Governo brasileiro condena tentativa de golpe na Bolívia e diz que manterá contato com 'autoridades legítimas bolivianas'

Governo brasileiro afirmou que buscará países vizinhos para reforçar a democracia no continente.


Governo brasileiro reúne informações sobre tentativa de golpe na Bolívia

O governo brasileiro publicou uma nota oficial nesta quarta-feira (26) na qual condenou a tentativa de golpe militar na Bolívia.

"O governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país", afirmou o texto oficial.

A nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, diz que o Brasil vai manter contato com "autoridades legítimas bolivianas".

O governo brasileiro afirmou que buscará países vizinhos para reforçar a democracia no continente.

"O governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região", continua a nota.

Movimentação de tanques

Em La Paz, tanques do Exército e militares armados invadiram o palácio presidencial.

Algumas unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas de La Paz.

A ação militar estaria sendo liderada pelo comandante do Exército, general Juan José Zuñiga.