SOS Rio Grande do Sul
PUBLICIDADE
Por

Com um raio de alcaRionce de 150 quilômetros, um novo radar meteorológico chegou ao Morro São João, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, de onde vai monitorar o clima na Região Metropolitana de Porto Alegre, do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, severamente afetadas pelas chuvas deste ano. O equipamento foi contratado em dezembro de 2023 pelo governo estadual, em busca de melhorias para o sistema de alertas.

Apesar de já estar no Brasil, a expectativa é que o aparelho desenvolvido e testado em Praga, na República Tcheca, seja instalado e comece a operar em uma torre já existente no morro somente ao longo do segundo semestre. As condições climáticas adversas, que dificultam o acesso ao local, vêm retardando o início das atividades, segundo as autoridades responsáveis.

O município de Montenegro foi escolhido pela posição estratégica, capaz de cobrir a Região Metropolitana, o Vale do Taquari e a Serra. Além disso, a área é de alta densidade populacional e ainda não contava com monitoramento mais detalhado e preciso.

Novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul. — Foto: Arte O GLOBO
Novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul. — Foto: Arte O GLOBO

Adquirido pela Climatempo, empresa vencedora do processo de licitação no final do ano passado, e agora responsável por monitorar e emitir alertas em tempo real, o radar faz parte de um investimento que pode chegar a R$ 25,93 milhões em cinco anos. O edital inclui o estudo técnico para definir o local de instalação, a infraestrutura, a operação do radar e o monitoramento contínuo das condições climáticas.

Além dos informes em tempo real, a empresa vai ter que emitir boletins de previsão e alertas antecipados de eventos meteorológicos adversos de curto prazo (6 a 12 horas) e curtíssimo prazo (até 3 horas). Quem já está cadastrado no serviço de alertas por SMS da Defesa Civil gaúcha receberá as informações diretamente nos celulares.

Estrutura do radar — Foto: Divulgação/Defesa Civil
Estrutura do radar — Foto: Divulgação/Defesa Civil

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

— Esse equipamento é um passo fundamental para robustecer nosso sistema de monitoramento, prevenção e proteção, pois amplia a precisão dos alertas à população, mecanismo primordial para salvarmos vidas. Seguiremos investindo, a partir dos estudos no âmbito do Plano Rio Grande, para tornarmos o estado uma referência em termos de resiliência climática — promete o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O equipamento se junta a outros radares da Aeronáutica, que já operam no Rio Grande do Sul, mas são destinados principalmente ao tráfego aéreo.

— A população está, assim como nós da Defesa Civil, aguardando com muita expectativa o início das operações dessa ferramenta que capacitará ainda mais a gestão de riscos e desastres — ressalta o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Mais recente Próxima Câmara aprova projeto que concede anistia a produtores rurais do Rio Grande do Sul
Mais do Globo

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic
  翻译: