A primeira edição do nosso Boletim Mensal de Monitoramento da Inflação dos Alimentos no Brasil foi destaque na coluna Radar, da revista VEJA. Lançado esta semana, o boletim mostra que a inflação de alimentos, que chegou a 7,69% em 2024, pode aumentar o riscode insegurança alimentar, especialmente entre famílias de baixa renda e grupos vulnerabilizados. Nosso objetivo com este material é promover debates e monitorar o tema, incentivando a construção de políticas públicas que assegurem o direito humano à alimentação adequada (DHAA). Confira mais detalhes na coluna e acesse o boletim completo em nosso site: https://lnkd.in/dBmiDXGR
Pacto Contra a Fome
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
São Paulo, SP 5.562 seguidores
Todos contra a fome e o desperdício de alimentos.
Sobre nós
Somos um movimento suprapartidário e multissetorial que tem como missão combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos.
- Setor
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Tamanho da empresa
- 11-50 funcionários
- Sede
- São Paulo, SP
- Tipo
- Sem fins lucrativos
- Fundada em
- 2023
Localidades
-
Principal
São Paulo, SP, BR
Funcionários da Pacto Contra a Fome
-
Vânia Neves
CIO | CTO | Board Member | Technology & Innovation Executive | Digital Transformation | Diversity, Equity and Inclusion
-
Claudia Pagnano
Independent Board Member
-
Sulamita Santana
Comunicação Estratégica | Pesquisa de Mercado | Moderação | Planejamento | Gestão de Conhecimento | Impacto Social
-
Daniel Corral
Gestão de Produtos Digitais/ Empreendedorismo/ Inovação
Atualizações
-
Você já deve ter ouvido falar sobre a inflação e a alta do preço dos alimentos por aí – o IBGE divulgou o número atualizado desse aumento. O ano de 2024 apresentou um cenário inflacionário desafiador no setor de alimentos, com preços em dezembro 7,69% superiores aos observados em janeiro do mesmo ano. Mas por que isso importa para a segurança alimentar no Brasil? Neste carrossel, explicamos de que forma o preço dos alimentos impacta o acesso da população a eles. Além disso, preparamos um boletim com os dados divulgados pelo IBGE. Este material é um esforço do Pacto Contra a Fome em monitorar o assunto e contribuir para uma melhor compreensão do impacto da inflação alimentar no cotidiano das famílias brasileiras. Nosso objetivo, ao produzir esse material mensal, é promover debates e garantir o monitoramento social sobre o tema, fomentando uma agenda de políticas públicas que assegurem o direito humano à alimentação adequada (DHAA). Para ler o conteúdo completo, baixe o documento em PDF abaixo.
-
O diagnóstico sobre a situação da insegurança alimentar no Pará e no Maranhão é um marco! Ele foi nossa primeira entrega nos projetos em parceria com os governos do Pará (SEASTER) e do Maranhão (Governo do Maranhão), e agradecemos à Falconi (Falconi) e à Vale (Vale) pela parceria neste processo. Confira, no carrossel, como o diagnóstico vai nos ajudar a desenvolver soluções eficazes para o combate à insegurança alimentar no Pará e no Maranhão.
-
O Pará é um dos estados mais afetados pela fome do país: 9,5% dos domicílios paraenses estão em situação de insegurança alimentar grave, e a região possui o maior percentual de pessoas passando fome proporcionalmente entre os estados brasileiros. Por isso, estamos atuando junto à Secretaria Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará (SEASTER) fortalecendo as políticas públicas de segurança alimentar no território. O projeto conta com apoio técnico e financeiro da Vale. Hoje, a Leticia Luz, nossa articuladora no estado, veio contar mais detalhes sobre o trabalho por lá e os resultados que esperamos alcançar. Confira e continue nos acompanhando por aqui para ver o andamento desse projeto!
-
O #tbt de hoje vai para a nossa ida ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP. Em dezembro, nosso time participou de uma visita guiada conduzida pelo curador Matheus de Andrade, que apresentou detalhes sobre obras de artistas como Abdias Nascimento, Tarsila do Amaral, Claude Monet, Vincent van Gogh, Benedito José Tobias, Cândido Portinari, Pablo Picasso, Sandra Gamarra, Kaj Osteroth & Lydia Hamann e o coletivo Guerrilla Girls. O propósito? Além de prestigiar um dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo, foi uma forma de nos conectarmos como equipe fora do escritório.
-
Começamos o ano com uma ótima notícia! O Pacto Contra a Fome foi um dos destaques do relatório do Thünen Institute, “Collaboration Initiative Food Loss and Waste launched at MACS-G20”. O documento apresenta atualizações sobre a agenda global de Perda e Desperdício de Alimentos (Food Loss and Waste) e busca compartilhar conhecimento e experiências, além de convidar países do G20, outras nações e partes interessadas a participarem de atividades conjuntas. Na página 15, o Prêmio Pacto Contra a Fome foi reconhecido como uma iniciativa de impacto, premiando iniciativas que promovem a segurança alimentar e desenvolvem soluções eficazes para reverter e reduzir o desperdício de alimentos. Além disso, o Pacto participou ativamente em dois temas estratégicos abordados no relatório: a atualização da estratégia intersetorial de redução de perdas e desperdícios de alimentos e o evento do MACS-G20, que reúne cientistas-chefes de agricultura das maiores economias globais. Essa menção foi possível graças à parceria com a Embrapa, que colabora diretamente com o Instituto Thünen e nos conectou ao MACS-G20. Em 2024, participamos de debates e workshops colaborativos que fortaleceram nossa presença na agenda global. Nosso agradecimento especial ao Gustavo Porpino, pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios e cofundador do Pacto, por viabilizar essa conexão e ampliar nossa visibilidade. Leia o relatório e fique por dentro dessa agenda!
-
Em setembro, realizamos uma campanha nacional para destacar o impacto do desperdício de alimentos no Brasil. Como parte dessa iniciativa, desenvolvemos folhetos informativos em colaboração com o artista visual Rafael Tomazi, distribuídos em shoppings de São Paulo. Os materiais foram desenvolvidos com a técnica de facilitação gráfica, que combina elementos visuais e dados, de forma a tornar o conteúdo mais acessível e envolvente. Confira no vídeo mais informações!
-
Em 2023, começamos a almejar um Brasil sem fome até 2030 e um país em que todas as pessoas estejam bem alimentadas até 2040. Em 2024, demos mais um passo nesse caminho, com um ano a menos para transformar esse sonho em realidade. Hoje, 2025 começa, e olhamos para trás com gratidão pelos avanços, mas com a consciência da urgência que nos move. Neste ano, vamos seguir reafirmando o compromisso do nosso manifesto:garantir um básico e essencial - o de se alimentar dignamente, realidade que ainda é negada a 64 milhões de pessoas. Contamos com seu apoio!
-
Chegou aquele momento de refletir no ano que passou. Em 2024 podemos dizer que avançamos na nossa missão: construir um Brasil sem fome até 2030 e garantir que todas as pessoas no país estejam bem alimentadas até 2040. Parcerias e ações estratégicas marcaram essa trajetória. Confira no vídeo como seguimos firmes nesse compromisso!
-
2024 foi um ano de avanços importantes. Esse caminho rumo a um Brasil sem fome em 2030 e bem alimentado em 2040 está sendo pavimentado por parcerias que cultivam esse sonho ao nosso lado. Agradecemos a todas pessoas e empresas pela confiança em nosso trabalho e por nos ajudarem a transformar ideias em ações concretas neste ano. No ano que vem, continuaremos juntos e juntas por todas as pessoas que ainda se encontram em insegurança alimentar em nosso país. Crédito da foto: Comunicação/MDA _____ Doadores financeiros: Ambev Ama, Ambipar, AZZAS 2154, B3, Estáter, Grupo Carrefour Brasil, Vale, Verde Asset Management, Bank of America, Instituto Assaí, Fundação Lemann, AVB - Aço Verde do Brasil, Cia. Hering, LCM Partners, Instituto Beja, Movimento Bem Maior, Sertrading, Instituto Nelson Wilians - INW Apoio estratégico: Instituto Península, Accenture, Africa, FS Executive Search, CESAR School, Fábrica de Ideias, Bonvicino & Barbosa Advogados Associados, Google Cloud Security, Instituto Capim Santo, EY, Integration Consulting, Loures, Mattos Filho, Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio, JCDecaux Brasil, Seta Public Affairs Solutions, XP Inc., KPMG Brasil, Fundação Dom Cabral