Por g1 Rio


‘Atrator no Mar Profundo’ – instalação multimídia da artista Tania Fraga — Foto: Divulgação

O Centro do Rio de Janeiro inaugura, nesta quinta (27), a primeira galeria tecnológica do Brasil. Totalmente dedicada à arte criada e exposta através do uso de tecnologias, a Meta Gallery abre as portas na Rua da Assembleia, nº 40.

Fundada pela Metaverse Agency, a galeria apresenta arte generativa, instalações imersivas, realidade virtual e aumentada, criptoarte e NFT como algumas das formas de criação que estarão expostas no local.

O local é fruto de uma parceria da agência com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, no projeto Reviver Cultural, de apoio a novos empreendimentos artístico-culturais iniciados em imóveis de frente para as ruas e que se encontravam ociosos, na região central.

As atividades da Meta Gallery preveem uma programação com base em oito exposições anuais, mostrando a produção de artistas que criam e desenvolvem suas obras por suportes tecnológicos.

‘Cyber Marinum’: obra interativa — Foto: Divulgação

"Como, no século 20, vieram o próprio Moma e o nosso MAM, hoje a arte tecnológica passa a ser protagonista, com seus próprios espaços”, diz Byron Mendes, CEO da Metaverse Agency e diretor da Meta Gallery.

A abertura das exposições começa com a 1ª Mostra Nacional de Cripoarte, uma de suas maiores produções, reunindo dez trabalhos de artistas renomados do segmento. A mostra ficará exposta a partir de 28 de junho, até o final de julho.

Serviço

  • 1ª Mostra Nacional de Criptoarte – Década dos Oceanos
  • A partir de 28 de junho, até o final de julho. De segunda a sexta, das 9h às 18h
  • Entrada franca
  • Meta Gallery
  • Rua da Assembleia, 40, Centro, Rio de Janeiro

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: