O Instituto Aliança marcou presença ontem, 9/12, no Seminário Proteja - Centro de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, evento promovido pela @sjdhbahia, em parceria com a Humana Brasil e o Unicef. A iniciativa reuniu representantes de diversas instituições do Sistema de Garantia de Direitos para fortalecer e alinhar as estratégias e os protocolos de atendimento de crianças, adolescentes e familiares vítimas ou testemunhas de violência. O atendimento segue os princípios da Lei 13.431/2017, que estabelece medidas preventivas, de assistência e proteção, promovendo a criação de centros especializados e o desenvolvimento de políticas públicas que garantam os direitos humanos do público infantojuvenil, com destaque para a escuta especializada.
Para Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança, investir na qualificação de profissionais é essencial para a eficácia desse trabalho:
“Acho importante seminários como esse para desconstruir a ideia de que o espaço físico, por si só, será suficiente para escutar todas as violências. É necessário investir incessantemente na qualificação dos profissionais em cada município, para que todos estejam aptos a acolher, realizar a escuta e encaminhar devidamente os casos.”
A palestra de abertura do Seminário de tema 'O direito de ser protegida', foi proferida pelo professor, pesquisador da Universidade de Brasília (UNB) e consultor da 'Childhood Brasil’ e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Benedito dos Santos.
Marcus Magalhães, consultor do IA e coordenador técnico da Associação Humana Brasil -, entidade responsável pela execução do Proteja -, encerrou a programação do seminário, apresentado as metodologia de trabalho do Centro.
Sobre:
📍 Aqui na Bahia, o Proteja - Centro Estadual de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência oferece um espaço de acolhimento e proteção, com uma equipe multidisciplinar qualificada e atendimento humanizado. O centro funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Américo de Sousa Gomes, 02, Saúde, Salvador.
📷 Cristiani Cardozo