Brasil
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

O empresário Thiago Brennand firmou um acordo com o caseiro do condomínio de luxo Fazenda Boa Vista, onde morava antes de ser preso nos Emirados Árabes Unidos e extraditado de volta ao Brasil sob acusações de uma série de crimes contra mulheres, para encerrar uma ação penal por ameaça. O acordo foi homologado nesta terça-feira pela 2ª Vara de Porto Feliz (SP), que determinou o arquivamento do processo.

Os termos do acordo foram colocados em sigilo e o advogado de Brennand, o criminalista Roberto Podval, preferiu não comentar o assunto. O GLOBO apurou que o empresário aceitou pagar indenização de R$ 18 mil para encerrar a disputa judicial. É o primeiro caso criminal envolvendo Brennand que chega ao fim. O empresário ainda é réu em outros oito processos, nos quais responde por crimes como estupro, agressão e cárcere privado.

O acordo foi ratificado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que havia denunciado Brennand em outubro do ano passado. A promotoria relatou na ocasião que, em 25 de julho de 2022, o empresário perseguiu o caseiro Augustinho Rodrigues da Silva com seu carro, no interior do condomínio Fazenda Boa Vista, e passou a xingá-lo e ameaçá-lo.

A denúncia traz a seguinte declaração atribuída ao acusado: “Olha para você, seu velho! Só não te quebro aqui porque você está no lugar errado! Olha o tamanho da sua barriga, seu velho safado. Nem vê o próprio pinto quando toma banho, seu vagabundo”.

Em depoimento ao MP-SP, um ex-policial militar que era responsável pela segurança da Fazenda Boa Vista relatou que testemunhou a abordagem de Brennand ao caseiro do condomínio, e que o empresário chegou a agredir o homem com empurrões:

— Eu vi o carro do senhor Brennand, uma SUV, fechando o carro do senhor Augustinho bem próximo à saída do portão 2. E ali eles começaram a ter uma discussão muito calorosa. O Brennand chamando o senhor Augustinho de todas palavras de baixo calão, ofendendo moralmente o senhor Augustinho. Chegou a ter empurra-empurra. Foi uma cena muito lamentável. Em 30 anos de Polícia Militar, foi uma das cenas que mais me chocou, de tanto desprezo que o Brennand demonstrou ter pela vida de outra pessoa.

Para os promotores que atuaram no caso, o empresário mantinha “um padrão de comportamento desrespeitoso a trabalhadores” do condomínio onde morava. “O denunciado parece revelar desprezo e desdém a quem, na visão dele, não ostenta a mesma condição econômico-financeira ou que esteja em qualquer situação de vulnerabilidade (como nos casos de violência a envolver as inúmeras vítimas mulheres)”, lê-se na denúncia.

Brennand está desde abril no Centro de Detenção Provisória 1 de Pinheiros, em São Paulo. Três dos oito processos aos quais o empresário responde na Justiça já tiveram a fase de instrução concluída e agora aguardam sentença da Justiça. Brennand voltará a ter audiências em outros três processos nos dias 14, 15 e 25 deste mês.

Mais recente Próxima O que é um ciclone extratropical? Entenda o fenômeno em infográficos
Mais do Globo

Mateus Carvalho e Vegetti marcaram os gols da partida, uma vitória por 2 a 0

Vasco fica com um a mais ainda no primeiro tempo, vence o Fortaleza e sobe na tabela

Cruz-maltino conseguiu importante vitória no Brasileiro e segue sem perder para o Leão do Pici jogando em São Januário

Sem derrota em casa: Vasco mantém a escrita positiva contra o Fortaleza na história do confronto

Com demora do novo texto, MEC fechou acordo para o governo trabalhar pela rápida aprovação da extensão das atuais metas na Câmara; texto segue para a sanção presidencial

Câmara aprova prorrogação do Plano Nacional de Educação

Companheira do lateral-direito deixou seu apoio nas redes sociais após ele decidir o jogo para o alvinegro

'Meu maior orgulho': namorada se derrete por Mateo Ponte, autor do gol da vitória do Botafogo

Decisão atendeu a pedido da estatal, que conseguiu se desfazer de um compromisso assumido em 2019 quando o órgão de defesa da concorrência determinou a abertura do mercado de combustíveis

Petrobras e Cade formalizam aditivo a acordo que desobriga Petrobras de vender refinarias

Pedro Ricardo Conceição da Rocha, preso em julho de 2023, responde pelos crimes de associação criminosa, estupro qualificado e coletivo, estupro de vulnerável e corrupção de menores

Justiça condena criador de grupo no Discord que praticava estupros virtuais e induzia atos de extrema violência a 24 anos de prisão

Protestos de partidos como NOVO, PSOL e PT fizeram o presidente da Câmara desistir da votação

Lira inclui PEC da Anistia na pauta da Câmara, mas recua após discordâncias

Vitória por 2 a 1 veio em roteiro suado na Arena Pantanal

Botafogo vence Cuiabá com gols de Kauê e Ponte, e se mantém entre os líderes do Brasileirão

Unidade da companhia telefônica que está em recuperação judicial será vendida no próximo dia 17 com 4 milhões de contratos. Prazo de habilitação de interessados havia sido encerrado

Justiça autoriza empresa de Nelson Tanure a disputar leilão da carteira de clientes de banda larga da Oi

Tela 'Descanso na Fuga para o Egito' foi roubada duas vezes antes de ser colocada à venda em leilão

Encontrado em ponto de ônibus em Londres, quadro de Ticiano é vendido por R$ 120 milhões
  翻译: