Educação

Por Fabiana Assis, g1 São Carlos e Araraquara


Entrada do campus da UFSCar em São Carlos — Foto: Reprodução EPTV

Após anular segunda chamada para matrícula por causa de erros na lista de convocados (lei mais abaixo), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou nesta segunda-feira (11) a nova lista - agora, corrigida. A universidade convocou uma coletiva de imprensa nesta manhã para falar sobre a nova lista.

O requerimento de matrícula para a segunda chamada deve ser feito entre terça (12) e quarta-feira (13) no endereço: https://sistemas.ufscar.br/siga/candidato. Todos os procedimentos para matrícula são feitos on-line. A não realização do requerimento de matrícula dentro do prazo previsto resulta na exclusão do candidato do processo seletivo.

Após erro, UFSCar divulga nova lista de segunda chamada de aprovados

Após erro, UFSCar divulga nova lista de segunda chamada de aprovados

LEIA TAMBÉM:

Nova lista x lista cancelada

Segundo a UFSCar, a lista cancelada continha 538 nomes indevidos. Destes:

  • 226 (42%) foram absorvidos pela nova lista por conta de remanejamento de vagas
  • 312 (58%) ficaram de fora da nova lista

A nova lista traz 1.939 convocados para as 2.134 vagas disponíveis nos 66 cursos da UFSCar, nos 4 campi.

Por conta da nova lei de cotas, a complexidade do preenchimento das vagas aumentou. Até 2023, os candidatos poderiam concorrer apenas entre os que se inscreveram na mesma modalidade. Assim, os candidatos de ampla concorrência disputavam entre si e os cotistas disputavam entre os inscritos na mesma modalidade de cota que a sua.

A partir deste ano, os cotistas podem ocupar vagas de ampla concorrência, caso tenham nota que permita a ocupação e também há possibilidade de que cotistas ocupem vagas destinadas a outros grupos de cotistas, caso haja vagas sobrando nestes grupos.

Dessa forma, a partir desse ano, a modalidade assinalada pelo candidato (tipo de vaga) e a modalidade ocupada podem ser diferentes.

Por conta disso, a nova lista de segunda chamada da UFSCar traz:

  • 165 cotistas que ingressaram em vagas de ampla concorrência em razão de altas notas
  • 122 cotistas que migraram de grupo de cota
  • 148 concorrentes de ampla concorrência que foram remanejados para vagas de cotas que não tinham mais candidatos.

Há ainda 197 vagas sem convocação de candidatos porque não houve manifestação de interesse. Essas vagas e aquelas que não forem preenchidas por eventuais problemas durante o processo de matrícula dos convocados entrarão nas listas de terceira e quarta chamadas.

“Apesar do atropelamento do MEC em aplicar a nova lei de cotas neste ano, apesar do pouco tempo para adaptação, foi um acerto porque tudo indica que haverá um maior preenchimento das vagas da universidade”, afirmou a reitora Ana Beatriz Oliveira.

De acordo com a reitora, quem estava na lista cancelada e fez a manifestação de interesse de matrícula com o envio dos documentos e foi novamente convocado na lista corrigida, não precisa refazer o processo.

“Nós vamos aproveitar tudo o que já foi feito pelos candidatos”, afirmou.

Mas o candidato precisa ficar atento e observar se foi transferido de grupo para entregar a documentação requisitada para cada modalidade.

O que acontece com os convocados na lista cancelada que ficaram de fora da lista corrigida?

A reitora da UFSCar disse que os 312 candidatos que haviam sido convocados na lista divulgada em fevereiro e ficaram de fora da lista desta segunda-feira devem ficar atentos às listas de terceira e quarta chamadas, que serão divulgadas em 26 de março (veja cronograma abaixo), pois poderão ser chamados (veja vídeo acima).

A convocação, porém, não é garantida, pois depende da confirmação das matrículas realizadas na segunda chamada por meio do deferimento da documentação e das bancas avaliadoras das cotas.

Revisão do sistema

De acordo com a reitora da UFSCar, desde o cancelamento da lista, duas equipes – uma técnica e uma independente – se dedicaram a fazer a correção do algoritmo do sistema, baseado na nova lei de cotas e na checagem dos dados que resultaram na lista divulgada nesta segunda-feira.

“A chance de erro dessa lista é menor porque os dados trabalhados e testados são reais e não simulação como foi feito anteriormente”, afirma a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Lisandra Marques Gava Borges.

Para que os candidatos possam acompanhar os ajustes que foram feitos na lista e o remanejamento de vagas, a UFSCar disponibilizou planilha com dados detalhados com a ocupação de vagas em cada curso, o remanejamento de vagas entre grupos em cada curso e a situação de cada candidato constante na lista de manifestação de interesse da 2ª chamada.

Por qual motivo a lista foi substituida?

Após a divulgação lista de aprovados na segunda chamada, em 27 de fevereiro, vários candidatos que tiveram notas melhores do que os convocados começaram a entrar em contato com a UFSCar e denunciar a situação na internet.

A UFSCar confirmou a lista, mas após uma auditoria reconheceu, cinco dias depois, na última segunda-feira (4), que houve um erro de algoritmo que resultou na convocação de cotistas para vagas de ampla concorrência para as quais haviam candidatos melhores colocados.

Neste mesmo dia, a universidade anulou a convocação, bem como os processos de matrícula que já haviam sido feitos por candidatos que constavam da lista, e divulgou nova lista para manifestação virtual de interesse por vaga.

Dos 66 cursos oferecidos para a UFSCar, 61 tiveram divulgação de listas erradas.

Pesquisa é realizada por estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — Foto: Diário São Carlos/Divulgação

LEIA MAIS:

Quais foram as causas do erro?

De acordo com a reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira, uma cadeia de eventos desencadeou os erros na classificação das vagas de ampla concorrência, que foram destinadas a cotistas, entre elas a decisão do Ministério da Educação (MEC) em aplicar a recém-aprovada lei de cotas já no ingresso dos candidatos em 2024 e o pouco tempo para a implantação e testagem das mudanças que seriam necessárias no sistema que faz a seleção dos convocados, o que levou a um erro do algoritmo.

"A gente tem primeiro uma decisão do Ministério da Educação (MEC) para aplicar a lei de cotas. Isso gerou um tempo muito curto para todas as universidades se adequarem ao processo. Nós fizemos adaptações necessárias aqui e depois de publicada a lista da segunda chamada, recebemos reclamações de candidatos que ficaram de fora do requerimento de matrícula. Foi identificado um erro na geração dessas listas, o que nos levou à decisão de suspender tanto a segunda chamada para matrícula como a lista de manifestação de interesse porque havia nela também um vício de origem que invalidava o processo", resumiu a reitora.

Cronograma de ingresso na UFSCar

  • 11 de março: Convocação para requerimento virtual de matrícula.
    12 e 13 de março: Requerimento Virtual de Matrícula - 2ª chamada.
    11 a 22 de março: Confirmação obrigatória de matrícula para todas as pessoas que requerirem matrícula na 1ª chamada e forem aprovadas nas comissões de verificação documental.
    19 a 22 de março: Confirmação obrigatória de matrícula para todas as pessoas que requerirem matrícula na 2ª chamada e forem aprovadas nas comissões de verificação documental.
    26 de março: Convocação para manifestação virtual de Interesse por vaga (MVI) – para 3ª e 4ª chamadas.
    27 a 28 de março: Manifestação virtual de interesse por vaga para 3ª e 4ª chamadas.

Veja os vídeos da EPTV Central:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: