A etiqueta empresarial é uma competência?
Sim, a etiqueta empresarial é considerada uma competência interpessoal. Cada empresa tem a sua cultura e expectativas únicas, às quais os colaboradores aprendem a adaptar-se. A etiqueta empresarial geral é também algo que se aprende e desenvolve ao longo da carreira. Pode aprender a memorizar nomes e factos sobre as pessoas para promover ligações educadas e conversa de circunstância.
A etiqueta empresarial anda de mãos dadas com outras competências interpessoais, como a gestão do tempo, a comunicação não-verbal e a organização do local de trabalho.
Porque é que é necessária a etiqueta empresarial intercultural?
De saudações a reuniões, as boas maneiras num país podem ser consideradas rudes noutro. Aprimorar a etiqueta e os costumes locais antes de uma reunião faz com que esteja numa posição melhor para fechar o negócio e representar a sua empresa.
E lembre-se: não tem muito tempo para causar aquela tão importante primeira boa impressão . Embora se afirme frequentemente que se tem apenas sete segundos, os psicólogos de Princeton descobriram que o julgamento é formado num décimo de segundo – não estrague tudo com um aperto de mão inoportuno.
Etiqueta corporativa, país a país
Aprender sobre os costumes do seu destino antes de o visitar mostra que é um viajante de negócios respeitoso e interessado. A etiqueta empresarial na Coreia será bastante diferente da cultura empresarial em França, por isso aqui está uma análise do que devemos e não devemos fazer nos países visitados com frequência.
Etiqueta empresarial chinesa
- A pontualidade é muito importante na China, por isso chegue sempre a horas às reuniões.
- Na China, as pessoas geralmente não entram imediatamente na conversa. Em vez disso, procedimentos informais, como conversa de circunstância, apresentações e uma rodada de chá, são preferidos para estabelecer um bom tom à relação.
- A etiqueta empresarial chinesa determina que os participantes entrem na sala por ordem hierárquica. A pessoa com uma posição mais elevada entrará em primeiro lugar, seguida dos restantes.
- Siga um código de vestuário tradicional e conservador, usando cores neutras.
- Franzir a testa é um sinal de desacordo não-verbal, por isso, mantenha a sua expressão neutra.
- Não inicie um aperto de mão – espere que lhe seja oferecido um.
- Quando se dirigir aos chineses, dirija-se primeiro à pessoa mais velha ou mais idosa. Além disso, dirija-se às pessoas que conhece pela primeira vez com o seu título honorífico e apelido.
Etiqueta empresarial no Japão: devem os ocidentais curvar-se no Japão?
- Fazer reverências é ainda uma prática saudação tradicional e popular no Japão. Tal como na China, também pode apertar a mão para iniciar uma reunião, mas deixe sempre que o japonês a inicie.
- Oferecer presentes é um protocolo comercial comum no Japão. Os presentes devem ser embrulhados e apresentados ao destinatário com as duas mãos.
- A idade e a classificação são importantes nas reuniões. A etiqueta empresarial do Japão determina que os membros mais antigos falem primeiro. Além disso, o protocolo comercial no Japão determina que os executivos seniores nunca devem sentar-se em frente aos colaboradores juniores.
Etiqueta empresarial na Coreia
- Tal como acontece noutros países asiáticos , os cartões de visita são comuns e devem ser apresentado aos colegas com as duas mãos.
- A pontualidade é um sinal de respeito, pelo que chegar um minuto atrasado é interpretado como falta de interesse. É melhor chegar com 10 ou 15 minutos de antecedência.
- A hierarquia é uma parte importante da etiqueta empresarial na Coreia, assim como o respeito pela autoridade. Cumprimente primeiro a pessoa de posição mais elevada na sala e deixe que os colegas mais experientes conduzam a discussão.
- As saudações incluem um aperto de mão e uma vénia, sendo que a profundidade da vénia corresponde à antiguidade do colega.
- Se a reunião tiver terminado bem, pode esperar sair para jantar depois de um jantar de negócios. A hierarquia ainda se aplica em jantares ou bebidas de negócios. Deixe a pessoa mais experiente começar a comer ou a beber primeiro.
Cultura empresarial no Reino Unido
- Apimente a sua conversa com saudações educadas, incluindo por favor e obrigado. De um modo geral, no Reino Unido, são encorajadas conversas informais antes de uma reunião.
- As reuniões começam à hora certa e espera-se que envie uma mensagem se se atrasar.
- A cultura empresarial no Reino Unido concentra-se na preparação, por isso traga os dados para apoiar as suas afirmações.
- O humor britânico envolve uma ligeira autodepreciação para criar uma atmosfera descontraída, mas não exagere ou parecerá menos confiante.
Cultura empresarial nos EUA
- Os americanos preferem um ambiente informal e amigável, com conversas descontraídas, um contacto visual forte e um sorriso.
- A comunicação pelo primeiro nome é um sinal de respeito. No entanto, refira-se a um colega pelo título e apelido até que lhe seja dito para mudar para o primeiro nome (o que não deve demorar muito).
- Na cultura empresarial dos EUA, tempo é dinheiro. Pode esperar ir direto ao assunto com comunicações diretas.
- A pontualidade varia de acordo com a região, mas geralmente é melhor chegar a horas ou até um pouco mais cedo para as reuniões.
Cultura empresarial em França
- É considerado falta de educação visitar alguém sem avisar, por isso marque sempre uma hora, mesmo para ocasiões sociais.
- Utilize uma linguagem formal no início, dirigindo-se aos colegas com “Monsieur” e “Madame”.
- O estilo é uma parte importante da cultura empresarial em França, por isso tenha cuidado com as suas roupas e aparência. Embora alguns setores sejam mais tradicionais do que outros, terá de ter um aspeto elegante para reuniões e eventos.
- Embora ainda deva chegar a horas às reuniões como visitante, os seus colegas franceses podem ter uma atitude mais descontraída em relação à pontualidade. Também é comum os funcionários seniores ficarem até tarde no escritório.
Etiqueta empresarial na Alemanha
- Os alemães são notoriamente diretos, pelo que pode ir direto ao assunto durante os eventos empresariais. As reuniões serão bem estruturadas e terão início à hora certa. Além disso, certifique-se de que tem uma agenda pré-preparada para a reunião.
- Na Alemanha, a conversa de circunstância não é obrigatória antes da reunião.
- A etiqueta empresarial alemã exige um aperto de mão firme, tanto ao entrar quanto à saída do evento.
- Dirija-se formalmente aos colegas com o seu título e apelido, incluindo “Herr” e “Frau”, juntamente com o apelido.
A cultura empresarial na Índia
- Vista-se de forma tradicional use roupas formais para reuniões e traga um cartão de visita.
- É considerado falta de educação usar a palavra “não” durante as negociações. Deve evitar recusas diretas e, ao invés, utilizar palavras como “possivelmente” como sinal de educação.
- Jantar em conjunto faz parte da cultura empresarial na Índia. Se um colega de trabalho lhe oferecer uma refeição, é de boa etiqueta empresarial aceitar o convite. A recusa pode enfraquecer a vossa relação de trabalho.
- Num jantar em conjunto, siga o exemplo antes de fazer o pedido. Se todas as pessoas estão a pedir refeições vegetarianas, também deveria fazê-lo como sinal de respeito. Também é importante usar apenas a mão direita quando se come.
Etiqueta empresarial saudita
- Espere dedicar algum tempo a construir confiança com os parceiros de negócios. Os sauditas não gostam de se precipitar em nenhum contrato ou acordo, pelo que primeiro será necessário construir uma boa relação de trabalho. Por isso, evite apressar os colegas ou mostrar demasiada agressividade.
- As reuniões envolvem várias rondas de conversa de circunstância antes de começar a trabalhar e tendem a ser menos estruturadas do que nos países ocidentais.
- A hospitalidade é muito importante. Se um colega oferecer bebidas, como chá, café e doces, deve sempre aceitar a primeira rodada.
- Embora o contacto visual direto entre homens seja uma boa etiqueta empresarial saudita, o contacto visual direto entre homens e mulheres é visto como desrespeitoso .
-
As mulheres que viajam em negócios podem precisar de ser acompanhadas por um parceiro masculino em reuniões públicas e devem vestir-se de forma recatada.
- Tenha cuidado ao cruzar as pernas para nunca mostrar as plantas dos pés os seus pés.
Resumindo: como evitar falhas de comunicação intercultural
Se o seu trabalho envolve um elevado nível de viagens de negócios, pode acabar por não fazer apenas a transição entre fusos horários, mas também navegar por uma série de culturas e costumes diferentes.
Aprender a etiqueta corporativa em cada região requer tempo e habilidade, mas pode pesquisar antes da viagem para evitar falhas de comunicação intercultural. Este é um caso em que não basta apenas confiar no seu instinto, será necessário esforçar-se para aprender, ler livros e e-books e observar a cultura de acolhimento. Não tenha medo de fazer perguntas esclarecedoras se não compreender algo durante uma interação.
Da sua parte, a cultura empresarial internacional significa que também vale a pena mostrar alguma compreensão para com os parceiros estrangeiros. Se um colega de outra cultura parecer rude ou até mesmo mal-educado, é melhor assumir boas intenções para manter uma relação de trabalho sólida.
Vai fazer uma importante viagem internacional? Se estiver a planear uma viagem de negócios, com Booking.com for Business pode fazer tudo numa única plataforma. A nossa solução de gestão de viagens corporativas oferece apoio de viagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como acesso a tarifas exclusivas para ajudar a tirar o máximo partido do seu orçamento de viagens quando recebe colegas multiculturais.