Educação

Por Esdras Pereira, g1 São Carlos e Araraquara


André Luiz Rodrigues Fernandes (à dir.) e Augusto Sorrigotti (à esq.) — Foto: Esdras Pereira/g1

As questões de ciências da natureza e matemática foram menos desafiadoras para os candidatos que prestaram o 2º dia de provas do Enem, neste domingo (SP), que o calor de 37º que "esquentou" São Carlos (SP).

Além de pensar em como resolver as questões, os estudantes também tiveram que elaborar estratégias para driblar o calorão. O estudante André Luiz Rodrigues Fernandes, de 18 anos, que fez a prova na Unicep, usou como tática sentar perto da janela, onde há maior circulação de ar.

"Frequentar o banheiro foi a pior parte, estava um forno. Mas na sala, alguns ventiladores também estavam quebrados, o que deixou tudo mais difícil", contou.

Estudantes começam a sair da prova do Enem em São Carlos

Estudantes começam a sair da prova do Enem em São Carlos

O jovem contou que tomou, pelo menos, um litro e meio de água durante a prova para tentar se refrescar.

O candidato pretende usar o nota da prova para estudar fora do país. "Quero cursar Artes em Portugal ou Canadá, sempre sonhei", disse.

Já o estudante Augusto Sorrigotti, de 22 anos, contou que a cada um terço de prova realizada, ia até o banheiro para lavar o rosto e tentar se refrescar.

"Fiz um terço da prova, aí fui no banheiro lavar o rosto. Dois terços, banheiro de novo para lavar o rosto", comentou.

Além do calor, uma das coisas que mais chamou atenção dele foi a sala vazia. "50% faltaram", contou. Sorrigotti já estuda Engenharia Agronômica e quer conseguir uma bolsa do Prouni.

Como o segundo dia trouxe temas mais relacionados à área que tem afinidade, ele foi sincero na análise da dificuldade. "Mais interpretação, matemática básica mesmo. Aquela matemática que a gente chama de 'conta de padaria'", resumiu.

VEJA TAMBÉM:

Enem

Local de prova do Enem, Unicep tem estudantes de São Carlos — Foto: Esdras Pereira/g1

Neste domingo (12), os mais de 24 mil candidatos de São Carlos, Araraquara e mais 13 cidades da região realizam o 2º dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Nesta etapa os estudantes terão que responder 90 perguntas de matemática, física, química e biologia, em apenas 5 horas. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. Os portões são fechados às 13h.

A partir das 18h, o g1 irá fazer uma correção ao vivo do 2º dia de prova. O gabarito oficial está previsto para ser divulgado no dia 24 de novembro.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: