Capital
PUBLICIDADE
Capital

Informações exclusivas, análises e bastidores do mundo dos negócios.

Informações da coluna

Mariana Barbosa

No GLOBO desde 2020, foi repórter no Brazil Journal, Folha, Estadão e Isto é Dinheiro e correspondente em Londres.

Rennan Setti

No GLOBO desde 2009, foi repórter de tecnologia e atua desde 2014 na cobertura de mercado de capitais. É formado em jornalismo pela Uerj.

Por

Empresa mineira de tecnologia para gestão de colaboradores para as pequenas e médias empresas, a Sólides acaba de adquirir uma empresa de software de folha de pagamentos digital, ampliando o portfólio de serviços para as áreas de departamento pessoal e recursos humanos. Esta é a segunda aquisição desde que a Sólides recebeu R$ 530 milhões do fundo de private equity americano Warburg Pincus, em 2022 — maior investimento em uma HRTech (ou startups de RH) na América Latina. No ano passado, a Sólides havia adquirido a Tangerino, de soluções de ponto. O valor das transações não foi divulgado.

O software Folha Digital era uma unidades de negócios do grupo 2Easy, de gestão de benefícios para o setor de RH. O sistema permite fazer o cálculo da folha em tempo real, simplificando e dando mais eficiência a um processo burocrático que é uma grande dor de cabeça para as pequenas empresas ou empresas em crescimento. Além disso, ao integrar uma solução de folha de pagamento na sua plataforma, a Sólides abre caminho para a oferta de uma gama de produtos financeiros, como crédito consignado, para a sua base de clientes.

— A gente já oferece cartões de benefício e crédito responsável, mas ao integrar também a folha de pagamentos a gente potencializa a oferta de produtos financeiros — diz Mônica Hauck, CEO da Sólides.

Fundada em 2015 por Mônica e Ale Garcia, a Sólides se destaca no universo das RH Techs por mirar um segmento mais difícil de acessar: a “cauda longa” das pequenas e médias empresas Brasil adentro. A grande maioria das startups de RH, localizada no eixo Rio-SP, foca em soluções de tecnologia para empresas de maior porte, com grandes volumes de colaboradores.

— A gente escuta todos os sotaques. Existe um Brasil profundo que as empresas de tecnologia não alcançam. São 500 RH Techs no Brasil e 99% estão servindo empresas maiores — diz Mônica.

A Sólides gera caixa desde o início das operações — e triplicou a base de clientes desde o investimento da Warburg Pincus, para 30 mil empresas. A expectativa é de que pelo menos 25% dessa base amplie as compras na plataforma da Sólides e passe a usar também a Folha Digital.

Mônica não descarta novas aquisições, mas diz que a empresa também vai investir em melhorias no próprio sistema. — O time de fusões e aquisições segue animado, mas a grande lacuna da nossa plataforma era a folha de pagamentos digitais — diz Mônica.

Mais recente Próxima ‘Agradeço à vida por ter vindo ao mundo nesta época tecnológica’, diz Gil no palco do Web Summit Rio

Inscreva-se na Newsletter: Capital

  翻译: