Hoje nos despedimos de Agnes Keleti, uma mulher que foi muito mais que uma lenda do esporte: uma #sobrevivente do Holocausto, símbolo de resiliência e a #campeã olímpica mais velha da história. Nascida em Budapeste, Keleti enfrentou a perseguição nazista e superou os horrores da Segunda Guerra Mundial. Mesmo nas condições mais adversas, treinou em segredo e fez da ginástica sua porta para o mundo. Com 10 medalhas olímpicas — incluindo 5 de ouro —, conquistadas após os 30 anos, sua trajetória inspira gerações até hoje. Após se aposentar, escolheu #Israel como seu lar, onde continuou a contribuir para o #esporte e a educação. Seu legado vai muito além das arenas. É uma lembrança poderosa de que #coragem, #força e humanidade podem triunfar mesmo nos momentos mais sombrios. Que sua memória seja uma bênção para sempre!
Federação Israelita do Estado de São Paulo - Fisesp
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
São Paulo, SP 5.177 seguidores
JUNTOS FAZEMOS MAIS
Sobre nós
A Fisesp tem como missão fortalecer o judaísmo e promover o desenvolvimento da vida judaica no Estado de São Paulo, representando a comunidade judaica e assegurando a continuidade de seus valores, de suas tradições, dos princípios democráticos e do pluralismo.
- Site
-
www.instagram.com/federacaosp/
Link externo para Federação Israelita do Estado de São Paulo - Fisesp
- Setor
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Tamanho da empresa
- 11-50 funcionários
- Sede
- São Paulo, SP
- Tipo
- Sem fins lucrativos
- Fundada em
- 1946
- Especializações
- Política e representação, Segurança Comunitária, Educação, Juventude, Inclusão Social, Cultura Judaica, Liderança, Empoderamento Feminino, Combate à discriminação de todo tipo, Israel, Sionismo, Comunidade Judaica, Combate ao Antissemitismo e Formação de redes
Localidades
-
Principal
Rua dos Pinheiros 498
São Paulo, SP 05422-000, BR
-
São Paulo, BR
Funcionários da Federação Israelita do Estado de São Paulo - Fisesp
Atualizações
-
Ao celebrarmos o início de 2025, refletimos sobre a recente passagem do Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, que nos convidou à renovação espiritual e à esperança. Agora, com o calendário gregoriano nos brindando com um novo começo, unimos essas celebrações em um desejo profundo de #paz. Em meio aos grandes desafios enfrentados por #Israel, renovamos nossa fé na capacidade de #superação e na busca incessante por soluções que tragam alívio e dignidade a todos os afetados. Que este novo ano seja marcado por boas notícias, avanços significativos, e, sobretudo, por um compromisso renovado com a paz e a justiça social. A Federação Israelita do Estado de São Paulo - Fisesp deseja a todos um ano repleto de #saúde, realizações e esperança renovada. Que possamos, juntos, construir um futuro mais harmonioso.
-
450 dias desde o fatídico dia 7 de outubro de 2023. 4️⃣5️⃣0️⃣ dias que 1️⃣0️⃣0️⃣ reféns estão sendo mantidos pelos terroristas palestinos do Hamas, financiados pelo Irã, em Gaza. 4️⃣5️⃣0️⃣ dias de corações partidos, esperando pela liberdade deles. 💔🎗️ #LibertemOsReféns #BringThemHomeNow
-
Em um momento repleto de #emoção e significado, 100 sobreviventes do Holocausto participaram de uma cerimônia #especial no Muro das Lamentações em Jerusalém, Israel, no último domingo, 29, para acender a quinta vela de Chanuká. “Nossa missão, como sobrevivente, é compartilhar nossas histórias e educar as próximas gerações, para que as lições do passado nunca sejam esquecidas”, declarou Miriam Greiber, uma das participantes do evento. Com o tema "Unidade e Esperança", a cerimônia deste ano trouxe uma mensagem poderosa após os desafios recentes enfrentados por Israel e o crescimento global do antissemitismo. A cerimônia, que fez parte da Noite Internacional dos Sobreviventes do Holocausto, simboliza a resiliência do povo #judeu e o triunfo da luz sobre a escuridão. Greg Schneider, vice-presidente da Claims Conference, destacou: "Os sobreviventes do Holocausto são uma luz para o mundo. Eles nos ensinam o verdadeiro significado de força e coragem, inspirando gerações com sua resiliência e esperança." Lembre-se: cada vela acesa não é apenas um símbolo, mas um lembrete de que a luz sempre prevalece, mesmo nos momentos mais sombrios.
-
Hoje, na sexta noite, celebramos a #alegria e as #brincadeiras que fazem parte de #Chanuká. Vamos girar o Sevivon e compartilhar sorrisos! #Alegria #Chag Sameach!
-
Na segunda noite de #Chanuká, lembramos a #coragem e a #fé dos Macabeus que lutaram pela #liberdade religiosa. Que possamos nos inspirar em sua bravura.
-
A festa de Chanuká não é só sobre acender a chanukiá, mas também sobre manter viva uma rica tradição gastronômica que conecta gerações. Você sabia que os #alimentos fritos, como os deliciosos latkes e sufganiyot (sonhos), simbolizam o #milagre do óleo? Esse mesmo milagre que manteve a menorá do Templo acesa por oito dias quando o óleo disponível era suficiente para apenas um. O chef Breno Lerner compartilhou na Revista Menorah um dos seus favoritos: “Chanuká para mim quer dizer Latkes. Adoro Latkes, faço-os o ano inteiro. Não existe melhor acompanhamento para carnes e peixes assados.” Receita para Chanuká: LATKES TRADICIONAIS DE BATATAS 1 cebola pequena, ralada (ralo fino) 3 batatas descascadas e raladas (ralo grosso) 3 colheres de sopa de farinha de trigo 2 ovos batidos sal e pimenta do reino à gosto 1/2 cálice de pinga Coloque a batata ralada em água suficiente para cobri-la e a pinga. Deixe por 10 minutos, escorra e esprema o mais que puder as batatas. Quanto mais secas, mais crocantes ficarão. Misture bem todos os ingredientes. Aqueça bastante óleo numa frigideira e, com uma colher grande, coloque porções da mistura para fritar. Com as costas da colher vá achatando as porções de maneira a dar-lhes forma. Frite bem de cada lado até começar a dourar ( +/- 4 minutos de cada lado) Escorra e seque num papel toalha e sirva acompanhado de creme azedo batido ou purê de maçã. A Federação Israelita do Estado de São Paulo - Fisesp deseja a todos um Chanuká iluminado e saboroso!
-
No começo da noite de hoje, 25, damos início a Chanuká, a Festa das Luzes, uma celebração de coragem, milagres e liberdade! Descubra a história dos Macabeus, o milagre do óleo que durou oito dias e as tradições que tornam essa festa tão especial. Acenda as velas, jogue o sevivon e celebre conosco! Compartilhe este vídeo e leve a mensagem de Chanuká para mais pessoas. Que as luzes desta noite iluminem o coração de todos! 🕎 A Federação Israelita do Estado de São Paulo - Fisesp deseja a todos Chag Chanuká Sameach!!