Pulso
PUBLICIDADE
Pulso

O ritmo da opinião pública

Informações da coluna

Vera Magalhães

Jornalista especializada na cobertura de poder desde 1993. É âncora do "Roda Viva", na TV Cultura, e comentarista na CBN.

Pablo Ortellado

Professor de Gestão de Políticas Públicas na USP

Por O Globo — São Paulo

Nova pesquisa da série Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), que tem 41%. São 6% os que declaram voto em branco ou nulo, enquanto 4% dizem estar indecisos. A Quaest faz entrevistas face a face nas casas dos eleitores.

A atual distância entre os dois adversários, de oito pontos percentuais, estava em sete no levantamento da semana passada. Lula marcava 48% das intenções de voto, contra 41% de Bolsonaro. Nenhum dos candidatos oscilou além da margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos.

No cálculo dos votos válidos, que desconsidera os brancos, nulos e indecisos, o candidato do PT alcança 54% na pesquisa, enquanto Bolsonaro vai a 46%. Marcavam, respectivamente, 54% e 46% há uma semana.

Os 'likely voters' do levantamento

A Quaest também divulgou resultados que levam em conta apenas os eleitores mais propensos a votar no dia 30, numa tentativa de minimizar divergências provocadas pela abstenção. O modelo filtra os entrevistados a partir de suas respostas a perguntas específicas, como o questionamento sobre sua pretensão de ir votar ou não. Por esse cálculo, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%, resultado que estatisticamente significa o mesmo dos votos válidos sem esse tratamento.

A Quaest ouviu 2.000 pessoas, diretamente na residência dos eleitores selecionados, entre os dias 10 e 12 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-07106/2022.

A pesquisa capta as reações dos eleitores à primeira semana de retomada das campanhas dos candidatos na rua e na televisão. Lula esteve nesta quarta-feira no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, estado onde teve menos votos que Bolsonaro no primeiro turno. Já o candidato à reeleição foi à Basílica Nacional de Aparecida celebrar o dia da padroeira do Brasil. O atual presidente planeja viagem para estados do Nordeste nos próximos dias. A região foi a principal responsável pela votação de Lula no último dia 2.

Segundo o levantamento, Lula ampliou sua liderança no Nordeste, indo a 68% das intenções de voto, em comparação com 62% na última semana. Por outro lado, no Sudeste, onde Bolsonaro e Lula estavam empatados, agora Bolsonaro abriu uma vantagem de cinco pontos, com a preferência de 46% dos eleitores contra 41% do petista.

Já nos estratos de renda, os dois candidatos permaneceram estáveis, oscilando não mais do que três pontos:, principalmente o petista, que foi de 41% para 44% entre aqueles com renda familiar mensal de 2 a 5 salários-mínimos.

A pesquisa Genial/Quaest perguntou também sobre o principal motivo do voto em cada um dos candidatos. Segundo o instituto, a maioria dos eleitores de Lula são movidos pelo desejo de que o petista volte ao Palácio do Planalto: 54% dizem que o principal motivo é eleger Lula, enquanto para 43% o voto é para tirar Bolsonaro do governo.

Já entre os eleitores do atual presidente, há um equilíbrio maior: 47% dizem que o principal motivo do voto em Bolsonaro é para evitar que o PT retorne ao governo, enquanto para 46% a razão é eleger Jair Bolsonaro para mais quatro anos de governo.

Maioria dos eleitores de Lula dizem que voto no petista é motivado em eleger o candidato, enquanto eleitores de Bolsonaro se dividem — Foto: Pesquisa Genial/Quaest
Maioria dos eleitores de Lula dizem que voto no petista é motivado em eleger o candidato, enquanto eleitores de Bolsonaro se dividem — Foto: Pesquisa Genial/Quaest
Mais recente Próxima
  翻译: