materiais e Produtos Ópticos (Fenóptica), que acontece de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. O evento reúne palestrantes e expositores na maior feira de óptica do Nordeste, que proporciona ao público novidades das grandes marcas, as mais recentes inovações tecnológicas e todos os tipos de lente. No stand do Sistema Fecomércio, o Sesc disponibilizará serviço de massagem relaxante (cadeira quick massagem) e informações sobre os serviços da nova clínica Sesc Saúde. Já o Senac vai apresentar seu portfólio de cursos da Saúde, incluindo o novo título de Técnico em Massoterapia, situações de aprendizagem envolvendo instrutores e alunos do curso Técnico em Óptica, e soluções em Saúde, além de proporcionar uma experiência imersiva com uso de óculos de realidade virtual por meio dos vídeos dos laboratórios de Óptica e Massoterapia. O presidente do Sistema Fecomércio, em exercício, Luiz Fernando Bittencourt e o diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, também farão uma palestra, na sexta-feira, 25, a partir das 17h30, com o tema “O Sistema Fecomércio e os impactos positivos em relação a organização do setor óptico e a saúde da visão”. “Eventos como a Fenóptica são uma grande vitrine para quem participa, por isso é tão importante para o Sistema Fecomércio Ceará estar presente, por ser uma oportunidade de mostrar ao público as ações que o Sesc e o Senac realizam no Ceará por meio das diversas áreas de atuação”, destaca Luiz Fernando. A Fenóptica reúne empresários e profissionais do setor óptico, em busca da realização de grandes negócios e conhecimentos tecnológicos e científicos. O evento também conta com a participação da indústria, fabricantes e grandes representações de óculos solares, armações, maquinários, equipamentos, lentes de contatos, acessórios e afins. A Feira acontece das 14h às 21h. Para participar, basta se inscrever no site do evento. É gratuito.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Pesquisa da Fecomércio Ceará aponta que Confiança do Consumidor atinge o melhor resultado do ano em outubro O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Fortaleza registrou em outubro de 2024 o melhor desempenho do ano, alcançando 124,7 pontos. Esse valor representa um crescimento de 3,3% em relação ao mês anterior, quando o índice marcou 120,7 pontos. O resultado sinaliza uma melhora na percepção da situação econômica atual e aponta para um aumento do potencial de consumo nos últimos meses do ano. Segundo a pesquisa realizada pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), esse avanço foi impulsionado pelo crescimento dos dois principais componentes do ICC. O Índice de Situação Presente (ISP) teve alta de 57%, subindo de 112,1 pontos em setembro para 118,4 em outubro. Já o Índice de Expectativas Futuras (IEF) registrou um aumento de 19%, alcançando 128,9 pontos. Além disso, 58,1% dos consumidores de Fortaleza consideram este um bom momento para a compra de bens duráveis, especialmente entre o público feminino, jovens de 18 a 24 anos e pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários-mínimos. A pesquisa também revela expectativas otimistas com o futuro financeiro, que 77,8% dos consumidores avaliam sua situação financeira atual como melhor ou muito melhor em comparação ao ano anterior, enquanto 86,4% esperam que sua condição financeira melhore nos próximos 12 meses. Sobre o cenário econômico nacional, 65,1% dos entrevistados acreditam na melhora da economia nos próximos doze meses, apoiados na recente recuperação do mercado de trabalho e no crescimento do PIB. A intenção de compra cresce em relação à intenção de compra, o índice apresentou um crescimento de 5,8 pontos percentuais, passando de 36,8% em setembro para 42,6% em outubro. No entanto, esse número permanece abaixo dos 43,6% registrados no mesmo período de 2023. O valor médio das compras está estimado em R$ 623,19, com itens como geladeiras (16,6%), vestuário (16%), televisores (14,8%), móveis (14,6%), máquinas de lavar roupa (10,9%), sendo os mais procurados pelos consumidores. A pesquisa reflete um cenário de otimismo, apontando para um fim de ano com maior dinamismo no consumo e confiança renovada no ambiente econômico brasileiro.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Páginas semelhantes