Itaú Cultural

Itaú Cultural

Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental

São Paulo, SP 104.278 seguidores

Inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Sobre nós

O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Setor
Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental
Tamanho da empresa
51-200 funcionários
Sede
São Paulo, SP
Tipo
Sem fins lucrativos
Fundada em
1987

Localidades

Funcionários da Itaú Cultural

Atualizações

  • LEDA MARIA MARTINS | Poeta, dramaturga e professora, ela é a mais nova homenageada do Itaú Cultural! Com uma longa trajetória acadêmica, Leda Maria Martins possui estudos sobre o teatro, a performance, a literatura e as múltiplas manifestações das culturas da diáspora africana. Suas pesquisas são indispensáveis para a percepção da cultura brasileira e para o reconhecimento e a valorização da arte e dos saberes negros. Com uma curadoria de imagens, documentos e outros materiais, vamos mergulhar nesta multiplicidade que é Leda Maria Martins. 🗓️ “Ocupação Leda Maria Martins”, no Itaú Cultural  De 7 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025  A entrada é gratuita

  • MANIFESTO ANTROPÓFAGO 📜 Escrito por Oswald de Andrade no período do Modernismo e publicado na primeira edição da "Revista de Antropofagia", em 1928, o texto trouxe a ideia de que era preciso “devorar” o que havia de melhor nas influências estrangeiras a fim de criar uma identidade nacional autêntica e original. 👉 Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Na “Ocupação Oswald de Andrade”, em cartaz aqui no Itaú Cultural, você encontra o “Manifesto antropófago” e muitas outras contribuições do escritor para o movimento modernista brasileiro. Imagem: André Seiti #DescriçãodaImagem: Fotografia de uma das páginas do "Manifesto antropófago", com o título em destaque e três colunas de texto embaixo. Com a imagem, os textos "Você sabia", "Para conhecer ou relembrar" e "O 'Manifesto antropófago", de Oswald de Andrade".

    • Fotografia de uma das páginas do "Manifesto antropófago", com o título em destaque e três colunas de texto embaixo. Com a imagem, os textos "Você sabia", "Para conhecer ou relembrar" e "O 'Manifesto antropófago", de Oswald de Andrade".
  • Itaú Cultural compartilhou isso

    Quase todos os brasileiros consumiram cultura em 2024! 📝 Os dados são da quinta edição da pesquisa “Hábitos culturais”, realizada pelo Observatório Fundação Itaú em parceria com o Datafolha. Ouvir música e assistir a filmes e séries são as atividades mais populares no ambiente on-line, enquanto eventos ao ar livre e shows de música lideram entre as opções presenciais. “Como era de se esperar, o consumo de produtos culturais digitais hoje é predominante, mas também observamos muito positivamente um crescimento do público nas atividades presenciais”, diz Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. 👉 Leia a quinta edição de “Hábitos culturais” em https://lnkd.in/d63ueRpd. #Consumo #HábitosCulturais #Pesquisa #Datafolha #Cultura #Streaming

  • Confira os resultados da nova edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”! 👇

    Ver página da empresa de Fundação Itaú, gráfico

    17.275 seguidores

    Mais da metade dos brasileiros não lê livros. 📚 É isso que a nova edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” descobriu. Uma iniciativa do Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú, o levantamento apresenta um raio X da relação do brasileiro com o livro e avalia o comportamento, a faixa etária e a escolaridade dos leitores no país. Os resultados revelam que houve uma redução de 6,7 milhões de leitores. 🖱️ Leia a pesquisa completa em https://lnkd.in/e_SmGrmy. #FundaçãoItaú #Pesquisa #Leitura #Literatura #HábitosdeLeitura #Educação

  • O JORNALISTA OSWALD DE ANDRADE 📜 De 1909 até o fim da vida, Oswald de Andrade exerceu ofício de jornalista. Ele começou no “Diário Popular” e, em 1912, criou o jornal “O Pirralho”, no qual escreveu como cronista e repórter de espetáculos teatrais. O primeiro texto que Oswald assinou como jornalista, porém, foi “A exposição de Anita Malfatti”, publicado no “Jornal do Commercio”, em 11 de janeiro de 1918, um dia após o término da mostra. Nele, escreveu: “Numa pequena nota cabe apenas o aplauso a quem se arroja a expor no nosso pequeno mundo de arte pintura tão pessoal e tão moderna”. Já em 1931, ao lado de Patrícia Galvão, a Pagu, Oswald criou o jornal “O Homem do Povo”, em um momento de maior engajamento político. Entre tantos veículos e fases, ele nunca parou de desenvolver seu lado jornalista. “Como poucos, eu conheci as lutas e as tempestades. Como poucos, eu amei a palavra liberdade e por ela briguei”, refletiu Oswald no fim de sua vida. 👉 Curtiu esse assunto? Na “Ocupação Oswald de Andrade”, em cartaz aqui no Itaú Cultural, você conhece mais sobre o autor por meio de fotografias, áudios, cadernos de memória, depoimentos e objetos pessoais. 👉 A publicação "O Oswaldo" está disponível gratuitamente no Itaú Cultural e no Issuu https://bit.ly/3CB7t4L Imagem: André Seiti #DescriçãodaImagem: Fotografia da publicação "O Oswaldo", da "Ocupação Oswald de Andrade", que destaca, na capa, a ilustração de um homem digitando em uma máquina de escrever. Com a imagem, o texto "Oswald de Andrade, o jornalista".

    • Fotografia da publicação "O Oswaldo", da "Ocupação Oswald de Andrade", que destaca, na capa, a ilustração de um homem digitando em uma máquina de escrever. Com a imagem, o texto "Oswald de Andrade, o jornalista".
  • NOVA EXPOSIÇÃO 🧵 O que é moda para você? Nova exposição do Itaú Cultural, “Artistas do vestir: uma costura dos afetos” propõe reflexões a partir da moda que existe muito além das vitrines e passarelas. Reunindo o trabalho de mais de 70 artistas brasileiros para compor uma poética do tecer inventiva e bela, a mostra também é um convite a que se entenda o ateliê não apenas como um lugar de criação, mas como parte da própria criação. 🗓️ “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”, no Itaú Cultural  De 27 de novembro de 2024, às 19h30, a 23 de fevereiro de 2025. A entrada é gratuita.

  • OCUPAÇÃO OSWALD DE ANDRADE 📜 A homenagem ao poeta, romancista, dramaturgo, jornalista e filósofo já está em cartaz e queremos saber o que você gostaria de saber sobre a mostra e sobre Oswald! 🗓️ “Ocupação Oswald de Andrade”, no Itaú Cultural  Até 23 de fevereiro de 2025  Entrada gratuita

    Este conteúdo não está disponível aqui

    Acesse este conteúdo e muito mais no aplicativo do LinkedIn

  • Ver página da empresa de Itaú Cultural, gráfico

    104.278 seguidores

    MESTRADO NO CEARÁ 📘 Você está procurando uma pós-graduação na área de gestão cultural? Conheça o “Mestrado profissional em administração e controladoria – turma em gestão cultural”! O programa integra aspectos da gestão cultural e das áreas de administração e controladoria, abordando temas como políticas culturais, economia criativa e produção das artes. Ao todo, a formação tem duração de dois anos, com aulas híbridas a partir de março de 2025. Os encontros presenciais serão na sede da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE). 👉 Leia o edital completo em https://lnkd.in/djgfVhsw. 👉 INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 3 DE JANEIRO DE 2025. Uma parceria entre a Fundação Itaú e a UFC. Imagem: Ilustração gerada por IA: Shutterstock, 2024 #DescriçãodaImagem: Ilustração gerada por inteligência artificial (IA) que destaca uma mulher negra, de cabelos pretos, trançados e presos em um coque, olhando para o teclado do computador enquanto digita. Ela veste uma camisa jeans. Com a imagem, detalhes em azul nas bordas e os textos “Novo curso!”, “Turma em gestão cultural - mestrado profissional em administração e controladoria”, com os logotipos da Escola Fundação Itaú, da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação Em Administração E Controladoria (PPCA) e do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

    • Ilustração gerada por inteligência artificial (IA) que destaca uma mulher negra, de cabelos pretos, trançados e presos em um coque, olhando para o teclado do computador enquanto digita. Ela veste uma camisa jeans. Com a imagem, detalhes em azul nas bordas e os textos “Novo curso”, “Turma em gestão cultural - mestrado profissional em administração e controladoria”, com os logotipos da Escola Fundação Itaú, da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação Em Administração E Controladoria (PPCA) e do Instituto de Cultura e Arte (ICA).
  • REVISTA, PALESTRAS E TEATRO 📕 Participe da comemoração dos 10 anos da revista "Legítima Defesa", com o lançamento de seu quinto número, aqui no Itaú Cultural! A programação também inclui rodas de conversa, “pílulas poéticas” e a apresentação do espetáculo "À sombra da goiabeira". 🎭 quinta | 21/11 | 20h 10 anos da revista "Legítima Defesa", com edição especial Bate-papo com Miguel Arcanjo, Sidney Santiago Kuanza e Soraya Martins Pílulas poéticas com Grupo Clariô e Cia. Os Crespos sexta | 22/11 | 20h Bate-papo com Ângelo Flávio, Mônica Santana e Nabor Jr. Pílulas poéticas com Mônica Santana e Ymoirá Micall sábado | 23/11 | 20h Bate-papo com Anderson Feliciano e Lucelia Sergio Homenagem a Lizette Negreiros, com Cintia Alves domingo | 24/11 | 19h Espetáculo "À sombra da goiabeira" 🎫 Reserve o seu ingresso na plataforma Inti: https://bit.ly/3bYynSm. Imagens: Rodrigo Kenan. Colagem com imagens de arquivo do Teatro Experimental do Negro (TEN) #DescriçãodasImagens: Carrossel com três imagens. Na primeira, uma montagem gráfica com figuras em vermelho e preto, e textos em roxo e preto. Com a imagem, os textos “Acontece no IC”, “Lançamento 'As crespas' edição especial – 'Legítima Defesa' 10 anos” e “De 21 a 24 de novembro, no Itaú Cultural”. Na segunda imagem, uma nova montagem gráfica e, na terceira, informações sobre a fila de espera.

    • Montagem gráfica, do designer Rodrigo Kenan, com figuras de pessoas negras em vermelho e preto, e textos em roxo e preto. Com a imagem, os textos “Acontece no IC”, “Lançamento 'As crespas' edição especial – 'Legítima Defesa' 10 anos” e “De 21 a 24 de novembro, no Itaú Cultural”.
    • Montagem gráfica, do designer Rodrigo Kenan, com formas geométricas. Sobre um fundo branco, de maneira abstrata, há um palco em vermelho e uma grade em preto. Com a imagem, os textos “Para o lançamento da revista, o Itaú Cultural traz uma semana cheia de eventos especiais, com rodas de conversa, 'pílulas poéticas' e um espetáculo teatral" e “Confira a programação completa e garanta seu ingresso gratuito em itaucultural.byinti.com”.
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites. Esse trio de mulheres potentes, as novas titulares da Cátedra Olavo Setubal, vem se destacando em campos diversos, como arte, educação e antropologia. Juntas, elas lideram o projeto “Caminho da cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas”, que tem como foco os saberes e fazeres dessas mulheres e, a partir de experiências diversas, promove ações que contribuam para um diálogo entre a universidade e os povos originários. As três conversaram com o Itaú Cultural (IC) sobre o projeto, mas também sobre suas pesquisas, seus objetivos e suas crenças. “Por sermos mulheres, resolvemos trazer a questão do saber e do conhecimento das mulheres como algo para ser compartilhado, dialogado, pesquisado”, diz Arissana Pataxó. 🖱️ Leia as entrevistas completas no site do IC!  Arissana Pataxó: https://lnkd.in/dET8R3ir. Francy Baniwa: https://lnkd.in/dUYPDYVs. Sandra Benites: https://lnkd.in/dZCFAQNN. Imagem: Leonor Calasans/IEA-USP #DescriçãodaImagem: Sandra Benites, Arissana Pataxó e Francy Baniwa estão, uma ao lado da outra, diante de uma parede com a pintura de um morro com casas brancas em estilo colonial. Com a imagem, os textos "A valorização dos saberes e das tradições das mulheres indígenas" e "Por Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites".

    • Sandra Benites, Arissana Pataxó e Francy Baniwa estão, uma ao lado da outra, diante de uma parede com a pintura de um morro com casas brancas em estilo colonial. Com a imagem, os textos "A valorização dos saberes e das tradições das mulheres indígenas" e "Por Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites".

Páginas semelhantes

Visualizar vagas