Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) — Foto: Alexandre de Jesus/Ato Press/Estadão Conteúdo
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), voltou a ser internado no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital mineira, nesta sexta-feira (3), com insuficiência respiratória aguda. Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.
Segundo boletim médico, Fuad deu entrada nesta tarde na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde recebe assistência ventilatória e passa por exames para avaliação do quadro de saúde (veja abaixo).
Boletim médico sobre alta do prefeito Fuad Noman (PSD) — Foto: Rede Mater Dei/ Reprodução
Cerca de uma hora antes do comunicado do hospital, uma publicação foi feita nas redes sociais de Noman. A postagem fala sobre o rateio do pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Redes sociais de Fuad Noman fizeram postagem sobre educação hora antes de boletim médico — Foto: Reprodução/Redes sociais
Na última quarta-feira (1º), o prefeito tomou posse de forma virtual, após recomendação médica de evitar locais com grande concentração de pessoas devido ao risco de contrair alguma doença por causa da baixa imunidade. Ele teve dificuldade para falar durante o discurso.
Prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) toma posse em Belo Horizonte
No dia 18 de dezembro, Fuad não compareceu à diplomação dos políticos eleitos em 2024. Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), informou que ele estava em casa se recuperando e que enviou uma carta lamentando a ausência.
Vereadores de BH eleitos são diplomados
Internações
Fuad havia sido liberado do Hospital Mater Dei no último 22 de dezembro. Ele estava internado desde o dia 20 para tratar um sangramento intestinal.
No início do mês passado, o prefeito foi hospitalizado e passou por tratamento com antibióticos venosos para combater um quadro de pneumonia e sinusite. Noman também fez um exame oncológico que confirmou a remissão total de um linfoma não Hodgkin (LNH).
Fuad se reuniu com o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, e integrantes do governo no hospital — Foto: Redes sociais
Em 15 de dezembro, Fuad recebeu alta. Os médicos afirmaram que ele seguiria fazendo fisioterapia motora e respiratória em casa, mas já estaria apto ao trabalho regular a partir do dia seguinte.
Em novembro, o prefeito já tinha sido hospitalizado para tratar dores nas pernas provocadas pela terapia contra o câncer (leia mais abaixo).
Linfoma não Hodgkin
Em julho do ano passado, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por uma cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.
O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada.
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar, dificultando o diagnóstico.
Em outubro de 2024, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.