Quer saber como foi feita a Operação de Abertura da Junta de Dilatação Entre os Módulos 09 e 10 no Aqueduto Pitombeira em Apodi?
Para a operação de movimentação da estrutura, foram utilizados dois macacos hidráulicos, cada um com capacidade de abertura de pistão de 170 mm, em conjunto com um perfil metálico de reação. A carga limite estabelecida para o processo foi de 320 kgf/cm², sendo necessário aplicar apenas 220 kgf/cm² para deslocar a estrutura, que possui um peso total de 4.300 toneladas. A estrutura foi travada a jusante, utilizando-se os Strand Jacks e um perfil de reação, esse travamento foi essencial antes da execução da operação, pois havia o risco de, durante a aplicação da carga para a abertura da junta, a estrutura a jusante também se deslocar, o que não era desejado. A estabilização garantiu que apenas a parte necessária da estrutura fosse movimentada.
Passo a Passo da Operação:
1. Posicionamento topográfia: Os topógrafos foram alocados em 18 estações, do eixo 10 ao eixo 18, monitorando os deslocamentos dos pilares nos apoios A e B.
2. Posicionamento Colaboradores: A Equipe Protende ABS juntamente com a equipe da Álya Construtora foram posicionadas nos apoios para monitorar e ajustar as peças deslizantes conforme necessário.
3. Operação dos Macacos Hidráulico: O macaco hidráulico foi acionado para abrir a junta aplicando carga gradativamente, até alcançando a abertura desejada (10cm).
4. Travamento: Finalizada a operação manteve-se os macacos hidráulicos com carga (com intuito de manter a estrutura estática), só serão aliviado as cargas após a atividade de assentamento e grauteamento dos módulos nos aparelhos de apoio.
A capacidade de resolver problemas complexos no campo, sem comprometer a qualidade e a segurança da obra, é o que define a excelência no campo da engenharia.
Reprodução🎥: Luciano Freitas
#EngenhariaCivil #MovimentaçãoEstrutural #Hidráulica #ObrasDeInfraestrutura #concremat #ramaldoapodi #ProtendeABS