Brasil
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/06/2024 - 13:06

Violência em Fortaleza: Chacina e homicídios em pizzaria

Nove crianças e adolescentes foram baleados em uma tentativa de chacina em Fortaleza, Ceará, resultando na morte de uma criança de 10 anos. Outro caso de violência ocorreu na mesma noite, com dois mortos em uma pizzaria. As autoridades estão investigando os crimes.

Uma tentativa de chacina em Fortaleza, capital do Ceará, deixou nove crianças e adolescentes baleados na noite desta sexta-feira (21), de acordo com o portal G1. O crime ocorreu na Areninha do Jardim Violeta, no Bairro Barroso. As vítimas têm entre 8 e 16 anos.

Durante o crime, uma criança de 10 anos e uma mulher morreram no local. Testemunhas contam que os suspeitos estavam em dois carros com as armas e começaram a atirar. Imagens feitas no local mostram as duas vítimas, sendo uma delas o garoto, caídos no chão.

Ao G1, a direção do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), onde os feridos foram socorridos, afirmou que as vítimas são: três meninas, com 11, 13 e 16 anos; e cinco meninos, com 8, 9, 10, 15 e 16 anos.

Ainda conforme o hospital, o menino de 8 anos foi atingido na cabeça e está internado na UTI. Outros dois foram submetidos a cirurgias de emergência e os demais estão sendo acompanhados pelas equipes clínicas e cirúrgicas do hospital.

Outro caso de violência foi registrado em Fortaleza na noite de sexta-feira. Um entregador de 23 anos e um cliente foram mortos durante um ataque a tiros em uma pizzaria no Bairro Mondubim. O crime foi flagrado por câmeras de segurança.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que equipes das Forças de Segurança do Ceará foram acionadas para uma ocorrência com duas mortes. Inicialmente, outras três pessoas foram atingidas e socorridas para unidades médicas.

Ascensão de facções

O promotor Adriano Saraiva, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ceará, afirmou que essa tentativa de chacina está relacionada à guerra entre as facções locais Guardiões do Estado (GDE) e Massa Carcerária.

O pesquisador Luiz Fábio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará, ressalta que situações assim, infelizmente, não são novas no Ceará. E que chacinas como essa vêm ocorrendo com certa frequência desde 2016, com a ascensão das facções criminosas no estado.

— A gente tem um quadro de conflito armado envolvendo facções e controle de mercados ilegais, e esses grupos têm produzido uma série de mortes. E usado as chacinas como metodologia de acertos de contas. Já tivemos algumas situações este ano — explicou Paiva. — É uma situação que tem causado uma aflição, sobretudo nas periferias, locais preferenciais desse tipo de ação.

Paiva afirma que a estruturação mais recente da Massa Carcerária, por volta de 2021, tem criado situações de tensão. O bando, que inicialmente reunia os criminosos neutros, começou a incorporar também aqueles insatisfeitos com as suas próprias facções. Um dos métodos desse grupo para ganhar poder é invadir territórios de outras organizações criminosas e expulsar moradores. A Massa Carcerária também tem negócios o Primeiro Comando do Capital (PCC).

— Não tenho como precisar que a chacina de agora tem relação, mas há indicativo de que essa dinâmica de conflitos tem sido um dos elementos produtores desses homicídios. A Massa Carcerária está em franca ascensão, e tem sido apontado como um dos principais responsáveis pela intensificação do conflito — pontuou Paiva.

Segundo a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) do Ceará, a guerra de facções já provocou a expulsão de moradores de pelo menos nove condomínios residenciais de Fortaleza e Região Metropolitana. Nesses locais, houve atuação da Polícia Civil, inclusive com prisões.

Apoio federal

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), fez um pronunciamento em vídeo em suas redes sociais sobre as mortes e disse que não descarta pedir apoio federal nessa "missão". Segundo ele, já ligou para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowisk, relatando a situação. "Os cearenses podem ter certeza de que não descansaremos nesse combate ao crime organizado".

No vídeo, ele informa que os ataques ocorrem diante da intensificação das operações de combate ao crime no estado e do anúncio de novas medidas de enfrentamento às organizações criminosas, juntamente com a Justiça e o Ministério Público. "Ao mesmo tempo em que me solidarizo com as famílias dessas vítimas, com o sofrimento pelo qual passam neste momento, afirmo que esses ataques não intimidarão as forças de segurança do Ceará e as nossas Instituições.

Mais recente Próxima Peeling de fenol: morte suspeita de mulher de 39 anos é investigada pela Polícia
Mais do Globo

Na decisão, o ministro Og Fernandes cita a natureza de tarefas ligadas à execução da política de proteção e defesa do meio ambiente

STJ determina limites para a greve dos servidores ambientais e ordena retomada de atividades essenciais

Níveis de bactérias E.Coli caíram para limites aceitáveis por quatro dias consecutivos

Testes apontam melhoria da qualidade da água no Rio Sena para as Olimpíadas de Paris

Em pronunciamento nesta quinta-feira, Fuad Noman (PSD) revelou ter passado por procedimento cirúrgico nos últimos dias: 'Me sinto ainda mais forte'

Prefeito de Belo Horizonte anuncia tratamento contra câncer e diz que seguirá em campanha à reeleição

Sistema terá integração com banco de foragidos do CNJ, e servirá também para encontrar desaparecidos

Smart Sampa: Prefeitura inicia programa de câmeras com reconhecimento facial em São Paulo

Tumor no sangue tem início no sistema linfático, responsável por produzir e transportar as células de defesa do corpo chamadas de linfócitos

Linfoma abdominal: entenda o câncer do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Foco será turismo rodoviário, de olho em potenciais turistas que vivem num raio de 600km de Porto Alegre

Rio Grande do Sul pede R$ 90 milhões ao governo para promover turismo. Setor perdeu 3 mil vagas de carteira assinada em maio

Sem formação na área, Grazielly Barbosa cursou apenas até o 3° período de Medicina no Paraguai

Dona de clínica onde influencer morreu após aplicação de PMMA é investigada por lesão corporal seguida de morte

Os candidatos do 'Enem dos concursos' poderão acessar informação na Área do Candidato e pedir alteração de 5 a 7 de julho

Concurso Nacional Unificado: Local de prova pode ter mudado; veja como consultar
  翻译: