Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio voltou a ter uma questão envolvendo o tema do agronegócio, dias após a polêmica que levou a críticas da bancada ruralista e a declarações do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) sobre a controvérsia. Uma das questões deste domingo tratava do uso de um inseticida agrícola.

Por conta da polêmica que rondou o primeiro dia de provas do Enem, de Ciências Humanas e Linguagens, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediu a anulação de três questões que julga serem "de cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico". Manuel Palácios, presidente do Inep, órgão responsável pela prova, defendeu o exame e declarou que "a resposta correta (de itens do exame) não depende de opinião".

— O que se quer é avaliar a capacidade de compreender o pensamento do outro. O que se quer é avaliar a capacidade que um estudante tem de compreender uma notícia, de comparar dois textos. Esse sim é o objetivo da questão — disse Palácios durante audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele completou: — A resposta correta não depende de opinião, atitude, visão de mundo. Depende da capacidade de compreender um texto.

Lideranças ruralistas apontam que os itens 89, 70 e 71 do primeiro dia do Enem, que tratavam sobre agronegócio e desmatamento, têm "cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico". "A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à academia científica brasileira", argumenta a frente.

Inep nega cunho ideológico

Em nota enviada ao GLOBO na última segunda-feira, o INEP reforça que "as questões do Enem são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI)" e nega cunho ideológico nos itens da prova aplicada:

"O Inep não interfere nas ações dos colaboradores selecionados para compor o Banco. O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI", destaca a autarquia ligada ao MEC e responsável por produzir as provas do Enem.

Mais recente Próxima Enem 2023 reaproveitou duas questões; questão é anulada
Mais do Globo

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA
  翻译: