Minas Gerais
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 04:01

Crescimento de pessoas em situação de rua em BH

Estudo revela aumento alarmante de pessoas em situação de rua em Belo Horizonte, chegando a mais de 5 mil. Pesquisa aponta maioria de homens e aumento no tempo de vida nas ruas. Prefeitura adere ao Plano Nacional Ruas Visíveis para fortalecer ações.

Durante um seminário sobre políticas públicas para pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, realizado nesta segunda-feira, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais divulgou os dados investigados pelo 4° Censo da População Adulta em Situação de Rua em Belo Horizonte. De acordo com a pesquisa, o número de pessoas quase triplicou nos últimos dez anos, com 5.344 indivíduos sem casa.

Além disso, segundo a UFMG, o público é composto majoritariamente homens, com média de 42,5 anos. Outro dado que também registrou aumento foi o tempo médio de vida nas ruas, que saiu de 7,4 anos em 2013 para 11 anos em 2022.

O levantamento foi realizado entre 19 e 21 de outubro de 2022, e contou com 300 pesquisadores para investigação das causas e das perspectivas de vida dessas pessoas nas ruas. O evento contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e da secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita de Oliveira.

“O plano também traz a necessidade da participação social como eixo central para desenhar as políticas para que elas atendam às necessidades dessa população. Belo Horizonte já começa muito bem, identificando o problema a partir da realização do censo”, disse Rita Oliveira.

Pessoas em situação de rua ganharão acesso mais fácil à Justiça Federal do Rio e do Espírito Santo — Foto: Paulo Nicolella / foto de arquivo
Pessoas em situação de rua ganharão acesso mais fácil à Justiça Federal do Rio e do Espírito Santo — Foto: Paulo Nicolella / foto de arquivo

A pesquisa foi uma parceria entre a Prefeitura de BH, a Faculdade de Medicina da UFMG, e diversas outras organizações, com a coordenação do Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (Naves) da UFMG.

No evento, a Prefeitura de Belo Horizonte formalizou a adesão ao Plano Nacional Ruas Visíveis, que visa fortalecer as ações para pessoas em situação de rua, com ênfase na participação social.

A diretora da Faculdade de Medician, Alamanda Kfoury, falou sobre o dever das universidades públicas, gratuitas e de qualidade na produção de ciência de ponta, engajada com as necessidades da população.

“Temos esta missão, especialmente com os mais vulneráveis. Para isso, temos um diálogo permanente com o poder público para apoiar a formulação de políticas com evidências científicas”, afirmou Kfoury.

Mais recente Próxima Idoso é preso após divulgar vídeo de abuso sexual contra bisneta da esposa em Itabirito (MG)

Inscreva-se na Newsletter: Minas no Globo

Mais do Globo

Homens aproveitaram que não havia policiamento no local para furtar material de cobre

Cabine da PM é alvo de criminosos na Linha Amarela

Suspeitos foram presos pela Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes

Casal é preso transportando 17 mil munições para serem vendidas em Itaperuna, no Norte Fluminense

Tempestade se fortaleceu e chegou à categoria 4 de 5, levando nações do Caribe a emitirem alertas

‘Isso não é um teste’: países se preparam para chegada de furacão Beryl, que traz ‘ventos com risco de vida’

Departamento de Justiça dos EUA pretende acusar fabricante de aeronaves de fraude criminal

Boeing terá de escolher entre se declarar culpada ou ir a julgamento após acidentes com 737 Max. Entenda

Senador do PP disse que o presidente brasileiro perdeu 'contato com a realidade', e deputada reage

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira chama Lula de 'Biden da Silva' e é rebatido por Gleisi

No duelo de tricolores desesperados, melhor para o time gaúcho, que saiu vitorioso em Caxias do Sul

Fora de casa, Fluminense perde para o Grêmio e segue na lanterna do Brasileirão

Norte afirma que decisão faz parte de retaliações aos balões carregados com folhetos de propaganda anti-regime enviados por ativistas do Sul

Coreia do Norte lançou míssil balístico não identificado, diz agência sul-coreana

Entre 285 e 315 distritos terão mais de dois candidatos no 2° turno, dando margem a uma união contra o partido de Marine Le Pen

Eleições na França: por que distritos com 3 ou mais candidatos no 2° turno podem barrar a ultradireita; Entenda

'Nunca vi energia tão positiva', diz vencedor de uma das provas; edição do ano que vem já tem data definida

Corrida Brasil Sem Preconceito reúne quase 6 mil pessoas na Quinta da Boa Vista

Objetivo é debater iniciativas que visam transformar a formação dos estudantes, promovendo um desenvolvimento integral e inclusivo

Centro de Inovação Senac discute desafios da Educação com criatividade, arte e tecnologia
  翻译: