Míriam Leitão
PUBLICIDADE
Míriam Leitão

O olhar único que há 50 anos acompanha o que é notícia no Brasil e no mundo

Informações da coluna

A correção do FGTS , de TR mais 3%, só superou a inflação em dois anos em uma década. Em 2017, os recursos do Fundo foram corrigido em 3,62%, contra uma inflação foi de 2,95%; e em 2023, foi 4,81% ante a um IPCA de 4,62%. Isso significa dizer que em todos os outros anos houve perda real de valor do montante depositado na poupança do trabalhador, mostra o levantamento feito pelo planejador financeiro Fabrice Blancard, que não leva em conta a distribuição de lucros que passou a ser feita em 2017. Com a nova dinâmica de reajuste determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, que garante o IPCA, medida oficial da inflação, como correção mínima, isso não acontecerá mais.

Compare o rendimento em cada ano — Foto: Cálculo feito por Fabrice Blancard, CFP, planejador financeiro
Compare o rendimento em cada ano — Foto: Cálculo feito por Fabrice Blancard, CFP, planejador financeiro

- Isso não quer dizer que o FGTS esteja rendendo como um investimento em renda fixa. O que a medida garante é a manutenção do o valor real do dinheiro depositado. Quem tinha R$ 100 mil depositados ao retirá-lo terá o correspondente aquele montante em mãos - explica Blancard.

O economista Gilberto Braga, professor do Ibmec, explica no entanto, que o tamanho da perda imposto para o trabalhador depende de quando ele sacar o Fundo.

- A perda é imposta a quem sacou o dinheiro e não teve a correção de ao menos a inflação do período. Como se trata de uma poupança de longo prazo, estamos falando de 30, 35 anos, quem manteve o dinheiro depositado não sentirá o mesmo impacto de perda na conta, pois essas curvas vão sendo atenuadas. Mas quem sacou no meio do caminho, por demissão ou para usar na compra da casa própria, não recuperava o valor. Mal comparando, é como quem tem ação da Petrobras e vende na baixa perdendo uma melhor cotação do papel, quem vende na alta ganha. Isso não quer dizer, no entanto, que ao longo do tempo toda a perda seja recuperada - explica Braga.

O economista destaca que, por isso, mesmo é importante que a compensação da diferença entre a correção por TR mais 3% e o IPCA, quando houver, seja feita mensalmente:

- Se for trimestral ou anual, quem sacar o dinheiro no meio do caminho será prejudicado.

O rendimento da poupança, também foi maior do que o Fundo em oito anos, de 2014 a 2023. O FGTS foi reajustado em percentual maior em 2020, quando o índice de correção foi de 3% contra 2,11% da poupança, e 2021, quando houve uma pequena diferença de 3,05% contra 2,99%.

Equiparar o reajuste do FGTS ao da poupança foi o voto do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, relator do assunto no tribunal, mas foi vencido no plenário que votou pela contraproposta do governo de garantir a reposição integral da inflação.

Mais recente Próxima Rio Grande do Sul: vendas de produtos de necessidades básicas seguraram grande queda do varejo em maio
  翻译: