Boa Viagem
PUBLICIDADE
Por , Em The New York Times

Você escolheu um navio, comprou a passagem para o itinerário que lhe interessava e escolheu a cabine, mas, mesmo tendo dado conta da parte mais complicada, entender a disposição da embarcação e como se situar em um espaço tão popular e concorrido pode ser complicado. Veja aqui como se preparar para se dar bem no primeiro cruzeiro.

1. Familiarize-se com o navio antes do embarque

Os navios de cruzeiro são imensos e diferentes uns dos outros, por isso o melhor é se familiarizar com a estrutura dos deques e das opções antes de embarcar. A maioria das empresas tem plantas detalhadas e vídeos no site e há até tours virtuais feitos por entusiastas no YouTube e nas redes sociais.

Depois de fazer o check-in e encontrar sua cabine, saia em missão de reconhecimento para identificar as áreas principais como o salão de jantar, a piscina e as áreas comuns e descobrir os cantinhos e esconderijos.

— A aglomeração pode ser divertida, mas vai ter hora em que você vai querer dar uma fugida e encontrar um canto sossegado para relaxar. Tire um tempo para explorar o navio porque não convém achar os melhores lugares no último dia — aconselha Mandy Holden, professora aposentada da Flórida que faz uma média de cinco cruzeiros por ano.

2. Leve mala de mão

Você despacha as malas no terminal, mas só depois de várias horas elas são entregues na cabine.

— Não se esqueça de levar uma mala de mão ou sacola com os itens essenciais para esse período, como remédios, protetor solar, roupa de banho, carregador e outros objetos de uso imediato — diz Colleen McDaniel, editora-chefe do site Cruise Critic, voltado para o setor.

3. Inscreva-se para as atividades com antecedência

Já que os restaurantes mais populares, as excursões em terra firme e os tratamentos no spa lotam rápido, o negócio é fazer reserva logo. Muitas empresas permitem que você se inscreva com antecedência pelo site ou pelo aplicativo, mas, se não for o caso, procure o balcão de atividades assim que embarcar.

— As produções teatrais são incríveis, de altíssima qualidade. Geralmente, a reserva antecipada é de graça, mas se já estiverem lotadas vale a pena aparecer uns 15 minutos antes do início porque sempre aparece um lugar disponível — explica Chris Thompson, londrino que há 35 anos investe nesse tipo de viagem.

Ele também sugere conferir o restaurante badalado na primeira noite, quando as chances de encontrar uma mesa são maiores.

— A maioria dos passageiros prefere comer no salão principal logo de cara, por isso a concorrência é menor.

4. Leve a própria bebida

No navio, as bebidas são caras e podem causar um estrago no bolso. Muitas companhias oferecem pacotes all-inclusive de comida e bebida por um preço fixo, o que representa economia, principalmente para quem consome bebida alcoólica, mas também vale a pena levar sua cota. Só não se esqueça de conferir as regras da empresa, pois podem variar muito de uma para outra, e o limite do que cada pessoa pode levar. Várias oferecem aplicativos em que você pode consultar as cobranças diárias e checar os valores. As taxas e os serviços são adicionados automaticamente.

5. Coloque o celular em modo avião (em roteiros internacionais)

Durante um cruzeiro por outros países, é provável que você passe por diversas redes internacionais de comunicação, e pode acabar pagando uma fortuna pelas taxas de roaming se o celular estiver baixando dados automaticamente. O melhor é mantê-lo no modo avião e se conectar com o Wi-Fi do navio se já não estiver incluído, ou se não optar por comprar um pacote da companhia, cujo preço varia bastante.

6. Aproveite bem o navio nas paradas

Nos cruzeiros mais longos com várias paradas, muitas vezes vale a pena ficar a bordo e aproveitar o que o navio tem a oferecer em vez de sair em excursão. Muitas empresas fazem promoções para os tratamentos do spa, os restaurantes e as atividades, além de ser uma boa oportunidade de aproveitar o espaço mais vazio.

7. Tenha em mente que o itinerário pode ser alterado

As mudanças de itinerário são comuns em cruzeiros e podem ser feitas até na última hora. Fatores como condições climáticas, guerras e tumultos podem afetar o funcionamento dos portos de saída e de parada; com isso, a empresa pode decidir substituí-los ou esticar o tempo de parada no destino seguinte. As políticas de reembolso e cancelamento variam de uma companhia para a outra, por isso atenção com as letrinhas miúdas. E, mesmo que uma mudança de itinerário não implique devolução de valores, algumas empresas oferecem créditos como cortesia. Para ter cobertura integral contra imprevistos, o melhor é fazer um seguro de viagem.

— O cruzeiro é um investimento grande de tempo e dinheiro, por isso tem de ser protegido. Além de cobrir cancelamentos, a apólice também inclui interrupções, ocorrências médicas, atrasos e perdas; vale a pena pensar em fazer um. Se a principal questão for o itinerário, opte por um contrato com a cláusula de cancelamento por qualquer motivo para o caso de mudanças ou imprevistos cruciais — aconselha Stewart Chiron, analista do setor de cruzeiros e CEO do site cruiseguy.com.

8. Não seja tímido

A possibilidade de ficar no meio do mar com milhares de estranhos pode intimidar, mas é também uma excelente oportunidade de conhecer gente nova, principalmente viajantes experientes que podem dar dicas boas em tempo real.

A Cruise Critic faz as chamadas "roll calls" para os passageiros de um cruzeiro específico se reunirem e papearem antecipadamente. Muitos inclusive usam o recurso para formar grupos de excursões independentes, o que pode representar uma boa economia.

— Só não se esqueça de que, se houver atrasos, a companhia se reserva o direito de partir sem a obrigação de esperar por ninguém. Só fará isso no caso de tours agendados com a própria empresa — conclui McDaniel.

Mais recente Próxima Cartão-postal em ebulição: como as mudanças climáticas estão impactando o turismo no Brasil
Mais do Globo

Continuação de longa estrelado por Russell Crowe chega aos cinemas em novembro

Paul Mescal fala sobre transformação física para 'Gladiador 2': 'queria parecer alguém que pode causar alguns danos'

Celebração feita por Mukesh Ambani faz parte dos eventos que antecedem cerimônia de seu filho mais novo; bilionário é conhecido por festas extravagantes, que já contaram com shows da Rihanna e Beyoncé

Magnata indiano organiza casamento comunitário e presenteia noivos com joias, quase R$ 7 mil e mantimentos 'para um ano'

Lloyd Doggett foi o primeiro parlamentar da sigla a pedir que um novo nome seja escolhido, expondo as dúvidas cada vez mais públicas entre os governistas

Deputado democrata defende que Biden abandone campanha, e Pelosi diz ser 'legítimo' questionar saúde do presidente

Lula voltou a afirmar nesta terça que presidente da autoridade financeira tem viés político

Campos Neto responde a críticas de Lula e diz que é necessário afastar a 'narrativa de que o BC tem sido político'

No Brasil, apenas parte dos tratamentos farmacológicos está disponível no SUS

De remédios à terapia, OMS lança 1ª diretriz para parar de fumar; veja o que funciona

Alicia Dudy Muller Veiga, de 26 anos, deverá cumprir pena de 5 anos de reclusão em regime aberto. Decisão cabe recurso

Justiça condena aluna da USP por golpe de R$ 1 milhão em festa de turma de Medicina e ordena que ela devolva o dinheiro

Em decisão liminar, desembargador aceitou argumentação de que quem regulamenta o tema é o governo federal

Justiça suspende lei que proíbe corridas de cavalo no Jockey Club de São Paulo

Apresentação produzida pelo Spotify acontecerá em estádio em São Paulo, em outubro, e contará com performances de vários nomes

Evento em tributo a Marília Mendonça terá shows de artistas que realizaram parcerias de sucesso com a cantora
  翻译: