Beleza

Jovialidade ou seriedade são as principais características desejadas pelos homens que procuram um barbeiro visagista. A técnica utilizada por esses profissionais, em ascensão no mercado, busca refletir a identidade de cada um por meio da imagem. Nesse caso, principalmente através da barba e dos cabelos. E, acredite, só ao mudar esses dois aspectos, o cliente pode transformar sua aparência radicalmente.

O ponto de partida para escolher o corte ideal é a mensagem que a pessoa quer transmitir com sua estética. “Atendo advogados muito jovens que querem passar mais seriedade. Já o perfil acima dos 50, 60 anos é de quem espera sempre ficar um pouco mais jovem”, afirma Odales Filho, radicado em São Paulo, barbeiro visagista parceiro da Keune Haircosmetics.

João Dorgam tem um perfil 50+ e a mandíbula menos marcada. — Foto: Ernando Prado
João Dorgam tem um perfil 50+ e a mandíbula menos marcada. — Foto: Ernando Prado

  • Dicas: Os pelos curtos dão um ar mais jovial e atual. Além disso, a barba de linhas retas e pelos mais rentes evidencia os traços de quem possui o maxilarmenos marcado.

“No caso de alguém com os cabelos grisalhos e a barba pesada, sugiro uma coloração e um corte mais moderno.” O cuiabano Juarez Leite, visagista que viralizou nas redes ao mostrar o antes e o depois dos fregueses — grande parte deles bem impressionante — e que acumula quase 3 milhões de seguidores no Instagram, reforça: “Não existe uma técnica específica. O atendimento é individualizado e parte do que a pessoa deseja valorizar ou neutralizar em seu rosto”.

Davi Siqueira tem o rosto naturalmente quadrado. — Foto: Ernando Prado
Davi Siqueira tem o rosto naturalmente quadrado. — Foto: Ernando Prado

  • Dicas: Em um rosto quadrado, as linhas não precisam se mostrar tão marcadas; algo sutil já realça o formato natural. A barba rente nas laterais com os pelos mais longos no queixo ajuda a atenuar a mandíbula quadrada.

Assim, vale lembrar: nem sempre o visual daquela celebridade será o ideal para você, por causa das características pessoais. Então, costuma-se bater um papo antes para discutir as ideias em jogo. Mesmo com os tabus ainda existentes acerca do universo da beleza masculina, quem procura um desses profissionais acaba se abrindo com mais facilidade para expor os incômodos em relação à própria aparência. “Nós lidamos com muitos sentimentos quando mexemos na imagem do outro. Trata-se de uma grande responsabilidade”, diz Leite.

Paulo Gonçalves tem a cabeça raspada e a barba cheia. — Foto: Ernando Prado
Paulo Gonçalves tem a cabeça raspada e a barba cheia. — Foto: Ernando Prado

  • Dicas: No caso da cabeça raspada, a pele bem lisinha, sem um fio aqui e outro ali, costuma dar uma aparência mais clean. Após a depilação, aposte em um pós-barba para acalmar os poros e em um protetor solar. Para a barba em um rosto redondo ou ovalado, o corte reto oferece maior projeção ao queixo e evita que a face fique totalmente circular.

Algumas regras da geometria são utilizadas no serviço. “Os tipos de rosto mais comuns no Brasil são os redondos, ovalados e quadrados. Entre os princípios do visagismo, a ideia é criar sempre uma proporção. Por exemplo, se eu tenho uma testa maior e menos queixo, eu projetarei mais a barba, para tentar trazer equilíbrio”, explica Odales. As orientações profissionais existem para ajudar a comunicar uma mensagem de forma não verbal, mas o principal mesmo é se sentir bem ao se olhar no espelho.

Os visagistas também se atentam à praticidade. Ou seja, é essencial que se consiga manter o visual no dia a dia. Odales recomenda que a manutenção na barbearia ocorra de quinze em quinze dias e que pelo menos um produto, como um balm ou um óleo para os fios, acabe incluído na rotina para manter os pelos com o aspecto saudável.

Visagista: Odales Filho
Modelos: Davi Siqueira, João Dorgam e Paulo Gonçalves
Assistentes de fotografia: Lucas Gonzaga e Lucas Cascardo

Mais recente Próxima Axilas com pelos ou sem? O que saber sobre a depilação para homens e o controle do suor
Mais de GQ

Cantor divulga nova música nesta quinta-feira (15); à GQ Brasil, ele fala sobre o projeto, a família e a relação com a moda

Dilsinho lança single 'Duas' em homenagem à esposa e à filha: "Estou mais maduro para falar de mim"

"Um presente"; personagens dos atores vivem triângulo amoroso na nova novela das 18h da Rede Globo

Sérgio Guizé exalta parceria com Renato Góes e Isadora Cruz em 'Mar do Sertão'

O aquecimento global oferece riscos também para a base da cadeia alimentar oceânica, sugere estudo

Uma viagem submarina pelo tempo pode trazer más notícias para a vida nos mares

Uma das lideranças criativas da AlmappBBDO, ela já ganhou um Caboré e conta aqui como as mulheres vem mudando a publicidade

5 perguntas para Keka Morelle

Filme da HBO retrata a história de Elizabeth Holmes e sua startup, a Theranos

Documentário “A Inventora” discute os limites do storytelling em inovação

Unindo razão e sensibilidade, Viviane Pepe conquistou a direção brasileira de uma das marcas de beleza mais reconhecidas no mundo

No topo da Avon

Com campanhas disruptivas, divertidas e emblemáticas, os publicitários brasileiros não conquistaram apenas Cannes – transformaram anúncios em cultura pop

Propaganda a gente vê por aqui

Executivo que já enfrentou crises aéreas e ama revistas acredita que criatividade é inerente ao ser humano

German Carmona, um dos nossos jurados, voa alto

Uma startup na crescente indústria de serviços climáticos permite que você crie um mapa e projete seu próprio desastre - e ajuda a colocar um preço no impacto da mudança climática

Empresas podem prever as catástrofes climáticas por encomenda
  翻译: