Smart

Por Nádia Simonelli (@nadiasimonelli)


Sala de estar com forro de treliça leva assinatura do arquiteto Guilherme Torres — Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio
Sala de estar com forro de treliça leva assinatura do arquiteto Guilherme Torres — Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio

Bastante versátil e prática, a treliça pode ser usada de várias formas na decoração e ser um curinga para resolver algumas questões no seu projeto. A mais comum é servindo como base para um jardim vertical e como apoio para plantas, mas o material também pode ser instalado para outras funções em ambientes internos. "Ela traz uma leveza, privacidade e, dependendo do desenho e da iluminação, pode formar belos desenhos no piso", afirma a arquiteta Marina Carvalho. Vai da criatividade de cada um, como você vai descobrir a seguir!

O que é treliça?

A treliça pode ser usada no jardim para apoiar vasos e trepadeiras — Foto: Getty Images
A treliça pode ser usada no jardim para apoiar vasos e trepadeiras — Foto: Getty Images

Segundo Marina, a treliça é uma estrutura vertical vazada, que serve para proteger mais a visão ou servir de apoio para uma trepadeira, por exemplo. "Também pode ser uma divisão de ambientes sem bloquear completamente a iluminação e a passagem de ar", explica.

Na treliça, as armações são feitas de materiais rígidos — geralmente aço, ferro, alumínio, madeira e bambu —, que se cruzam para criar um suporte resistente. Assim, a treliça tem articulações onde os materiais se cruzam e compõem uma estrutura que costuma suportar bastante peso. Por isso, antes de começar a ser usada na decoração, a principal função da treliça era a de apoiar telhados e estruturas pesadas.

Como a treliça pode ser usada na decoração?

A treliça decora este terraço, assinado pela arquiteta Marina Carvalho — Foto: Evelyn Muller
A treliça decora este terraço, assinado pela arquiteta Marina Carvalho — Foto: Evelyn Muller

Apesar de ser possível encontrar treliças de diversos materiais, a mais comum é a de madeira. Quando for usada em jardins e áreas externas, é preciso ter o cuidado de impermeabilizar a peça que não estrague e apodreça com o tempo.

Como são peças versáteis, vão bem tanto dentro quanto fora de casa, em jardins, sacadas e varandas. "Eu gosto mais de usar a treliça entre divisória de espaços de uma forma que fique leve, sem que fique um obstáculo completamente fechado entre uma parte e outra", explica Marina.

Os modelos mais comuns podem ser comprados prontos em lojas de materiais de construção, mas também é possível encomendar uma peça exclusiva para o seu ambiente. "Eu sempre a faço sob encomenda, analisamos o projeto e mandamos fazer", diz Marina.

Como fazer treliça

A treliça pode ser um charmoso suporte de plantas trepadeiras — Foto: Getty Images
A treliça pode ser um charmoso suporte de plantas trepadeiras — Foto: Getty Images

A instalação costuma ser simples e o sistema mais comum é parafusá-la na parede. Para fazer isso, marque na treliça os pontos de furação nas extremidades e no meio, suficientes para suportar o peso. Fure nas marcações feitas. Com ajuda de outra pessoa, posicione a treliça na parede e transfira as furações, certificando-se de que estejam niveladas. Retire-a.

Fure nos pontos marcados na parede e coloque as buchas. Ainda com o auxílio de outra pessoa, você deve posicionar a treliça na parede sobrepondo as furações de ambas. Depois, com uma parafusadeira ou chave de fenda, fixe a estrutura deixando uma folga de alguns milímetros entre a parede e a treliça, usando para isso um espaçador de parafuso. Depois, é só decorá-la ou usá-la como quiser.

Mais recente Próxima 5 cuidados especiais com os pets no fim de ano
Mais do Casa Vogue

A 24ª edição do evento conta com mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores de todo o estado de Pernambuco, além de outras partes do Brasil e do exterior

Fenearte 2024: os destaques da feira que enaltece a riqueza do trabalho artesanal

Confira versões portáteis, que simulam lareira e que ventilam a partir de R$119,90

Saiba quais são os melhores aquecedores para fugir do frio em 2024

A lenda conta que um fantasma de uma mulher conhecida como Dama Branca persegue apenas homens solteiros na propriedade

Mansão de R$ 11 milhões encalha por "abrigar" espírito inusitado: só assombra homens solteiros

Vanguarda verde: edição destaca projetos e iniciativas com tecnologia industrial, restauro radical e uso inteligente de materiais em prol de um futuro mais sustentável

Casa Vogue de julho mostra como a arquitetura pode conter a crise climática

Um dos destinos brasileiros mais famosos durante o inverno, esta cidade atrai turistas com sua arquitetura típica, experiências gastronômicas, cena cultural e atividades ao ar livre

Hotéis em Campos do Jordão: 10 opções luxuosas para se hospedar na cidade

Fácil de fazer, a bebida é a pedida certa para acompanhar os dias frios

Aprenda uma receita de chocolate quente para servir no inverno

A paisagem da região italiana inspirou os moradores e os arquitetos na composição com soluções práticas e paleta de cores ousada

Apartamento inspirado na Toscana aposta em texturas naturais e verde-menta

A Casa Vogue, o MASP, o MAM São Paulo e outras instituições oferecem ótimas oportunidades para você se especializar e ganhar novos conhecimentos

Cursos de arte, design e arquitetura para fazer no segundo semestre de 2024
  翻译: