Brasil
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 13:37

Maria Luiza da Silva conquista aposentadoria após batalha judicial

Maria Luiza da Silva, primeira mulher trans da FAB, garante aposentadoria após batalha judicial de mais de duas décadas. AGU desiste de recorrer e decisão do STJ é final.

A Advocacia-Geral da União (AGU) desistiu de recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que deu à primeira mulher transexual da Força Aérea Brasileira (FAB), Maria Luiza da Silva, 63, o direito de se aposentar como subtenente.

Em uma manifestação encaminhada ao STJ nesta sexta-feira, a AGU, que representa a União, informou não ter "interesse recursal" contra a decisão tomada pela Segunda Turma do tribunal na última terça-feira. Com a desistência do recurso pela AGU, a decisão de conceder aposentadoria a Maria Luiza se torna definitiva.

O processo foi aberto por Maria Luiza após ela ser expulsa da Aeronáutica, em 2000, quando finalizou a transição de gênero. Ao fazer o procedimento de mudança de sexo, ela foi considerada "incapaz" e obrigada a se afastar de suas funções, mesmo após 22 anos de serviço militar.

Ao longo de mais de duas décadas de batalha judicial, ela tentou, sem êxito, ser reintegrada à Aeronáutica. Agora, conseguiu não só o direito à aposentadoria, como também a todas as promoções às quais teria direito se tivesse sido permitida a trabalhar.

A decisão de conceder aposentadoria a Maria Luiza foi tomada pelo STJ em 2020, mas houve recurso da AGU. Foi justamente contra este recurso que ela ganhou novamente – mas a união ainda poderia acionar o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para a defesa de Maria Luiza, a formalização da manifestação de desinteresse recursal da União é o "marco histórico e definitivo do direito à sua reintegração à Aeronáutica e consequente aposentadoria".

"É simbólico, pois há mais de duas décadas esse processo tramita no Poder Judiciário com inúmeros recursos da União. A discussão acaba e se pode dizer que teve uma finalização positiva com um ato formal da União em não mais recorrer, pois haveria, ainda que com ressalvas sobre seu real poder jurídico, a possibilidade de mais recursos", afirma o advogado Max Telesca.

Na decisão mais recente do STJ, o ministro Herman Benjamin, relator do processo, confirmou o entendimento de que Maria Luiza deve ter todos os seus direitos garantidos.

"À vista disso, é inconcebível dizer, como faz a União, que a agravada tem direito à aposentadoria integral apenas no posto de cabo engajado. Prestigiar tal interpretação acentua a indesculpável discriminação e os enormes prejuízos pessoais e funcionais sofridos nos últimos 20 anos", apontou o ministro.

A história dela foi contada no documentário "Maria Luiza: primeira mulher trans das Forças Armadas brasileiras", lançado em 2019, com direção do cineasta Marcelo Díaz.

Mais recente Próxima Dia de São Pedro é feriado? Veja quais lugares têm folga no dia do santo
Mais do Globo

Treinador interino do Fluminense acumulou a segunda derrota em dois jogos

Após mais uma derrota, Marcão explica escalação com três volantes e projeta duelo contra o Inter: 'Vai ser diferente'

Modelo compartilhou momento junto a uma mensagem de '7 ou 18' em referência à idade do filho e à necessária pela lei para conduzir um veículo

Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima, posta vídeo do filho de 7 anos dirigindo carro com irmão de 5 ao lado; assista

Homens aproveitaram que não havia policiamento no local para furtar material de cobre

Cabine da PM é alvo de criminosos na Linha Amarela

Suspeitos foram presos pela Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes

Casal é preso transportando 17 mil munições para serem vendidas em Itaperuna, no Norte Fluminense

Tempestade se fortaleceu e chegou à categoria 4 de 5, levando nações do Caribe a emitirem alertas

‘Isso não é um teste’: países se preparam para chegada de furacão Beryl, que traz ‘ventos com risco de vida’

Departamento de Justiça dos EUA pretende acusar fabricante de aeronaves de fraude criminal

Boeing terá de escolher entre se declarar culpada ou ir a julgamento após acidentes com 737 Max. Entenda

Senador do PP disse que o presidente brasileiro perdeu 'contato com a realidade', e deputada reage

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira chama Lula de 'Biden da Silva' e é rebatido por Gleisi

No duelo de tricolores desesperados, melhor para o time gaúcho, que saiu vitorioso em Caxias do Sul

Fora de casa, Fluminense perde para o Grêmio e segue na lanterna do Brasileirão

Norte afirma que decisão faz parte de retaliações aos balões carregados com folhetos de propaganda anti-regime enviados por ativistas do Sul

Coreia do Norte lançou míssil balístico não identificado, diz agência sul-coreana

Entre 285 e 315 distritos terão mais de dois candidatos no 2° turno, dando margem a uma união contra o partido de Marine Le Pen

Eleições na França: por que distritos com 3 ou mais candidatos no 2° turno podem barrar a ultradireita; Entenda
  翻译: