Observatório da Indústria

Observatório da Indústria

Think tanks

Fortaleza, Ceará 5.987 seguidores

Conhecer para cooperar. Cooperar para desenvolver.

Sobre nós

O Observatório da Indústria faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e tem como objetivo realizar análises de dados e estudos estratégicos para auxiliar empresas e instituições na tomada de decisão. Oferecemos soluções personalizadas de Inteligência de Dados para resolver desafios à tomada de decisão das empresas, bem como serviços de análises estratégicas, estudos de tendências, cenários e expansão de mercado. Também produzimos diversas publicações e estudos que trazem informações valiosas sobre o cenário econômico, o ambiente de negócios e as tendências tecnológicas de setores estratégicos.

Site
https://www.observatorio.ind.br/
Setor
Think tanks
Tamanho da empresa
11-50 funcionários
Sede
Fortaleza, Ceará
Fundada em
2015
Especializações
Data Analytics, Data Science, Prospectiva Estratégica, Painéis de Especialistas, Articulação Setorial, Pesquisa Qualitativa, Estudos Temáticos e Setoriais, Roadmaps e Big Data

Atualizações

  • Neste vídeo, vamos analisar o desempenho de Tocantins no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. O estado ocupa a 24ª posição nacional e o 4º lugar na região Norte. A melhor colocação de Tocantins foi no indicador de Empreendedorismo, no qual atingiu o 14º lugar no ranking nacional. Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • Neste vídeo, vamos analisar o desempenho de Rondônia no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. O estado ocupa a 22ª posição nacional e a 3ª no Norte. Rondônia obteve as melhores colocações nos indicadores de Competitividade Global e Empreendedorismo, alcançando a 13ª posição em ambos. Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • Neste vídeo, vamos analisar o desempenho do Pará no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. O estado se manteve na 14ª posição no ranking nacional e em 1º lugar na região Norte. O Pará obteve boas classificações nos índices de Sustentabilidade Ambiental (9ª) e Instituições (10ª). Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • Neste vídeo, analisamos o desempenho do Amazonas no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. O estado ocupa a 15ª posição no ranking nacional e a 2ª posição na Região Norte. O Amazonas se destaca no indicador de Intensidade Tecnológica e Criativa, no qual alcançou o 6º lugar. Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • Neste vídeo, apresentamos o desempenho do Amapá no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. O estado ocupa a 25ª posição no ranking nacional e 5ª posição na Região Norte. O melhor resultado do Amapá foi no indicador de Empreendedorismo, no qual alcançou o 16º lugar. Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • No vídeo de hoje, analisamos o desempenho do Acre no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. O estado ocupa a 26ª posição no ranking nacional e 6ª na Região Norte. O Acre teve suas melhores colocações nos indicadores de Inserção de Mestres e Doutores e Instituições, nos quais alcançou a 17ª posição. Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • O Índice FIEC de Inovação dos Estados é desenvolvido pelo Observatório da Indústria Ceará da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A publicação tem como objetivo analisar e mensurar o ecossistema de inovação em cada uma das 27 unidades federativas do Brasil. Em sua 6ª edição, o Índice FIEC de Inovação dos Estados se consolida como uma ferramenta de orientação para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio à ciência, tecnologia e inovação, norteando a tomada de decisões estratégicas e eficientes que fomentem o ecossistema inovador no Brasil. Nas próximas semanas, publicaremos os vídeos sobre os resultados individuais de cada unidade federativa no Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024. Os posts serão feitos diariamente seguindo as regiões do Brasil, e começaremos pelo Norte. No vídeo de hoje, a especialista em Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará, Eduarda Lustosa de Mendonça, apresenta os principais resultados do panorama nacional. Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024 na íntegra em https://lnkd.in/dBDhPnR9.

  • A Projeção do Impacto Econômico do hub de H2V no Ceará foi apresentada durante o almoço com o Governador Elmano de Freitas, na sexta-feira (dia 13/12), com importante repercussão no setor produtivo cearense. Essa estimativa envolve o efeito dos investimentos e da operação subjacentes à ampliação do parque de energia renovável, além da instalação das plantas de Hidrogênio Verde e de Amônia Verde no estado. A projeção assume um cenário de produção de 1 milhão de toneladas/ano, com uma planta de eletrólise com capacidade de 6,7 GW. A estimativa projeta um impacto acumulado de 24,2% no PIB durante o período de construção (2025-2032) e de 8,2% a partir do período de operação (2032). Esse projeto pode situar o Ceará como o 2º maior PIB do Norte/Nordeste a partir dos incrementos relacionados à construção. Há ainda estimativas relevantes em variáveis como arrecadação, empregos e PIB industrial. Para mais publicações do Observatório da Indústria Ceará, acesse o nosso site.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • A 6ª edição do Índice FIEC de Inovação dos Estados foi lançada pelo Observatório da Indústria Ceará com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. A ferramenta traz dados sobre inovação nas 27 unidades federativas do Brasil e é uma bússola na tomada de decisões sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento industrial. Confira a cerimônia de lançamento no canal do Observatório no Youtube e acesse a publicação completa no nosso site.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Páginas afiliadas

Páginas semelhantes