Será que é viável colocar painéis solares em qualquer tipo de telhado? E a resposta é, depende! Para cada tipo de material, seja telhados de metal, telha, cerâmica ou concreto, existe um suporte específico, e para isso precisamos considerar as questões estruturais do telhado como um todo. Por exemplo, a estrutura desse telhado precisa ser forte o suficiente para aguentar o peso das placas solares e apresentar espaço suficiente para comportar o número de módulos necessários. Além da estrutura e metragem, também devemos avaliar se essa área possui uma boa incidência solar. Isso porque, quando sombreado, pode haver uma queda na eficiência do sistema, reduzindo a geração de energia. “E se o meu telhado não conseguir comportar as placas?” Pode ficar tranquilo, em alguns casos é possível fazer essa instalação em estruturas diferentes, como paredes, garagens, varandas e até em espaços mais amplos, como em alguns terrenos. Aqui na TEM Energia, os nossos profissionais fazem todo um estudo de viabilidade técnica antes da instalação para garantir que tudo aconteça de forma segura e eficiente.
Tem Energia
Fabricação de semicondutores de energia renovável
Imbituba, Santa Catarina 15 seguidores
Soluções Energéticas Renováveis
Sobre nós
A TEM Energia é uma empresa especializada em geração de energia solar fotovoltaica. Atuamos no mercado de geração distribuída para empresas e residências com objetivo de oferecer a solução mais adequada aos nossos clientes. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e especializados, que nos permite oferecer a personalização de projetos com qualidade técnica e viabilidade econômica. Utilizamos produtos de alta qualidade com certificações nacional e internacional. Adotamos práticas de gestão e engenharia para garantir agilidade e eficiência no nosso trabalho em todas as fases do processo de venda e instalação de sistemas fotovoltaicos.
- Site
-
https://www.temenergia.eng.br
Link externo para Tem Energia
- Setor
- Fabricação de semicondutores de energia renovável
- Tamanho da empresa
- 2-10 funcionários
- Sede
- Imbituba, Santa Catarina
- Tipo
- Empresa privada
- Fundada em
- 2017
Localidades
-
Principal
Imbituba, Santa Catarina, BR
Funcionários da Tem Energia
Atualizações
-
Com certeza você já se perguntou qual é o melhor módulo solar. Bom, essa é uma dúvida muito comum, afinal, esse é um dos principais componentes de um sistema fotovoltaico, justamente o responsável por transformar a luz do sol em eletricidade. E, como nós classificamos isso? Usamos o indicador “Bankability”, onde uma empresa especialista faz um estudo envolvendo dados financeiros e capacidade de produção, para montar uma classificação entre C (alto risco) e AAA (alta lucratividade). Para você ter uma ideia, aqui na TEM Energia, nós trabalhamos com módulos considerados de alta performance, os AAA, dos fabricantes JA Solar, Jinko Solar e Logi Solar, e também com um BB, da DMEGC. Vamos entender melhor alguns dos critérios usados para avaliar o bankability dos fornecedores de módulos fotovoltaicos? Capacidade de produção: índice fundamental para atender a demanda do mercado. Histórico de desempenho: é avaliado a qualidade e confiabilidade dos módulos fornecidos anteriormente. Garantia e seguros: como garantias de desempenhos, produtos e seguros. Fornecedores com garantias sólidas, transparecem mais confiança. Saúde financeira: onde é analisado as finanças da empresa, incluindo sua estabilidade financeira, capacidade de pagamento de dívidas e até fluxo de caixa. Tudo isso porque empresas financeiramente sólidas apresentam maiores chances de cumprir com seus compromissos contratuais. Classificação de crédito: uma boa classificação de crédito indica menor risco de inadimplência Reputação do setor: essa avaliação inclui feedback de clientes, parcerias e reconhecimento na indústria.
-
Problemas causados pela má instalação da stringbox Uma instalação incorreta ou fora dos padrões pode trazer diversos problemas e riscos durante a geração de energia solar. Hoje nós queremos fazer um alerta relacionado a má instalação do stringbox. Vamos ver? Começando pelo arco elétrico, que pode ser causado na stringbox devido a uma má conexão dos cabos ou pelo uso de cabos que tenham a isolação comprometida. Para você ter uma ideia, quando isso acontece, há chances de incêndio, pois acontece um intenso aquecimento dos componentes. Outros problemas que podem acontecer é a inversão das polaridades dos cabos fotovoltaicos, que ocorre quando há troca dos polos das conexões; e a instalação da stringbox em um local exposto ao tempo, que pode facilitar a entrada de água da chuva e insetos, por exemplo, comprometendo a segurança dos circuitos elétricos. Aqui na TEM Energia, nossos profissionais são capacitados e qualificados para realizar todas as etapas da instalação do sistema de energia solar fotovoltaica de forma eficiente e seguindo todas as normas, garantindo bons resultados e segurança na geração de energia.
-
Vamos entender a importância do dimensionamento estrutural? O dimensionamento estrutural de suportes para painéis fotovoltaicos é um fator essencial para o sucesso e a longevidade de uma instalação. Isso porque, quando essa estrutura não é projetada adequadamente, os painéis podem ficar em uma posição onde não captam todo o potencial de luz solar, resultando em uma menor geração de eletricidade. Agora, pensando na segurança, quando esse dimensionamento estrutural não é bem planejado, ele pode não aguentar o peso dos painéis ou até mesmo não resistir às condições climáticas. Aqui na TEM Energia nós seguimos diferentes normas brasileiras e internacionais que garantem mais segurança, qualidade e eficiência para as nossas estruturas fotovoltaicas. São algumas delas: Normas brasileiras ABNT NBR 6123 – Forças devidas ao vento em edificações: estabelece os critérios para determinar as ações do vento atuantes nas estruturas considerando a localização geográfica da instalação, a altura e forma das edificações, incluindo as estruturas para painéis fotovoltaicos. ABNT NBR 14762 – Estruturas de Aço para Edifícios – Projeto e Execução: estabelece critérios técnicos para o cálculo de resistência e estabilidade das estruturas metálicas, considerando os esforços a que elas estarão sujeitas. ABNT NBR 8800 – Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios: fornece diretrizes detalhadas para o dimensionamento de perfis, conexões, soldas e fixações, levando em conta a natureza do aço como material estrutural. ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações: mesmo não sendo específica para estruturas fotovoltaicas, essa norma trata da fundamentação das estruturas e define os procedimentos adequados para a sua execução, incluindo os critérios de resistência do solo e a distribuição das cargas. Normas Internacionais EN 1990 (Eurocode 0) – Fundamentos do Projeto Estrutural: define os princípios gerais de projeto para estruturas em geral, incluindo estruturas fotovoltaicas, estabelecendo os requisitos básicos de desempenho, segurança e durabilidade que devem ser considerados no projeto. EN 1991-1-4 (Eurocode 1) – Ações em Estruturas – Parte 1-4: Ações Gerais – Ações de Vento: essa parte trata das ações do vento em estruturas, incluindo os cálculos de pressão e sucção do vento nas superfícies expostas. EN 1993-1-3 (Eurocode 3) – Projeto de Estruturas de Aço – Parte 1-3: Regras Gerais – Regras Suplementares para Estruturas de Chapas Finas e Perfis Formados a Frio: já essa parte fornece diretrizes específicas para o projeto de estruturas de aço, como suportes para painéis fotovoltaicos, considerando as características dos perfis formados a frio. EN 1999-1-1 (Eurocode 9) – Projeto de Estruturas de Alumínio – Parte 1-1: Regras Gerais – Regras para Estruturas Sujeitas a Fadiga: estabelece critérios para o projeto de estruturas de alumínio, levando em conta a fadiga, que é um aspecto importante em sistemas expostos ao ambiente externo.
-
Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar Com base em dados da Agência Internacional de Energias Renováveis, a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) divulgou uma apuração que mostra como o Brasil continua crescendo quando o assunto é a geração de energia solar. Além de continuarmos no top 10 do ranking global de capacidade operacional solar, o Brasil subiu para a sexta colocação, ficando atrás apenas de países como China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Índia. Essa classificação tem como base a potência adicionada até o fim de 2023, quando o nosso país registrou 37,4 GW entre usinas de geração distribuída e subiu duas posições nesse ranking. Ainda de acordo com a Absolar, os projetos realizados no ano passado representam mais de R$59,6 bilhões de novos investimentos, o que equivale a um crescimento de 49% em relação aos investimentos acumulados até o final de 2022. Já quando olhamos para os estados brasileiros, temos entre os primeiros colocados São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Santa Catarina aparece na sexta colocação, com 1334,4 megawatts de potência instalados.
-
A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica já é uma realidade em milhares de residências em todo o país. Mas, você sabia que cada vez mais empresas também têm procurado por esse modelo de geração de energia? Essa é uma decisão que pode gerar diferentes benefícios, muito além da economia. Vamos ver? 1. Economia Essa é uma das principais vantagens, já que a sua conta de energia elétrica vai reduzir consideravelmente, proporcionando a longo prazo uma grande economia. Claro que nem todas as empresas possuem um espaço viável para a implementação de um sistema que comporte toda a sua demanda, mas até mesmo instalações menores, podem gerar economias significativas. 2. Retorno do investimento Embora inicialmente você tenha que investir na aquisição do sistema, o retorno sobre investimento pode ocorrer em alguns anos, não necessariamente na entrada de dinheiro, mas sim evitando a saída dele, pois os custos com energia elétrica poderão ser reduzidos em até 80%. 3. Meio ambiente O cuidado da empresa com o meio ambiente também merece destaque, pois além de contribuir diretamente para a preservação da natureza, transmite uma imagem respeitável e consciente, fortalecendo sua empresa como um negócio sustentável. 4. Valorização do imóvel A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica pode tornar o imóvel mais atrativo, tanto para futuros compradores, quanto para possíveis inquilinos que se preocupam com a eficiência energética. 5. Durabilidade Os sistemas de energia solar têm uma vida útil longa e requerem pouca manutenção. Para se ter uma ideia, os painéis são projetados para suportar diferentes condições climáticas e podem durar vários anos. Ou seja, você pode desfrutar de todos esses benefícios, sabendo que o seu investimento é durável e confiável. Conte com quem entende do assunto para projetar o seu sistema, de forma que atenda às suas demandas energéticas. Conte com a TEM Energia!
-
Atualmente existem diferentes tipos de sistemas fotovoltaicos disponíveis, cada um deles busca atender a diferentes necessidades e cenários, que variam de acordo com a região e consumo de cada cliente, por exemplo: Sistema Fotovoltaico Residencial Esse sistema é projetado para atender à demanda de energia das residências. Normalmente, os painéis solares são instalados no telhado ou área externa, convertendo energia solar suficiente para suprir a necessidade de uma família. Os sistemas residenciais podem ser conectados à rede elétrica, permitindo que o excedente de energia seja injetado na rede e gerando créditos energéticos, ou podem ser sistemas isolados, onde a energia é armazenada em baterias para uso durante a noite ou em dias nublados. Existe ainda a possiblidade de compartilhar a energia gerada por um sistema residencial com outra unidade consumidora com o mesmo CPF ou CNPJ. Mas, é preciso que esse outro local esteja localizado na mesma área de atuação da Concessionária de energia. Sistema Fotovoltaico Comercial Este é feito para atender as empresas e comércios que têm uma demanda maior de energia. Eles podem ser de diferentes tamanhos, e variam dependendo da necessidade. Também podem ser conectados à rede elétrica para aproveitar os benefícios da geração distribuída, ou serem autônomos, em locais remotos ou com difícil acesso à rede elétrica. No sistema fotovoltaico comercial, em alguns casos também é possível compartilhar a energia com uma outra unidade consumidora no mesmo CPF ou CNPJ. Sistema Fotovoltaico Industrial Existe, ainda, o sistema para as indústrias, que são locais de maior porte, necessitando de uma grande geração de energia. Por causa desse alto consumo, muitas indústrias têm optado pelo sistema fotovoltaico conectado à rede. Assim, é possível reduzir os custos, trabalhando a sustentabilidade e melhorando a imagem da marca. No sistema fotovoltaico industrial, em alguns, casos também é possível compartilhar a energia com uma outra unidade consumidora no mesmo CPF ou CNPJ, tornando a energia solar ainda mais atrativa. Sistema Fotovoltaico Rural Por fim, existe o sistema de energia solar para auxiliar os produtores do meio rural. Com ele, é possível economizar financeiramente, permitindo que mais investimentos sejam feitos em equipamentos, mão de obra especializada, compra de terras e melhorias. O tamanho de um sistema fotovoltaico rural depende da extensão da propriedade, e da necessidade de consumo de cada produtor. Esses diferentes tipos de sistemas fotovoltaicos nos mostram a versatilidade que a energia solar proporciona, sendo capaz de se adaptar às diferentes condições. Seja para atender demandas residenciais, comerciais, rurais ou em larga escala, essa é uma poderosa aliada na busca por um futuro mais sustentável e energicamente eficiente.
-
O sistema solar fotovoltaico é um sistema de geração de energia a partir da luz do sol. Ele utiliza módulos/placas/painéis solares, com células fotovoltaicas, para transformar a radiação solar em energia elétrica limpa e sustentável. Pode até parecer simples, mas para que todo esse processo aconteça, é necessário diferentes componentes. Vamos entender melhor? Módulos/placas/painéis solares Essenciais para a geração de energia solar, os painéis são responsáveis por captar e converter a luz do sol em energia elétrica. Estrutura de fixação É esse componente que fixa os painéis solares na superfície de instalação. Sua montagem é feita de acordo com o local de instalação, a quantidade de painéis é determinada no dimensionamento do sistema e a inclinação vai variar de acordo com a posição solar ou local de instalação. Sempre avaliando o melhor para o funcionamento e geração de energia. Proteções e materiais elétricos Todo o sistema solar possui materiais elétricos que garantem maior segurança. São eles: Quadro elétricos compostos por disjuntores, conectores, Dispositivo Protetor de Surtos (DPS) e temos toda a infraestrutura que faz a interligação entre módulos fotovoltaicos e inversor e o inversor aos quadros de proteção (string-box e quadro geral da unidade consumidora). Inversor É ele quem transforma a corrente elétrica de contínua para alternada e também realiza o sincronismo com a rede da concessionária de energia elétrica, garantindo a segurança e o fluxo de eletricidade regular. Medidor bidirecional O medidor bidirecional, como o próprio nome diz, realiza medições em dois sentidos. O medidor bidirecional mede a energia que é injetada na rede da concessionária e mede a energia que é consumida da rede da concessionária, para então ser possível calcular os créditos energéticos. String Box CA e CC A string box nada mais é que um quadro de proteção elétrica. Sua função é proteger os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico (módulos e inversor) contra surtos elétricos. A string box CA, corrente alternada, faz a proteção entre quadro geral e inversor, no caso de um surto proveniente da rede da concessionária, a string box CA é a última barreira de proteção para o inversor. Já a string box CC, Corrente Contínua, faz a proteção elétrica entre os módulos fotovoltaicos e o inversor. Os inversores que a TEM Energia utiliza, já possuem esta proteção incorporada. Viu quanta coisa? Por isso, escolher uma empresa que trabalhe com produtos de qualidade e profissionais experientes é fundamental!
-
Energia solar rural: uma boa escolha para o seu negócio A energia solar tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, e no Brasil isso não é diferente, principalmente por conta das altas taxas de insolação, o que garante um grande potencial para a geração dessa fonte de energia. Muito comum em centros urbanos, tanto em casas, prédios, empresas e indústrias, por aqui a energia solar em áreas rurais também já é uma realidade, agregando valor e trazendo vantagens significativas para agricultores e suas comunidades. Economia, autossuficiência energética e preservação do meio ambiente Um dos principais benefícios da energia solar para comunidades rurais é a redução de custos a longo prazo. Após instalados, as despesas com a operação e manutenção do sistema são consideravelmente baixas e o agricultor garante uma fonte de energia estável e previsível, promovendo a autossuficiência energética para alimentar suas operações agrícolas, como: - Irrigação de plantações; - Bombeamento de água; - Refrigeração; - Monitoramento do processo produtivo; - Energia para cercas elétricas etc. Além de reduzir custos e modernizar operações, a energia solar é uma fonte de energia limpa e inesgotável que não produz poluentes atmosféricos, assim poupando recursos naturais e contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente. Conte com a gente para aproveitar todos esses benefícios e contribuir para um futuro mais sustentável!
-
Um dos aspectos fundamentais para manter o funcionamento eficiente e seguro do Sistema de Energia Solar é a manutenção dos módulos e componentes. Por isso, nossa equipe trouxe alguns cuidados essenciais para que seu sistema solar funcione corretamente ao longo dos anos, garantindo mais economia para o seu bolso. Faça inspeções periódicas As inspeções, quando feitas regularmente, ajudam a garantir um bom desempenho do sistema fotovoltaico. É importante que sejam testados os módulos solares, cabos, conexões e inversores. Essa inspeção deve ser feita, no mínimo, a cada 6 ou 12 meses. Assim, fica mais fácil identificar e consertar problemas, antes que se tornem mais graves e tragam prejuízos. Mantenha uma limpeza adequada Um sistema com acúmulo de poeira, folhas, galhos e outras sujeiras pode ter a eficiência reduzida, afinal, isso atrapalha o desempenho dos módulos solares. Para essa limpeza, o aconselhável é que contrate uma empresa especializada. Verifique os cabos e conexões Outra forma de manter o sistema funcionando é conferir se os cabos solares e conexões estão conectados corretamente. Com o passar do tempo, pode ser que esses componentes se soltem. Isso acontece pelas mudanças de temperatura frequentes. Fique atento também ao estado desses cabos, e se identificar algum tipo de corrosão, chame ajuda especializada. Monitore o desempenho da geração Atualmente, a maioria dos sistemas conta com monitoramento de desempenho da geração em tempo real. Esses aplicativos são ideais para identificar possíveis problemas. Esteja atento a eles e, caso perceba algo incomum, busque identificar o que está causando isso. Contrate uma equipe qualificada Nos casos de manutenção mais complexos, como a substituição de inversores ou reparos elétricos, é importante a contratação de profissionais especializados em energia solar. Assim, você conta com o conhecimento necessário para garantir que o sistema continue operando de forma eficiente e segura. Além desses cuidados, é fundamental escolher bem a empresa que fará a instalação do seu sistema. A qualidade e o comprometimento devem vir em primeiro lugar. Conte com a Tem Energia! Nós somos uma empresa de engenharia especializada em Energia Solar Fotovoltaica, e estamos à sua disposição.