Portugal Giro
PUBLICIDADE
Portugal Giro

Portugal visto de dentro por um jornalista carioca

Informações da coluna

Gian Amato

Jornalista há mais de 20 anos, fez diversas coberturas internacionais por O Globo. Escreve de Portugal desde 2017.

Por

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 14:25

Polícia de Portugal busca diretora das Americanas foragida

Polícia de Portugal busca diretora das Americanas foragida, cruzando dados de imigração. Endereço fornecido por ela será investigado. Cooperação com PF e Interpol. Ações para localizá-la dentro do país.

A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal começa a procura pela ex-diretora foragida da Americanas, Anna Saicali, cruzando dados fornecidos pela imigração portuguesa.

Os detalhes da procura e do pedido de ajuda de cooperação foram fechados durante uma das duas reuniões que Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, teve em Lisboa com Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária e sua equipe.

Uma fonte da PJ disse ao Portugal Giro que a partir do momento em que o nome dela é incluído na Difusão Vermelha, lista de mais procurados pela Interpol, as diligências começam.

Se ela desembarcou com um visto de trabalho, os dados fornecidos ao consulado português no Brasil são repassados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

O endereço de um prédio que teria sido fornecido pela foragida, onde funciona um escritório de advocacia brasileiro com filial portuguesa, será, com certeza, um dos locais investigados, segundo a fonte da PJ.

Caso Saicali tivesse endereço fiscal em Portugal, era obrigada a informar no momento do desembarque.

O visto de trabalho é exclusivo para Portugal e limita o acesso ao Espaço Schengen, de livre circulação na União Europeia.

Mas por ser brasileira, ela pode circular pelo bloco como turista por 90 dias. Após este período, pode pedir prorrogação por mais 90 dias, mas teria que comunicar à imigração portuguesa.

Também será feita uma consulta à base de dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para verificar em que circunstâncias desembarcou no último dia 15 e quais informações forneceu.

Dentro do território português, somente a PJ tem o poder de cumprir o mandado de busca internacional para extradição. Mas a Polícia de Segurança Pública (PSP) acessa o alerta e pode reter a foragida em uma blitz, por exemplo. Tudo isso foi considerado na reunião.

Mais recente Próxima Número de médicos e dentistas brasileiros sobe em Portugal, que tem duas mil vagas

Inscreva-se na Newsletter: Portugal Giro

  翻译: