Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

Em depoimento à Promotoria de Porto Feliz de Justiça de Porto Feliz, no interior de São Paulo, em setembro de 2022, o filho do empresário Thiago Brennand deu detalhes da convivência com o pai e afirmou que temia pela segurança de sua própria namorada. O adolescente, que tinha 17 anos à época, será uma das testemunhas de defesa, nesta sexta-feira, em um dos casos de estupro em que seu pai é acusado.

No documento, que o UOL teve acesso, o rapaz afirmou que a namorada sentia ameaçada com a presença de Brennand. "Ela tem total razão de se sentir ameaçada por ele. Acho até que, de todas essas mulheres [referindo-se às que acusam Brennand de agressão e estupro], ela é quem mais tem razão de se sentir ameaçada, porque dentro dele é como se ela estivesse me roubando dele", afirmou o filho de Brennand, que procurou o Ministério Público para depor na condição de informante acompanhado da mãe, da namorada e de um advogado.

Na ocasião, Brennand estava foragido nos Emirados Árabes: "Se não tivesse esse mandado de prisão, eu ia me sentir fisicamente [ameaçado]", ponderou o filho. Réu em nove processos, acusado de crimes como estupro e agressão, Brennand foi extraditado em abril e, desde então, está preso no Centro de Detenção de Pinheiros, na capital paulista, onde acompanha os julgamentos.

No relato, o menino falou sobre a relação dos pais e que cresceu ouvindo que sua mãe o abandonou — e que era uma "drogada", uma "puta" que "rodou a cidade inteira". Ele ressaltou ainda que Brennand tentava convencê-lo de que sua mãe, sua namorada e seus avós estavam tentando "roubá-lo". "E começava a fazer todo um jogo mental comigo", afirmou. Brennand tem a guarda unilateral do garoto desde que ele tinha três anos.

Também relatou casos de agressão e pressões sofridas ao longo dos anos — o que, nas suas palavras, é parte do "modus operandi" do pai. "Na verdade, ele que é o grande causador de todos os problemas." Ele disse ainda ter fugido de casa três vezes.

Durante o depoimento, a mãe do menino disse que o filho é vítima de "perseguição" do próprio pai. "Ele é uma criança que sofreu muitos abusos. Ele frequentou pouquíssima escola, [...] ele desde os quatro anos era agredido pelo pai, tinha que fazer as coisas que o pai mandava, senão ele levava surras.", afirmou a ex-namorada do empresário, que conviveu por quatro anos. Após a separação, compartilharam a guarda do menino.

No depoimento de setembro de 2022, o jovem lembrou das "inúmeras provas" que levou à delegacia, como fotos, mensagens de WhatsApp e vídeos. No entanto, retornou à delegacia para se retratar, que segundo ele, o pai o convenceu a procurar as autoridades e dizer que era tudo mentira.

Ainda de acordo com o UOL, a defesa de Thiago Brennand disse que o depoimento foi um ato ilegal do MP. Para a defesa, é uma "excrescência jurídica", um "ato ilegal e antiético" do MP que desrespeita as regras do processo penal.

Os advogados de defesa de Brennand também afirmam que estão tomando providências junto ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e à Corregedoria do Ministério Público.

Preso desde abril e respondendo a nove processos criminais em São Paulo, o empresário Thiago Brennand tem em seu histórico, além de uma série de acusações feitas por mulheres, uma relação conturbada com integrantes da sua família, tradicional em Pernambuco. Ele já foi protagonista de agressões e ameaças e também alvo de registros de boletins de ocorrência. Todo esse processo culminou no rompimento com parentes e em sua exclusão do testamento dos pais.

Mais recente Próxima Brasil tem mais de 800 presos em 'solitárias', regime denunciado na Corte Interamericana de Direitos Humanos
Mais do Globo

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'
  翻译: