Por g1 MT


Projeto computadorizado do retaludamento do paredão no Portão do Inferno

Projeto computadorizado do retaludamento do paredão no Portão do Inferno

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) emitiu, nesta sexta-feira (28), a licença ambiental que autoriza o Governo de Mato Grosso a dar início as obras de retaludamento no paredão do Portão do Inferno, na MT-251, rodovia que leva para o município de Chapada dos Guimarães, 70 km de Cuiabá.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) manifestou diretamente ao Ibama que estava de acordo com a autorização.

Ainda de acordo com a Sinfra, já foi feita uma licitação emergencial para execução da obra, orçada em R$ 29,5 milhões. Além disso, o contrato já foi assinado, assim como a ordem de serviço, e as obras devem começar em até cinco dias após a emissão da licença.

Em março deste ano, o governo propôs o retaludamento do morro do Portão do Inferno, que consiste na retirada do maciço rochoso da curva do paredão e a criação de taludes — uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.

De acordo com a proposta, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem de veículos sobre o viaduto que existe hoje no local.

🗻O que será feito?

Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.

Segundo ele, o projeto prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, que é considerado um dos pontos mais críticos do trecho.

De acordo com Willian, com esse novo traçado, os motoristas que passarem pela curva estarão mais seguros.

🚩Risco de desmoronamento

Em menos de 24h, Portão do Inferno registra dois deslizamentos de terra

Em menos de 24h, Portão do Inferno registra dois deslizamentos de terra

Em 2023, a região foi palco de diversos episódios de desmoronamentos de blocos. Essas movimentações ocorrem há anos, no entanto, as ocorrências se intensificaram desde o começo do período chuvoso, em novembro do ano passado. Desde então, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.

Segundo o professor de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, o desprendimento ocorre porque as rochas que estão caindo na pista foram formadas há milhões de anos, quando o município era um grande deserto.

🏜️Ao g1, o pesquisador explicou que, com o passar do tempo, os grãos de areia se colaram e viraram pedregulhos. O professor contou que a erosão influenciou no processo de desintegração das rochas e, consequentemente, nos desabamentos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: