O Assunto


A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (27) a Operação Disclosure, que investiga a fraude contábil nas Lojas Americanas — R$ 25 bilhões, segundo a investigação. Considerados foragidos, os nomes de Miguel Gutierrez, ex CEO da empresa, e Anna Christina Ramos Saicali, uma de suas diretoras, foram incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados do mundo.

Mais de um ano após o escândalo fiscal estourar, o que a Polícia Federal já descobriu até agora está em linha com as delações premiadas de dois diretores em junho do ano passado. É o que explica Talita Moreira, editora de Finanças no jornal Valor Econômico, em entrevista ao podcast O Assunto desta sexta-feira (28).

"Em linhas gerais, o que apareceu hoje na operação da Polícia Federal que foi deflagrada hoje com base ali na nas delações premiadas de dois diretores está muito em linha com que a própria Americanas, em junho do ano passado, levou lá para CPI da Americanas."

Imagem ilustrativa mostra fila em frente a uma loja da rede Americanas em shopping de Salvador — Foto: Divulgação

O relatório final da CPI foi aprovado em setembro sem pedir indiciamentos. O parecer tinham 353 páginas e foi aprovado por 18 votos a 8.

Mas ainda faltam saber algumas coisa, como explica Talita, que está escrevendo um livro sobre o caso.

"Tem uma coisa que eu acho fundamental. Os diretores, os acusados, eles já foram ouvidos e tal pela polícia, mas a o teor do que eles dizem não é público ainda, né?"

"E eles negam que eles tenham cometido uma fraude, e eles dizem 'olha, tudo o que eu sei, o Conselho de Administração sabe, então se eu sei, se eu cometi uma fraude, ele, pelo menos, ele está cúmplice, os conselheiros são cúmplices, né'. Isso é o que eles vem tentando mostrar."

A defesa de Miguel Gutierrez declarou que ele jamais participou ou teve conhecimento de qualquer fraude, e que tem colaborado com as autoridades. A assessoria da Anna Saicali não se posicionou.

Americanas: a fraude ‘bomba atômica’

Americanas: a fraude ‘bomba atômica’

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: