Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — VANCOUVER, EUA

Um brasileiro de 48 anos foi condenado, na última sexta-feira, a dois anos e meio de prisão por manter ilegalmente, nos Estados Unidos, um arsenal irregular em Vancouver, no estado americano de Washington. João Ricardo de Borba mantinha um grande volume de munições, rifles, armas fantasmas em sua residência. Além disso, ele já foi condenado múltiplas vezes por violência doméstica e estava ilegalmente nos Estados Unidos. Ele chegou a mentir sobre ter nacionalidade brasileira para adquirir o arsenal.

De acordo com a denúncia criminal, teria falsificado documentos para trabalhar nos EUA e adquirir armas de fogo. Em abril de 2019, ao comprar algumas delas nas cidades de Portland e Lebanon, em Oregon, e Lacey, em Washington, João Ricardo inseriu informações falsas em formulários do governo afirmando que era cidadão dos EUA. Logo após as três primeiras compras, ele foi preso por dirigir embriagado e foi encontrado com uma pistola Glock.

Brasileiro foi preso nos EUA por violência doméstica e manter arsenal ilegal — Foto: Divulgação Departamento de Justiça
Brasileiro foi preso nos EUA por violência doméstica e manter arsenal ilegal — Foto: Divulgação Departamento de Justiça

A prisão, entretanto, não impediu João Ricardo de continuar comprando armas de fogo: um rifle em Gresham, no estado de Oregon, e um revólver em Vancouver, Washington, novamente fornecendo informações falsas sobre sua cidadania nos formulários obrigatórios.

Em novembro de 2019, João Ricardo foi preso por agressão doméstica e foi instruído a entregar todas as suas armas de fogo, além de precisar cumprir uma medida protetiva, devendo manter determinada distância da vítima. No entanto, naquele mesmo mês, ele foi preso por violar tanto a ordem de restrição quanto continuar mantendo 20 armas de fogo em sua residência, que foram apreendidas.

Segunda condenação por violência doméstica

Em janeiro de 2022, João Ricardo foi condenado em um segundo caso de agressão por violência doméstica e, mais uma vez, foi informado de que não poderia possuir armas de fogo.

Na última semana, a polícia cumpriu um mandado de busca na residência do brasileiro e apreendeu cinco armas de fogo: três fuzis AR-15 sem número de série ou marca de fabricante e duas pistolas – uma sem número de série ou marca de fabricante. As armas de fogo, do tipo “armas fantasmas”, parecem ter sido fabricadas a partir de peças encomendadas online, informou o departamento de Justiça.

Além das armas, João Ricardo tinha uma grande quantidade de munição, uma bancada com peças e ferramentas de armas de fogo, silenciadores, carregadores e vários estojos de armas.

Nos EUA, o porte ilegal de armas de fogo é punível com até 10 anos de prisão e multa de US$ 250 mil.

O caso está sendo investigado pelo FBI, com apoio do Departamento de Polícia de Vancouver, do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) e da Administração de Segurança Social (SSA).

Mais recente Próxima Chuvas em Santa Catarina: oito municípios decretam situação de emergência após temporais
Mais do Globo

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'

Templo foi invadido por bandido no último dia 1º poucos minutos antes do início de missa

Peças litúrgicas levadas da Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, podem ter ido parar em ferros-velhos
  翻译: