Por Gustavo Galvão, do Mistura Paulista — São Paulo


MisturaPaulista - 27/05 - B1

MisturaPaulista - 27/05 - B1

No segundo episódio desta temporada, a equipe do Mistura Paulista foi até Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, para desvendar as atrações e curiosidades do município que é lar para 180 mil pessoas, aproximadamente.

Localizada em uma área de manancial da Mata Atlântica, Itapecerica tem a natureza como característica muito presente e um clima de cidade do interior em crescimento.

Com a ajuda dos moradores, o Mistura se aventurou pelo município e descobriu atrações e histórias pouco conhecidas entre a própria população local, como as seguintes:

  • Priscilla Alcantara e as lembranças do Parque Paraíso
  • Projeto de rock com literatura no Jardim Jacira
  • Feira gastronômica de quinta à noite
  • Pista de motocross da Lagoa
  • Templo Enkoji e Kinkaku-Ji

Além disso, o programa também visitou os pontos mais icônicos do centro histórico de Itapecerica, como a Praça da Matriz, o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, a Caixa d'Água (que tem um dos pontos de ônibus mais antigos e movimentados de lá), a Praça da Fonte, o comércio movimentado da Rua Major Telles e Avenida XV de Novembro, e o Terminal Jardim Jacira.

Priscilla Alcantara e as lembranças do Parque Paraíso

Uma das itapecericanas mais famosas é a cantora e apresentadora Priscilla Alcantara. Apesar de ter apenas 26 anos, ela pode ser considerada uma veterana na música e na televisão.

Mariana Aldano e Priscilla Alcantara em frente a muro com o dizer "Fé em Deus", em Itapecerica da Serra — Foto: Piero Sbragia/TV Globo

Aos 8 anos, Priscilla começou a participar de programas de TV. Atualmente, tem quase 6 milhões de seguidores nas redes sociais e seis discos gravados, o último deles com sucessos ao lado de Emicida, Projota e Gloria Groove. Em 2021 ela foi a grande vencedora do programa The Masked Singer, da TV Globo.

Mesmo com tanta bagagem e fama, a artista não se esquece de sua origem: a infância no Parque Paraíso, um dos bairros mais populosos de Itapecerica da Serra, por onde passa a movimentada linha 032 da EMTU.

A cantora fez uma visita à rua onde mora a tia-avó Pureza, que cuidava dela quando criança e até hoje ostenta um pôster gigante na sala com a foto de Priscilla.

Na mesma rua, ela também retornou ao comércio da dona Graça, que vende roupa feminina e também alguns quitutes, como os chicletes e pirulitos de que a Priscilla gostava na infância. A cantora diz que essa vivência na periferia fez com que ela tivesse a real dimensão da realidade brasileira — o que, segundo ela, reflete em seu trabalho até hoje.

Rock com literatura

O episódio uniu três elementos em comum: Priscilla Alcantara, música e Itapecerica. No Jardim Jacira, considerado um dos bairros mais pobres do município, a produção do Mistura Paulista encontrou o projeto We Rockeando, na Escola Estadual Antônio Florentino.

Projeto de rock com literatura no Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra — Foto: Gustavo Galvão/TV Globo

A professora de literatura Daniela Borges decidiu criar um método mais didático e lúdico para os alunos aprenderem o conteúdo sobre as escolas literárias. Como uma grande fã de rock, ela decidiu unir a paixão pelo estilo musical com poemas do romantismo, obras do realismo e do modernismo, por exemplo.

Quem participa anualmente da iniciativa são estudantes do 3º ano do Ensino Médio que, no final de cada série, montam o próprio conjunto de rock: The Banda. Os alunos fazem vocais e tocam instrumentos como violino, violão, guitarra e bateria.

O Mistura promoveu uma grande surpresa aos estudantes com a chegada de Priscilla Alcantara, que se apresentou cantando uma canção ao lado dos integrantes da The Banda. Muitos alunos ficaram emocionados porque sabem que a cantora também veio de Itapecerica e gostam da música dela.

Feira gastronômica de quinta à noite

Se um visitante quiser encontrar um point em que a população de Itapecerica da Serra se encontra uma vez por semana para comer, não tem erro, é só chegar à feira noturna de quinta-feira no Parque Paraíso, bem em frente à sede da prefeitura.

Equipe do Mistura Paulista com feirantes, em Itapecerica da Serra — Foto: Gustavo Galvão/TV Globo

Além de uma versão alternativa da feira de legumes, frutas e verduras tradicional do período da manhã, na feira gastronômica é possível encontrar cerca de 40 barracas que vendem desde aparelhos eletrônicos até roupas e comida de todos os tipos.

Tem hambúrguer artesanal, crepe, chope de vinho e de cerveja com música ao vivo, cerveja artesanal feita em Itapecerica, pastel, caldo de cana, suco natural, batata frita, waffle com cobertura, doces gourmet, espetinho, caldos, sopas e pratos chineses, japoneses, gaúchos, nordestinos e mineiros.

A feira começou em fevereiro de 2015, no mesmo espaço onde há mais de 30 anos acontece a feira tradicional nas manhãs de domingo. Ao longo dos últimos anos cresceu exponencialmente de tamanho e de popularidade na cidade. Durante a pandemia houve uma pausa, mas com as flexibilizações, a atração voltou e ampliou o número de opções de lazer e gastronomia.

Pista de motocross na Lagoa

Itapecerica da Serra tem um polo esportivo que pouca gente conhece: o motocross. O município tem centenas de pilotos do esporte, que se aventuram por trilhas no mato e em pistas.

Pista de motocross em Itapecerica da Serra — Foto: Reprodução/TV Globo

A principal pista do município é a Pistinha da Lagoa, que fica dentro de um espaço ecológico de manancial.

A ideia de construir uma pista pública para que os pilotos da cidade pudessem treinar foi do Gilson Fernandes, campeão de diversos campeonatos estaduais e nacionais em modalidades como Enduro e Veloterra.

Há mais de 10 anos, Gilson criou o grupo Família Trilha, que reúne pilotos de vários bairros da cidade. Em 2016, ele conseguiu mobilizar a comunidade junto à Prefeitura para ceder o espaço e construir a pista, que já sediou importantes competições, como a Copa São Paulo Dica Bike World de Enduro em 2021.

"Eu montei essa equipe com amigos que eram como uma família de moto. Hoje em dia isso cresceu e se ramificou em vários outros pequenos grupos de diversos bairros de Itapecerica da Serra, com mais de 100 pessoas", conta o idealizador do projeto.

Templo Enkoji e Kinkaku-Ji

No município de Itapecerica, há um templo sagrado que remete aos que existem na terra do sol nascente. Em uma ampla área verde cheia de cerejeiras fica o santuário Kinkaku-Ji, uma das duas réplicas no mundo do templo de mesmo nome que fica em Kyoto, no Japão.

Apesar de ter a aparência de um santuário, a estrutura, na realidade, é utilizada como um cinerário, para que famílias, especialmente as que têm ascendência asiática, possam guardar as cinzas de parentes. É lá que estão os restos mortais do Cassiano Gabus Mendes, autor de telenovelas e pioneiro na história da televisão.

O método de construção é impressionante: foi todo feito com peças de encaixe de madeira, sem alvenaria ou tijolo, há quase 50 anos. A grande diferença entre o Kinkaku-Ji de Itapecerica e o de Kyoto é que o original é folheado a ouro e o da Grande SP apenas pintado de dourado.

A grande novidade do principal ponto turístico da cidade fica em um espaço anexo do Kinkaku-Ji: o templo budista Enkoji.

Monge Marcos Lopes em frente ao templo budista Enkoji, em Itapecerica da Serra — Foto: Gustavo Galvão/TV Globo

Criação do Monge Ohata, que passou boa parte da vida ali e faleceu há alguns anos, o espaço ficou fechado por muito tempo, com acesso permitido apenas para alguns grupos.

Administrado atualmente pelo Monge Marcos Lopes, o espaço está sendo, pela primeira vez, aberto para retiros, trilhas e grupos de meditação. A ideia é que o templo se transforme em uma referência do Zen Budismo, permitindo a prática de todas as pessoas que quiserem ir até lá conhecer a técnica.

Além disso, quem for ao Enkoji aos domingos pode aprender tai chi chuan, taiko (tambor japonês) e cultivo de hortaliças, por meio da horta orgânica de chás do local.

Serviço

Feira Noturna Gastronômica do Parque Paraíso

  • Endereço: Avenida Máximino Augusto de Carvalho — Parque Paraíso (em frente à sede da Prefeitura de Itapecerica da Serra)
  • Funcionamento: às quintas-feiras, das 17h às 23h

Pistinha de Motocross da Lagoa

  • Endereço: Avenida Soldado-Polícia Militar Gilberto Augustinho, 550 — Lagoa — Itapecerica da Serra
  • Funcionamento: aberta todos os dias e com movimentação maior aos finais de semana

Kinkaku-Ji

  • Endereço: Rua Camarão, 220 — Chácara das Palmeiras — Itapecerica da Serra
  • Funcionamento: todos os dias, das 9h às 16h
  • Entrada: paga. Ingressos por R$ 5,00

Templo Enkoji

  • Endereço: Rua do Índio, Estrada dos Hengles — Chácara das Palmeiras — Itapecerica da Serra
  • Funcionamento: todos os dias, mediante agendamento com o Monge Marcos, pelo telefone (11) 9-7093-2499

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
  翻译: