Rafaela Silva e Larissa Pimenta faturam pratas no Grand Slam de Astana

Já classificadas para as Olimpíadas, brasileiras vão ao pódio em torneio no Cazaquistão

Por Redação do ge — Astana, Cazaquistão


O Brasil conquistou duas medalhas de prata no primeiro dia do Grand Slam de Astana. Nesta sexta-feira, Rafaela Silva foi superada só na final da categoria até 57kg pela canadense Christa Deguchi, atual campeã mundial, em uma revanche do Campeonato Pan-Americano. Larissa Pimenta foi à decisão da categoria até 52kg e só parou diante da israelense Gefen Primo para também ir ao pódio no Cazaquistão. As duas já estavam classificadas para as Olimpíadas de Paris.

Rafaela Silva é prata no Grand Slam de Astana

Bicampeã mundial e campeã olímpica, Rafaela Silva travou um duelo com a também bicampeã mundial Deguchi na final da categoria até 57kg. Há duas semanas, as rivais mediram forças também na decisão do Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, com vitória da brasileira. Em Astana, as duas tiveram posturas muito defensivas e rapidamente ficaram penduradas com duas punições cada. A canadense passou então a ser mais ofensiva, e Rafaela acabou tomando a terceira punição, que selou a revanche de Deguchi. Foi o sexto triunfo da canadense em 10 lutas contra Rafaela.

Rafaela Silva perde de campeã mundial na final do Grand Slam de Astana

Para chegar à final nesta sexta, Rafaela Silva venceu a azeri Fidan Alizada por punições, passou pela croata Tihea Topolovec por waza-ari e imobilização e bateu a uzbeque Shukurjon Aminova por ippon. Na semifinal, superou por waza-ari a francesa Sarah-Léonie Cysique, atual vice-campeã olímpica.

Rafaela Silva no Grand Slam de Astana — Foto: IJF

Larissa Pimenta, por sua vez, foi superada na final por Gefen Primo, primeira cabeça de chave e favorita da categoria até 52kg em Astana. A brasileira começou melhor na luta, forçando a punição para a israelense por falta de combatividade. Só que Larissa não manteve o ritmo forte, acabou tomando também uma punição. Logo na sequência, a brasileira sofreu um waza-ari e foi imobilizada por Primo.

Larissa Pimenta recebe a prata no Grand Slam do Cazaquistão

Para chegar à decisão, Larissa venceu a russa Alesia Kuznetsova, a portuguesa Maria Siderot e a espanhola Ayumi Leiva Sanchez, sempre nas punições.

Larissa Pimenta perde de Gefen Primo na final do Grand Slam do Cazaquistão

Na categoria masculina até 60kg, Michel Augusto foi o sétimo colocado. Ele venceu o americano David Terao, mas perdeu nas quartas de final para o azeri Ahmad Yusifov e na repescagem para o italiano Andrea Carlino. Matheus Takaki, que voltou às competições após cumprir suspensão por doping, venceu o italiano Angelo Pantano na estreia, mas perdeu do russo Ramazan Abdulaev nas oitavas de final.

Na categoria feminina até 48kg, Natasha Ferreira foi a sétima colocada. Ela venceu a uzbeque Khalimajon e a colombiana Erika Lasso, mas perdeu da azeri Leyla Aliyeva nas quartas de final e da espanhola Gemma Maria Gomez Antona na repescagem. Amanda Lima parou na estreia diante da russa Kristina Dudina.

Mais sete judocas defendem o Brasil no Grand Slam de Astana durante o fim de semana: Rafael Macedo (90kg), Marcelo Gomes (90kg), Ketleyn Quadros (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Giovanna Santos (+78kg).