Saideira
PUBLICIDADE
Saideira

Mostramos para vocês as melhores pedidas de programas no Rio de Janeiro.

Informações da coluna

Marina Gonçalves

Do subúrbio à Zona Sul, do rock ao samba, da praia ao boteco, não importa: o Rio é o meu lugar. Com saideira, de preferência.

Cláudia Meneses

Cláudia Meneses é uma jornalista apaixonada por vinhos, caminhadas e o Rio de Janeiro. É sommelière pela ABS-RJ e nível 2 da Wine & Spirit Education Trust.

Por Cláudia Meneses

O vinho Syrah Monumental - 1960 foi indicado como uma das 16 amostras mais representativas da safra 2023 pela Avaliação Nacional de Vinhos. Foi a primeira vez na história que os especialistas escolheram um vinho de dupla poda como destaque. Os outros 15 vinhos são gaúchos. O evento anual ocorreu no sábado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e elegeu os melhores vinhos brasileiros. Foram 503 amostras de 74 vinícolas de sete estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

O vinho tinto Syrah Monumental - 1960 foi elaborado pela Vinícola Brasília, que reúne dez produtores e é especializada na produção de vinhos de colheita de inverno. A marca foi lançada recentemente, e a vinícola ainda está em fase de implantação. Os vinhedos são do Cerrado de Altitude.

Vinhedos da Vinícola Brasília, projeto que une produtores de uvas no Cerrado de Altitude — Foto: Divulgação
Vinhedos da Vinícola Brasília, projeto que une produtores de uvas no Cerrado de Altitude — Foto: Divulgação

Segundo os dez sócios, trata-se de um momento histórico para o mercado, pois a diversidade do país agora está refletida no vinho, que se expande para as mais diferentes regiões, trazendo outros olhares, paladares, aromas e estilos.

Em nota, os produtores frisam que “a combinação de altitude e amplitude térmica, com noites frias e grande exposição ao sol ao longo do dia, de solo e microclima formam um terroir favorável para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Um cenário perfeito para o desenvolvimento das uvas”.

O vinho Syrah Monumental - 1960 — Foto: Divulgação
O vinho Syrah Monumental - 1960 — Foto: Divulgação

A vinícola faz a vinificação unificada de dez vinhedos que ficam a 60 quilômetros da capital federal. São produzidos tanto blends das uvas do grupo quanto rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo.

Trata-se de uma região nova na produção vitivinícola e uma vitória para todos os vinhos de inverno, que ganha admiradores pelo país. Eles recebem esse nome em razão do sistema de produção de dupla poda ou ciclo invertido. Ao contrário do que comumente ocorre nas grandes regiões produtoras, onde a maturação e a colheita acontecem no verão, nelas essas etapas ocorrem no período de outono/ inverno.

A jovem vinícola Brasília: vinho tinto entre os melhores do Brasil — Foto: Divulgação
A jovem vinícola Brasília: vinho tinto entre os melhores do Brasil — Foto: Divulgação

O Syrah Monumental -1960 é uma edição limitada, com apenas 1.960 garrafas numeradas, em homenagem ao ano de inauguração de Brasília. Ele está em pré-venda pelo telefone 61 99423-4854 1960.

Os participantes do projeto são: Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata. A produção é dividida em vinhos da Vinícola Brasília (blends dos vinhedos do grupo) e vinhos Private Label (rótulos dos vinhedos do grupo).

Os primeiros vinhedos são jovens, de 2018. As uvas plantadas são a Syrah, principal uva tinta do grupo; Malbec; Tempranillo; Cabernet Franc; Marselan; Sangiovese; Grenache; e Sauvignon Blanc.

A Vinícola Brasília: a 60 quilômetros da capital do país — Foto: Divulgação
A Vinícola Brasília: a 60 quilômetros da capital do país — Foto: Divulgação
Mais recente Próxima International Sherry Week terá 10ª edição; confira os eventos no Rio
  翻译: