Segurança Pública
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 15:43

PM réu celebra mortes em vídeo

PM réu do 'Massacre de Paraisópolis' celebra mortes em operações em vídeo com youtuber. Justiça apura conduta do policial militar. Doze PMs são réus por homicídio, mas respondem em liberdade. Famílias das vítimas foram indenizadas.

O policial militar Gabriel Luís de Oliveira que disse a um youtuber americano que celebra mortes em operações é um dos réus do caso conhecido como "Massacre de Paraisópolis", no qual nove jovens de 14 a 23 anos foram mortos. O trecho foi retirado do vídeo original.

— Quando a gente mata um bandido, a gente celebra com cigarro e cerveja — afirmou Oliveira ao youtuber americano Gen Kimura.

Nesta sexta-feira, a Justiça de São Paulo realiza uma audiência de instrução no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste da cidade, 22 testemunhas de defesa. Ao final, será marcada nova data para continuação da audiência.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o Comando da Polícia Militar determinou a apuração de todas as movimentações e ocorrências relacionadas ao policial.

"As investigações ficarão a cargo da Corregedoria da instituição. A Polícia Militar é uma instituição legalista e não compactua com desvios de conduta de seus agentes. Comprovada qualquer irregularidade, os envolvidos serão responsabilizados nos termos da lei", afirmou, em nota.

Gen Kimura acompanhou policiais militares de São Paulo numa viatura, em operações e também em treinamentos.

Nas imagens que já ultrapassam mais de 1,5 milhão de visualizações, os policiais também mostram o local onde são guardados armamentos da PM. Kimura passou o dia com oficiais e participou de operações em três comunidades na zona norte de São Paulo.

Na descrição do vídeo, o americano afirma que a produção serve para "abordar temas controversos" e que o canal "não endossa ou apoia qualquer forma de discurso de ódio, discriminação ou violência".

Paraisópolis

Doze PMs são réus por homicídio por dolo eventual das vítimas (por terem assumido o risco de matá-las quando as encurralaram num beco em Paraisópolis). Um 13º agente que era acusado de expor pessoas a perigo ao soltar explosivos nelas (quando estavam sem saída) foi beneficiado por medida prevista em lei e teve o processo suspenso por dois anos se cumprir algumas medidas impostas pela Justiça. Todos os acusados respondem aos crimes em liberdade.

O processo do homicídio apura as responsabilidades dos PMs pelas mortes das vítimas. Na primeira audiência, em julho do ano passado, foram ouvidas nove testemunhas de acusação e uma comum às partes.

A audiência de instrução é uma etapa do processo que serve para a Justiça decidir se há elementos suficientes de que os réus cometeram algum crime. Se confirmado, o juiz levará os acusados a júri popular e marcará uma data para o julgamento.

Segundo a Defensoria, as famílias das vítimas já foram indenizadas pelos assassinatos cometidos pelos PMs. Os pagamentos ocorreram em 2021 por determinação do governo de São Paulo após representação do órgão.

Mais recente Próxima Chefe do CV em Goiás, 'Cara de Cavalo' planejava ataques contra agentes de elite da PM e ordenava mortes por áudio; ouça
Mais do Globo

Rubro-negro chegou aos 27 pontos, abriu três para Botafogo e Bahia e quatro para o Palmeiras, que ainda joga na rodada

Flamengo vence Cruzeiro e segue na liderança do Brasileiro

Político foi prefeito quatro vezes e deputado estadual em SP por cinco mandatos

Morre aos 81 anos o ex-deputado e ex-prefeito de Suzano Estevam Galvão

Treinador interino do Fluminense acumulou a segunda derrota em dois jogos

Após mais uma derrota, Marcão explica escalação com três volantes e projeta duelo contra o Inter: 'Vai ser diferente'

Modelo compartilhou momento junto a uma mensagem em que se lê '7 ou 18?', em referência à idade do filho e à necessária pela lei para conduzir um veículo

Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima, posta vídeo do filho de 7 anos dirigindo carro com irmão de 5 ao lado; assista

Homens aproveitaram que não havia policiamento no local para furtar material de cobre

Cabine da PM é alvo de criminosos na Linha Amarela

Suspeitos foram presos pela Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes

Casal é preso transportando 17 mil munições para serem vendidas em Itaperuna, no Norte Fluminense

Tempestade se fortaleceu e chegou à categoria 4 de 5, levando nações do Caribe a emitirem alertas

‘Isso não é um teste’: países se preparam para chegada de furacão Beryl, que traz ‘ventos com risco de vida’

Departamento de Justiça dos EUA pretende acusar fabricante de aeronaves de fraude criminal

Boeing terá de escolher entre se declarar culpada ou ir a julgamento após acidentes com 737 Max. Entenda

Senador do PP disse que o presidente brasileiro perdeu 'contato com a realidade', e deputada reage

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira chama Lula de 'Biden da Silva' e é rebatido por Gleisi

No duelo de tricolores desesperados, melhor para o time gaúcho, que saiu vitorioso em Caxias do Sul

Fora de casa, Fluminense perde para o Grêmio e segue na lanterna do Brasileirão
  翻译: