Brasil
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 20:16

Suspensão de investigações e liberação de técnica de aborto após decisão do STF.

Conselho Regional de Medicina de São Paulo suspendeu investigações contra médicos que realizaram abortos legais após decisão do STF. Técnica de assistolia fetal para interrupção de gestações acima de 22 semanas foi liberada por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Julgamento segue para plenário físico do STF.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que estão paralisadas todas as investigações abertas para apurar possíveis desvios éticos a médicos que realizaram abortos legais no estado.

Até esta semana, a entidade mantinha processos abertos contra ao menos dez profissionais que realizaram o procedimento à vítimas de estupro no Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, localizado na capital do estado.

A manifestação ocorre após Moraes determinar, na terça-feira, que o Cremesp deveria comprovar que cumpria a decisão cautelar do STF, que vetou a punição de médicos que realizassem a interrupção de gravidez acima de 22 semanas de gestação. O conselho regional pediu uma audiência com o ministro.

Sobre as investigações na maternidade da capital paulista, o Cremesp afirmou ao Supremo que os procedimentos "ultrapassam as questões da Resolução CFM 2.378/2024, que sequer existia à época dos fatos apurados, de assistolia fetal e do Programa Aborto Legal, compreendendo outras imputações éticas aos denunciados, que em nossa análise merecem prosperar, sob pena de perder-se a chance quanto à apuração de graves condutas éticas e criminais".

Em maio, Moraes atendeu a um pedido do PSOL e suspendeu a resolução do CFM que proibia a utilização de uma técnica clínica (assistolia fetal) para a interrupção de gestações acima de 22 semanas decorrentes de estupro.

A técnica utiliza medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto, antes de sua retirada do útero, e é considerada essencial para o cuidado adequado ao aborto.

De acordo com o partido, a proibição feita pelo CFM restringiria, “de maneira absolutamente discricionária”, a liberdade científica e o livre exercício profissional dos médicos. Argumenta, ainda, que a resolução, na prática, submete meninas e mulheres à manutenção de uma gestação compulsória ou à utilização de técnicas inseguras para o aborto, “privando-as do acesso ao procedimento e à assistência adequada por vias legais, submetendo-as a riscos de saúde ou morte”.

A decisão de Moraes começou a ser analisada no plenário virtual do STF, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de destaque do ministro Nunes Marques, o que leva o caso para o plenário físico. Antes, André Mendonça já havia divergido da posição do relator.

Mais recente Próxima Médico envolvido em acidente de trânsito em safari na Namíbia é libertado sob fiança, diz TV
Mais do Globo

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 focos de fogo só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic

Filha de Silvio Santos provoca burburinho ao dar 'like' em publicação envolvendo nome da mais nova apresentadora contratada pela TV Globo

Patrícia Abravanel curte post e reforça rumores sobre 'rixa' entre Eliana e Virgínia Fonseca; entenda
  翻译: