Pulso
PUBLICIDADE
Pulso

O ritmo da opinião pública

Informações da coluna

Vera Magalhães

Jornalista especializada na cobertura de poder desde 1993. É âncora do "Roda Viva", na TV Cultura, e comentarista na CBN.

Pablo Ortellado

Professor de Gestão de Políticas Públicas na USP

Por — São Paulo

A gestão do prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), é aprovada por 26% dos paulistanos e reprovada por 25% dos eleitores da maior cidade do país, segundo nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Datafolha. Os dois valores são estatisticamente equivalentes, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Outros 45% dos entrevistados classificaram o trabalho do emedebista como "regular".

A avaliação do prefeito se manteve estável em relação ao levantamento anterior realizado em março. Naquela pesquisa, Nunes obteve 43% de "regular", 29% de "bom" ou "ótimo", e 24% de "ruim" ou "péssimo".

A oscilação negativa do percentual de eleitores que aprovam a gestão do prefeito reverte o avanço que Nunes havia registrado em março com relação à sondagem anterior, de agosto de 2023. O trabalho do emedebista era aprovado por 23% no primeiro dos três levantamentos, subiu a 29% e agora recuou de para 25%.

Segundo reportado pelo jornal "Folha de S.Paulo", a gestão de Nunes tem avaliações parecidas nas diversas regiões da cidade, com exceção do Centro — região que abriga a chamada cracolândia e onde o principal adversário político de Nunes, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), obtém seus melhores resultados eleitorais. O atual prefeito é mais bem avaliado entre os eleitores com menos escolaridade (atinge 34% de aprovação entre os que cursaram só o ensino fundamental), e agrada menos aqueles que cursaram o ensino superior e têm renda mais elevada — público que hoje se mostra mais simpático a Boulos.

Na corrida eleitoral, Nunes está tecnicamente empatado com Boulos. O parlamentar aparece com 24% das intenções de voto, contra 23% do candidato à reeleição. Embolados no segundo pelotão aparecem os nomes de José Luiz Datena (do PSDB, com 8%), Tabata Amaral (PSB, também com 8%), Pablo Marçal (PRTB, com 7%), Marina Helena (Novo, 4%), e Kim Kataguiri (União, 4%). Todos desse grupo estão tecnicamente empatados.

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre sua satisfação em viver em São Paulo. A grande maioria (71%) se disse orgulhosa de morar na capital paulista, mas os respondentes se dividem em relação ao sentimento de viver na cidade: 43% se declaram muito satisfeitos de morar no município, contra 45% que se dizem "pouco satisfeitos", e 11% que dizem estar "nada satisfeitos".

A pesquisa Datafolha foi realizada entre segunda e terça. O levantamento, contratado pela "Folha de S.Paulo" e registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-08145/2024, levou em consideração entrevistas presenciais com 1.092 eleitores da capital paulista.

Mais recente Próxima Datafolha: Boulos e Nunes têm empate técnico na corrida eleitoral em SP
  翻译: