Copa América: quem pode voltar para a dupla Gre-Nal depois da fase de grupos

Dois gremistas e três colorados estão na disputa do torneio nos Estados Unidos

Por Redação do ge — Porto Alegre


A última rodada da fase de grupos da Copa América inicia neste sábado com Grêmio e Inter de olho nas definições. Dois jogadores gremistas e três colorados estão na disputa do torneio nos Estados Unidos, e alguns deles podem dar adeus à competição mais cedo. O volante Villasanti, por exemplo, já tem retorno garantido após a eliminação do Paraguai. Enner Valencia pode ter o mesmo caminho neste domingo.

Paraguai 1 x 4 Brasil | Melhores momentos | 2ª rodada | Copa América 2024

Curiosamente, neste sábado nenhum atleta da dupla Gre-Nal estará em campo, pois não há representantes no Grupo A. No domingo, porém, jogam a Venezuela de Soteldo e o Equador de Enner Valencia.

A Vinotinto encara a Jamaica, lanterna do Grupo B. Os venezuelanos venceram as duas partidas e já estão classificados às quartas de final, o que significa que o meia-atacante do Grêmio seguirá como desfalque por mais uma semana, pelo menos.

O Equador tem três pontos, assim como o México, rival deste domingo. Porém, o time do centroavante do Inter está na frente pelo saldo de gols e joga pelo empate. Somente uma derrota causa a eliminação precoce.

Enner Valencia é expulso, após revisão do VAR, em Equador x Venezuela

No entanto, caso isso aconteça, o equatoriano estaria disponível para o compromisso do meio da próxima semana, quando o Inter visita o Fluminense, no Rio. Valencia disputou apenas 20 minutos na Copa América, por ter sido expulso na estreia, em derrota para a Venezuela.

Na segunda, é a vez do Uruguai, do goleiro Rochet, encerrar a participação na primeira fase diante dos Estados Unidos. La Celeste tem seis pontos e sete gols de saldo no Grupo C, com vaga praticamente garantida. Apenas uma combinação improvável tira a equipe do torneio.

Villasanti disputa bola com Rodrygo em Brasil x Paraguai — Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Paraguai e Colômbia também recebem atenção dos gaúchos. A Albirroja, derrotada pelo Brasil na sexta-feira, já está eliminada no Grupo D e apenas cumprirá tabela na última rodada, contra a Costa Rica, na terça.

Villasanti ficará à disposição do Grêmio a partir de então, embora ainda sem presença certa na partida com o Palmeiras. O Tricolor manda o duelo pelo Brasileirão na quinta, apenas dois dias após o último compromisso do Paraguai no torneio nos Estados Unidos.

Por outro lado, a Colômbia encara o Brasil já classificada às quartas. Borré, portanto, será desfalque do Inter por pelo menos mais uma semana, visto que as quartas de final serão disputadas no outro sábado.