Concursos e emprego

Por g1 Campinas e Região


3° Encontro da Unicamp Black Network (UBN) acontece nesta terça-feira (4) — Foto: Gustavo Cesar

A Universidade Estadual de Campinas (SP), por meio da Unicamp Black Network (UBN), realiza nesta terça-feira (4), a partir das 17h, a 3° edição do encontro com alunos e representantes de 24 empresas, evento exclusivo para pessoas negras e pardas.

A iniciativa ocorre no Centro de Convenções da Unicamp, de forma gratuita e tem a expectativa de reunir 400 pessoas, com palestras e oportunidades. Os interessados podem se inscrever de forma antecipada e gratuita pelo site, mas é possível realizar a inscrição na hora do evento.

Matheus Gomes, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e idealizador da iniciativa, explica que a UBN foca no desenvolvimento de pessoas negras, e é uma das principais do país.

“A Unicamp é um celeiro de profissionais de alto nível e nosso evento tem como objetivo estabelecer a conexão entre nossos talentos negros e as organizações que buscam a diversidade com profissionais de excelência", destaca Matheus.

Os estudantes poderão circular durante o evento pelos estandes das empresas, trocar contatos, conversar sobre expectativas profissionais, mercado, demandas. Além disso, há possibilidade de serem recrutados para processos seletivos em aberto durante o encontro.

Na feira, há programação de palestras com lideranças negras em atuação no mercado de trabalho, onde serão compartilhadas as jornadas com quem estiver presente.

De acordo com Larissa Carvalho, membro da diretoria da UBN, o objetivo é gerar a presença de pessoas negras qualificadas nas grandes empresas. Veja, abaixo, a programação completa:

  • das 16h30 às 17h30 - Entrega de brindes e credenciamento dos inscritos;
  • das 17h30 às 19h - Palestras com Alberto Cordeiro, sócio de empresa de consultoria; Denise Carvalho, professora doutora da Unicamp e Maria Augusta, diretora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM);
  • 19h às 21h - Feira de carreira com 24 empresas (Agi, Alpargatas, Albert Einstein Hospital, Bain Company, BCG, Bosch, BTC, Cargill, Deloitte, Dow, Embraer, EMS, EY, GE Vernova, Goldman Sachs, Google, Kearney, Loreal, Localiza&CO, MARS, P&G, Raízen, Unilever e Santander).

Unicamp Black Network

A iniciativa foi criada em 2020, após a passagem de Matheus pela Conferência Juntos, em São Paulo (SP). No evento, ele encontrou outras pessoas negras, também formadas pela Unicamp, e decidiu formar um grupo para troca de experiências.

Atualmente o coletivo conta com mais de 300 pessoas, e dentro dele são realizados mentorias para o desenvolvimento profissional dos jovens. Desde o início, já foram mais de 50 casos de contratação com suporte do grupo. Além do apoio aos profissionais com capacitação através de bolsas de estudo.

Serviço

3º Encontro com Unicamp Black Network

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: