Durante o Governo de Ernesto Geisel, em meados de 1974 o governo criou a Panair do Brasil – Companhia de aviação para missões especiais, responsável pelo Correio Aéreo Noturno, que interligava os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Amazonas. O responsável pela rota era o Comandante Maurício Coutinho Dutra que, durante os vôos apaixonou-se pela região central do Estado que até então era Mato Grosso, mais especificamente pelas áreas próximas ao Rio Correntes, município de Pedro Gomes, onde mais tarde adquiriu muitos hectares de terras, em 1975.
A criação da Companhia Agrícola Sonora Estância ocorreu em 14 de julho de 1976 data da Assembléia de Constituição que contou com a presença de seus sócio-fundadores, , Maurício Coutinho Dutra e com seu sobrinho, Engenheiro Raul Kelvin de Thuin.
Com o evento do Proálcool iniciou-se em 1977 a construção da Destilaria Aquárius, uma das primeiras no cerrado, que passou a funcionar efetivamente dois anos depois.
Em 16 de maio de 1980 foi criada a Rio Corrente – Agro Industrial, Ltda, empresa coligada a Companhia Agrícola Sonora Estância, responsável pelo cultivo da cana-de-açúcar, responsabilidade esta existente até hoje.
As empresas foram negociadas parcialmente em 1979 e, em 1983, em caráter definitivo com o Grupo Giobbi e Cigla (construtora brasileira com participação italiana do Grupo Impregilo).
Em 1994 foi instalada a fábrica de açúcar, iniciando sua produção na safra de 1995/1996.
Em 2002 o Grupo Giobbi adquiriu a participação do Grupo Cigla, tornando-se assim o único proprietário.
Em 28 de novembro de 2006 a Companhia Agrícola Sonora Estância, passou a ser denominada Sonora Estância S.A.
O grupo atualmente atua nos segmentos de etanol combustível, açúcar, soja, milho, sorgo, e energia elétrica. É filiado ao instituto ETHOS de empresa de responsabilidade Social desde 2000, por entender que as empresas devem participar ativamente e contribuir na discussão da responsabilidade social e empresarial, partilhando experiências, divulgando suas práticas e projetos. Desde 1998, e detentora do Título “ Empresa Amiga da Criança” concedida pela Fundação Abrinq, com a qual mantém compromisso de proteção a criança.
Com o foco na qualidade em 4 de setembro de 2012 a Sonora Estância foi certificada com o selo da GMP que estabelece os requisitos para fabricantes de alimentos e na mesma linha em 20 de fevereiro de 2013 ocorreu a certificação FSSC 22000.
-
Setor
-
Agricultura
-
Tamanho da empresa
-
1.001-5.000 funcionários
-
Sede
-
Sonora, Mato Grosso do Sul
-
Tipo
-
Empresa privada
-
Fundada em
-
1974
-
Especializações
-
Açúcar, Etanol, Energia Elétrica e Grãos