Por TV Globo e g1 DF


Vegetação seca de Brasília no inverno do Centro Oeste — Foto: TV Globo/Reprodução

O inverno, considerado a estação mais fria do ano, começa nesta quinta-feira (20) no hemisfério sul. Segundo o Climatempo, a tendência é que, neste ano, a temperatura fique acima da média durante a estação, que vai até dia 22 de setembro.

De acordo com o meteorologista do Climatempo, Vinícius Lucyrio, no Distrito Federal, o inverno é uma estação marcada por clima seco e grandes diferenças de temperaturas entre as manhãs e as tardes.

"Essa grande amplitude térmica é causada pelo ar muito seco, que favorece o resfriamento mais intenso durante as noites, mas também faz com que as temperaturas subam bem rápido pela manhã. Também é muito comum entre o outono e o inverno que a região passe semanas, ou até mesmo meses, sem nenhuma chuva. Neste ano, as condições não devem ser muito diferentes", explica Vinícius Lucyrio.

A previsão do Climatempo é de que a secura venha mais intensa este ano, com baixos índices de umidade, podendo chegar a menos de 20% no DF. Isso aumenta a chance de queimadas em vegetações.

Comparando dados de incêndios em vegetações de 2023 e 2024, o aumento é de quase 100%. Até 12 de junho de 2023 foram 1.258. No mesmo período deste foram 2.498 registros.

"Em maio, por exemplo, houve um maior número de focos de incêndio detectados para o mês desde 2010, e deve seguir acima do normal até setembro", afirma o meteorologista.

Por que é bom beber água — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: