Diogo Dantas
PUBLICIDADE
Diogo Dantas

Bastidores dos clubes e da seleção brasileira e notícias do mercado da bola

Informações da coluna

Diogo Dantas

Repórter com mais de 10 anos de experiência. No GLOBO, cobriu Copas do Mundo, foi setorista do Flamengo e especializou-se nos bastidores e mercado da bola.

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/06/2024 - 04:47

Cláusula de proteção contra doping no contrato de Gabigol

Gabigol inclui cláusula em contrato com Flamengo para proteger clubes em caso de punição por tentativa de fraude em exame antidoping. Suspensão prevista até 2025 pode afetar renovação no clube e futuro do jogador.

Enquanto projetava o futuro de sua carreira no Flamengo, Gabigol já havia dado brecha ao clube para uma eventual solução em caso de ter a pena mantida por tentativa de fraudar um exame antidoping.

O jogador aceitou incluir no contrato de longo prazo um gatilho para suspendê-lo, ou ter claramente no acordo uma previsão de interrupção. Agora, a solução jurídica também se dará para outros clubes.

Leia também:

Caso seja punido em julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), Gabi pode ficar suspenso até abril de 2025. O que inibia o Flamengo e pode inibir outros interessados, como Palmeiras.

Entretanto, não há previsão para a remarcação do julgamento, adiado em 7 de junho. Mesmo assim, caso assine pré-contrato a partir de julho, essa prerrogativa estará na mesa de negociação.

O estafe do atacante entende que a nova audiência na Suíça pode nem acontecer este ano. Houve um pedido de adiamento por parte da União Federal e da Associação Brasileira de Controle Antidoping.

Punição contribuiu para não renovação no Fla

A acusação da ABCD foi um dos motivos que fizeram o Flamengo recusar na renovação. Não pelo risco de ampliar o contrato, mas pelo comportamento de Gabigol em si.

O jogador foi considerado indisciplinado na ocasião, quando desrespeitou funcionários de controle antidopagem, em 2023. O caso foi abafado, mas quando veio à tona, a diretoria se irritou.

O clube manteve o apoio jurídico e considerou a tal suspensão no contrato em caso de punição, mas obteve o efeito suspensivo, e Gabigol voltou para os treinos e jogos.

O problema é que se antes já não era unanimidade no Flamengo e para a comissão técnica de Tite, depois do caso, que aconteceu antes da chegada do treinador, a situação apenas se agravou.

Sem sequência com o novo comandante, Gabi não teve oportunidades de manter-se em plena forma e também lhe faltou confiança, mesmo se dedicando nos treinamentos.

Mais recente Próxima Vasco pode efetivar Rafael Paiva a depender de atuação contra o Botafogo
  翻译: