Por Memória Globo

Acervo/Globo

Um incêndio provocou o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandú, centro de São Paulo, em maio de 2018. Conhecido como "prédio de vidro", o empreendimento foi projetado em 1961, tombado em 1992, e era ocupado irregularmente desde 2013 por cerca de 455 pessoas. O desabamento atingiu dois imóveis vizinhos ao prédio, incluindo uma igreja luterana, que teve 80% da sua estrutura destruída.

No dia 6 de maio, o 'Fantástico' mostrou imagens inéditas e exclusivas do início da invasão e da vida precária dos moradores. As imagens foram registradas pelo documentarista Sandro Kakabadze.

“A matéria que abriu o programa tem linguagem documental. Eu e o Omar Barbieri fechamos o programa e, quando acabou, a gente estava chorando. A matéria foi sem off, com pouca música. Você assiste e aquilo vai dando uma angústia. (...) E, no domingo, aos 47 do segundo tempo, aquele homem apontado como o coordenador da ocupação, o Ananias [Ananias Pereira dos Santos], deu entrevista para a gente,” disse Roberta Vaz, chefe de redação do 'Fantástico', em São Paulo, em depoimento ao Memória Globo.

Imagens revelam o dia a dia precário no edifício Wilton Paes de Almeida. 'Fantástico', 06/01/2018

Imagens revelam o dia a dia precário no edifício Wilton Paes de Almeida. 'Fantástico', 06/01/2018

Vítima da tragédia, Ricardo Galvão, conhecido como Tatuagem, havia telefonado para a Polícia Militar pedindo socorro. O 'Fantástico" teve acesso à ligação com exclusividade. O repórter cinematográfico Abiatar Arruda registrou o momento em que os bombeiros tentavam resgatar o morador, mas, pouco depois, o prédio desmoronou, e Ricardo morreu.

Vi tudo aquilo com o coração disparado.
— Abiatar Arruda | repórter cinematográfico
'Fantástico' teve acesso à ligação de Ricardo Galvão à Polícia Militar, pedindo socorro. 'Fantástico', 06/01/2018

'Fantástico' teve acesso à ligação de Ricardo Galvão à Polícia Militar, pedindo socorro. 'Fantástico', 06/01/2018

Em entrevista para a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo (ARFOC-SP), Abiatar contou: “Era uma imagem forte, mas montei o equipamento e comecei a gravar. Não fazia ideia do que vinha pela frente”. Enquanto registrava as primeiras cenas, Abiatar pediu para o repórter Guilherme Pimentel, que o acompanhava, ajudá-lo a achar um lugar de onde fosse possível registrar o incêndio de um ângulo melhor. “O Guilherme conseguiu autorização para subirmos num edifício, mas era a três quadras dali. Se acontecesse algo eu poderia perder enquanto me deslocava. Ainda me aproximei do local onde uma equipe de outra emissora estava, mas acabei voltando para minha posição inicial, na Avenida Rio Branco, próximo ao cordão de isolamento feito pelos bombeiros”.

O cinegrafista, então, percebeu que as pessoas gritaram quando um bombeiro apareceu no prédio ao lado do incêndio e conversava com alguém preso entre as chamas. Era Ricardo Galvão. Foram, aproximadamente, 12 minutos de registro da tentativa de resgate. Mas, em questões de segundos, o edifício em chamas veio abaixo, levando junto o morador.

“Vi tudo aquilo com o coração disparado. Mas não me desconcentrei em meu trabalho e não deixei de gravar um instante. Quando terminei de fazer aquele registro, o Guilherme ainda comentou comigo se eu tinha noção de que aquela imagem iria correr o mundo”, destacou Abiatar.

Olhar técnico

O 'Fantástico' exibiu também a entrevista do repórter Álvaro Pereira Júnior com a documentarista Denise Zmekhol, filha do arquiteto que projetou o prédio. O jornalista conversou também com Paulo Helene, diretor técnico do Instituto Brasileiro do Concreto, para explicar o motivo do desabamento.

"Sempre dá pra entrar com ciência e tecnologia. Eu procurei fazer essa matéria histórica/técnica. Fomos na FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Achamos as plantas e a filha do arquiteto, um personagem riquíssimo, porque ela estava fazendo um documentário sobre o prédio. A gente entrevistou ela também", lembra o repórter Álvaro Pereira Júnior.

Reportagem de Álvaro Pereira Júnior conta a história do edifício que desabou em São Paulo. 'Fantástico', 06/01/2018

Reportagem de Álvaro Pereira Júnior conta a história do edifício que desabou em São Paulo. 'Fantástico', 06/01/2018

Três coordenadores da ocupação irregular foram responsabilizados criminalmente, em 2019, por suspeita de não tomarem medidas de segurança para evitar o risco de incêndio. Nireudes de Jesus Oliveira (a Nil); o genro dela, Hamilton Coelho Resende; e Ananias Pereira dos Santos, todos do Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM), foram indiciados por “crimes de perigo comum” ou “incolumidade pública”, respondendo em liberdade. Em janeiro de 2022, a Justiça absolveu engenheiros da Prefeitura que também respondiam pelos crimes.

Ananias nega liderar grupo de invasão. 'Fantástico', 06/01/2018

Ananias nega liderar grupo de invasão. 'Fantástico', 06/01/2018

Mais do memoriaglobo
Escrita por Aguinaldo Silva

Conheça os personagens de 'Senhora do Destino'.

'Senhora do Destino' estreou há 20 anos: relembre personagens  - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Originalidade

O embate entre coronel Epa (Osmar Prado) e Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) pela construção da escola da Vila de Santa Fé movimenta a trama narrada por Serelepe (Tomás Sampaio).

 'Meu Pedacinho de Chão - 2ª versão' chega ao Globoplay - Foto: (Acervo/Globo)
Estrelando Cláudia Abreu e Malu Mader

Jornalismo de celebridades, busca de ascensão social e culto à fama eram temas da novela de Gilberto Braga

Último capítulo de 'Celebridade' foi exibido há 20 anos  - Foto: (Gianne Carvalho/Globo)
Projeto Fragmentos

A cidade mineira de São João Del Rei virou palco de romance vivido em meio a discussões sobre a divisão de terras

'Voltei Pra Você' no Globoplay: seis capítulos estão disponíveis  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)
Escrita por Gilberto Braga

Busca de ascenção social, sede de vingança e discussão sobre racismo conduziam as principais tramas da novela

'Corpo a Corpo' estreia no Viva; novela foi exibida há 40 anos - Foto: (Memória Globo)
Show da Vida

Programa em forma de revista eletrônica, o 'Fantástico' é um painel dinâmico do que é produzido na TV Globo. Criado em 1973, é exibido aos domingos, à noite. Confira algumas reportagens que fazem parte da história de 'O Show da Vida'.

Relembre grandes reportagens exibidas pelo 'Fantástico'  - Foto: (Arte/Globo)
  翻译: